4 benefícios que a educação financeira traz para a vida das crianças e jovens

Um dos principais assuntos do momento é a educação financeira, algo que muitas pessoas procuram para tentar melhorar a forma como lidam com o dinheiro, pois muitas vezes há uma dificuldade de adequar seus gastos dentro de seu orçamento. Assim, muitas pessoas têm adquirido dívidas e comprometido o próprio nome por não possuir uma boa educação financeira, de modo que sua importância seja cada vez ais reconhecida para evitar este tipo de problema.

Outro ponto que ganha cada vez mais destaque é a importância da educação financeira para crianças e jovens, ara que estes tenham uma melhor consciência a respeito da utilização de seu dinheiro ao longo de toda a vida. Esta questão é bastante importante, pois muitas pessoas ainda evitam falar sobre dinheiro, especialmente com crianças, e isto pode ter um impacto negativo em sua noção de responsabilidade financeira no futuro.

De uma maneira geral, o primeiro contato de crianças e adolescentes com o dinheiro vem por meio das famosas mesadas, um valor dado pelos pais de maneira mensal. Este primeiro contato é muito importante, mas é fundamental que os pais e responsáveis não apenas deem o dinheiro a estas crianças, mas a ensinem a como economizar para comprar algo que desejem, e a como lidar com o dinheiro, para que estas crianças e adolescentes possam ter uma maior noção de responsabilidade financeira.

Os maiores benefícios da educação financeira para crianças e jovens

Com este conhecimento da educação financeira, estas crianças e jovens possuem acesso a uma série de benefícios proporcionados por esta inteligência, que fazem não apenas com eu tenham uma vida financeira mais equilibrada, mas que possam ter benefícios em diversos aspectos de sua vida, que elevam sua autoestima e podem, até mesmo, levar a uma melhor qualidade de vida.

Confira a seguir quais são os principais benefícios da educação financeira para crianças e jovens:

1 – Noção de importância do dinheiro

Uma das maiores dificuldades na relação de crianças com o dinheiro está na forma de ensinar a elas a importância do dinheiro e seu valor, ou seja, a dificuldade de se conquistar este dinheiro. Com uma boa educação financeira, as crianças podem, desde muito novas, ter uma melhor noção de como o dinheiro é conquistado, de forma a valorizar mais este dinheiro.

Conforma estas crianças crescerem, esta noção irá fazer com que busquem seguir uma vida de maior economia e valorização de seu dinheiro. Assim, as chances de que estas crianças se tornem adultos endividados será infinitamente menor, com uma probabilidade muito maior de que sejam investidores conscientes em suas compras e gastos.

2 – Maior valorização de bens não materiais

Uma grande preocupação de pais e responsáveis ao tratar sobre dinheiro com crianças e jovens está relacionada a uma supervalorização dos bens materiais, pois há o pensamento de que estas crianças irão se interessar apenas pelos bens materiais. Porém, ao contrário disto, uma boa educação financeira para as crianças e jovens irá permitir que estes deem ainda mais valor aos momentos de sua vida e bens não materiais.

Isto porque, ao conhecerem o valor do dinheiro, estas crianças e jovens saberão que o dinheiro possui uma utilidade bastante específica, mas que há momentos e valores que vão além do alcance financeiro. Desta forma, os momentos em família, por exemplo, representarão algo que vale mais do que o dinheiro para estas crianças e jovens, e serão mais valorizados em relação aos bens materiais.

Além disso, ao crescerem com esta consciência sobre o valor do dinheiro e a sua real utilidade, estas crianças e jovens se tornarão adultos mais inteligentes financeiramente, o que significa que terão menos problemas financeiros, especialmente dívidas, e poderão aproveitar ainda melhor os momentos e valores não materiais.

3 – Consumo consciente

Um dos maiores benefícios que a educação financeira pode proporcionar para as crianças e jovens é o consumo consciente, no qual apenas itens mais importantes são comprados com seu dinheiro. Este tipo de aprendizado é essencial para que estes jovens consigam compreender melhor como utilizar seu dinheiro, não apenas com a realização de compras por impulso, mas com a economia para que se consiga chegar a um valor maior para comprar um bem mais valioso.

No futuro, este tipo de educação financeira irá fazer com que estas crianças e jovens sejam adultos que valorizam o seu dinheiro e fazem compras de modo consciente, ou seja, conseguem reduzir gastos, comprar produtos essenciais mais baratos, pesquisam preços com calma e cortam despesas sempre que possível. Isto significa que os benefícios da educação financeira irá tornar estas crianças e jovens em consumidores mais conscientes no futuro, no momento em que estes precisem tomar decisões sobre o seu próprio consumo, suas próprias compras e com relação à forma como empregam o seu próprio dinheiro, e não apenas o que ganham de seus pais ou responsáveis.

4 – Melhor planejamento do futuro

Algo muito importante para as crianças e jovens é o planejamento do futuro, ou seja, o que vão ser quando crescerem, em que gostariam de trabalhar, quais faculdades desejam fazer, os lugares que desejam conhecer, entre outros pontos semelhantes. Tudo isto está diretamente ligado com uma boa educação financeira, pois, ao aprenderem a cuidar de seu dinheiro e se organizarem financeiramente desde cedo, estes sonhos se tornam muito mais fáceis de serem realizados.

Desta forma, a educação financeira lhes permitirá, desde cedo, se programarem para estes planos futuros, com a economia de dinheiro para a realização de cada um destes sonhos e desejos. Assim, ao chegarem na idade de realizar viagens, de procurarem faculdades ou ingressar no mercado de trabalho, estes adultos que começaram a aprender sobre educação financeira desde cedo terão uma clara vantagem em relação às pessoas que não possuem este conhecimento, e poderão realizar estas atividades sem a necessidade de adquirir dívidas e comprometer seu nome por todo o futuro.

Com estes benefícios e muitos outros possíveis, a educação financeira para crianças e jovens é ainda mais importante e deve ser iniciada o quanto antes, para que estes jovens possam crescer com uma consciência muito maior em relação ao dinheiro. Este conhecimento prévio lhes permitirá escapar de muitos problemas financeiros e evitar dívidas em sua vida adulta, para que tenham muito mais tranquilidade no futuro.

Para saber ainda mais sobre educação financeira e seus benefícios, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre este e outros temas como financiamentos, empréstimos, seguros, taxas de juros, planilha de gastos, controle de orçamento, consórcios e muito mais. Assim você poderá saber ainda mais sobre como controlar melhor o seu dinheiro e se livrar, de uma vez por todas, dos problemas relacionados às dívidas e falta de dinheiro!