4 startups de finanças que bombaram em 2020

O ano de 2020, sem dúvida alguma ficou marcado pela pandemia de Covid-19 e pelos graves impactos que isso causou em diversas áreas, dentre elas a economia. No entanto, isso não significa que todos os resultados deste ano foram ruins, pois algumas empresas conseguiram manter um bom desempenho e alcançar números positivos.

Em especial, as startups financeiras foram algumas das empresas que obtiveram melhores resultados ao longo deste ano, sem que a crise econômica gerada pela pandemia as afetasse de forma significativa. Isso também pode ser visto como um efeito positivo de seu crescimento anterior à pandemia, uma vez que as startups financeiras eram algumas das empresas com melhor desempenho até então.

De qualquer forma, é importante destacar que estas empresas conseguiram passar praticamente ilesas pela pandemia por conta de seu trabalho e dedicação, e representam uma grande esperança de recomeço para outras áreas mais afetadas neste ano.

Dessa maneira, para conseguir observar ainda melhor como algumas destas empresas obtiveram sucesso em 2020, é preciso conhecer melhor cada uma delas. Para isso, observe a seguir quais foram as principais startups de finanças que bombaram em 2020:

  • Loft

Durante a pandemia, um dos setores que mais conseguiu se manter ileso e apresentar índices de crescimento foi o mercado imobiliário. Desta maneira, faz sentido que uma das principais startups de finanças que conseguiu obter sucesso em 2020 esteja ligada a este setor, como é o caso da Loft.

A Loft é uma startup financeira que atua na aquisição e na realização de reformas em imóveis para a sua venda, posteriormente. Como o mercado imobiliário se manteve aquecido neste ano, os resultados da empresa foram bastante destacados.

Isso foi ainda mais impulsionado pelo uso de ferramentas digitais que ligaram pessoas interessadas em adquirir um imóvel e as interessadas em vender, de modo que todo o processo de vendas foi facilitado por conta destas ferramentas e proporcionou à Loft resultados melhores do que os esperados para este período.

Além disso, a normalização do esquema de trabalho em sistema de home office fez mais pessoas procurarem imóveis com espaços voltados para a realização de suas atividades profissionais, o que permitiu à startup fazer um trabalho voltado para esta necessidade de seus clientes. Desse modo, a empresa soube valorizar seus produtos e obter mais vendas mesmo em um período de dificuldade econômica no Brasil.

  • Neon

Os bancos digitais conquistam cada vez mais espaço entre os clientes, que aproveitam as facilidades oferecidas por estas empresas para evitar, por exemplo, as altas taxas de serviço cobradas pelos bancos tradicionais. Isso fez este setor se manter, também bastante movimentado durante a pandemia, o que permitiu ao banco Neon chegar a alguns dos melhores resultados desde o início de sua atividade.

Apenas durante o ano de 2020 a empresa triplicou o seu número de usuários, que já se aproxima dos dez milhões de clientes. Ou seja, enquanto muitas empresas passaram por dificuldades decorrentes da pandemia, por oferecer melhores possibilidades a seus clientes a neon cresceu de forma bastante rápida neste período.

Uma consequência positiva disso, para a empresa, foi um elevado investimento recebido no início do último trimestre de 2020, o qual permitirá que o próximo ano seja de um crescimento ainda maior para a empresa, que deve seguir em destaque entre as opções de bancos digitais.

  • Menu

A ligação entre as indústrias, fabricantes e distribuidores de produtos com os estabelecimentos comerciais é um mercado de grande potencial, o qual pode ser atendido pela Menu, startup de finanças que atua como um e-commerce ao fazer a ligação entre estes dois pontos.

Como a pandemia obrigou que praticamente todas as pessoas e empresas trabalhassem de forma remota e digital, o uso da Menu se tornou bastante comum para grande parte destas empresas, que puderam contar com seus serviços para realizar a distribuição de produtos e evitar que estes ficassem parados por conta da pandemia.

Para que se consiga visualizar ainda melhor a forma como os resultados da Menu foram positivos em 2020, ainda no meio deste ano a empresa inaugurou uma série de espaços próprios, com galpão e operações de distribuição da própria empresa, sem precisar recorrer a terceirizados para a sua atuação.

Desta maneira, esta pode ser apontada como uma das startups financeiras que mais bombou em 2020, pois este pode ser considerado o ano em que a empresa entrou de vez no mercado para conquistar o seu lugar neste setor de distribuição de produtos.

  • Consiga Mais

A organização financeira é algo que muitas pessoas e empresas possuem grande dificuldade de realizar, de modo que podem ter sérios problemas no futuro por conta desta falta de organização. Assim, um dos melhores serviços que uma startup financeira pode oferecer é a ajuda neste controle, para que pessoas e empresas tenham maior chance de sucesso na forma de lidar com seu dinheiro.

Este é o serviço oferecido pela Consiga Mais, uma startup ainda em fase inicial, com pouco mais de dois anos de mercado, mas que já apresenta resultados muito expressivos.

Para que se tenha uma melhor visualização de seu rápido crescimento, e de como a empresa bombou em 2020, a Consiga Mais já possui uma carteira de mais de 35 mil clientes, além de 270 empresas conveniadas que utilizam seus serviços de organização financeira.

Como a pandemia obrigou todas as pessoas e empresas a terem um cuidado e uma organização financeira ainda maiores, isso contribuiu para que a Consiga Mais tivesse um aumento de seu número de clientes neste período, o que elevou seu crescimento ao longo deste ano. Além disso, como a retomada da economia acontecerá de forma lenta, no aspecto geral, a perspectiva é de que a startup possa se destacar ainda mais no próximo ano, com mais clientes e empresas atendidos.

De uma maneira geral, estas foram algumas das startups de finanças que conseguiram chegar aos melhores resultados no ano de 2020, embora não sejam as únicas. Grande parte disso se deve ao fato como souberam oferecer seus serviços e aproveitar o momento, e não apenas esperar pela normalização do cenário financeiro.

Isso deve servir como exemplo a todas as pessoas e empresas, para que saibam como buscar, mesmo em períodos de dificuldade, as melhores oportunidades para o seu crescimento.

Para saber ainda mais sobre a atuação das startups de finanças e o cenário econômico em geral, visite a página da Anjocred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros assuntos relacionados ao universo financeiro, os quais poderão lhe ajudar a cuidar ainda melhor do seu dinheiro e a fazer bons investimentos, de modo que se tenha chances muito maiores de sucesso!