Algo essencial para todas as empresas é conseguir a captação de um maior número de clientes, para que estes possam consumir seus produtos e serviços e, consequentemente, lhe gerar maior lucro.
Porém, mais do que captar clientes, é importante que as empresas consigam os fidelizar, para que retornem e comprem novamente, até que possam ser definidos como clientes fiéis desta empresa.
No entanto, este é um ponto que pode gerar muitas dificuldades a empresas dos mais diferentes segmentos, independente de seu porte, pois a fidelização de clientes depende de diversos fatores. Para que isso possa ser um pouco mais facilitado, existem algumas estratégias que podem ser colocadas em prática a fim de tornar a fidelização mais natural e melhorar os seus resultados.
A seguir, confira quais são algumas das principais estratégias que podem contribuir para a fidelização de seus clientes:
1. Eleve a qualidade do seu atendimento
Diferente do que algumas pessoas podem imaginar, a fidelização do cliente não começa após a compra de seus produtos ou serviços, mas sim no primeiro contato deste cliente com a empresa. Desta forma, é essencial que a qualidade do atendimento seja bastante satisfatória, de modo que possa cativar os clientes e fazer com que se sintam mais à vontade para realizar suas compras e retornarem no futuro.
Para que isso seja possível, é imprescindível que se tenha um constante trabalho de verificação das preferências de seu público-alvo. Este conhecimento permitirá que se possa empregar uma linguagem mais adaptada aos seus clientes, para que se sintam bem atendidos por você e seus colaboradores.
2. Realize pesquisas de satisfação com os clientes
Além do atendimento ao cliente, também é preciso que se trabalhe com o pós-venda na fidelização de seu público, pois isso permite que se identifique pontos a serem melhorados em seu trabalho. Em especial, modos de fazer com que seus colaboradores compreendam melhor as necessidades dos clientes são alguns dos principais benefícios deste trabalho posterior às suas vendas.
E ao contrário do que se possa imaginar, isso pode ser feito de modo bastante simples por meio de tecnologias, pois as pesquisas de satisfação de seus clientes podem ser enviadas por e-mail, ou até mesmo por aplicativos de mensagens. Esta facilidade faz com que se tenha uma taxa de resposta muito maior, o que permite implementar melhorias em seu trabalho de acordo com o desejo de seus clientes, especificamente.
Além disso, esta estratégia é ainda mais positiva por conta do custo praticamente inexistente, uma vez que as mensagens podem ser enviadas por estes aplicativos, ou por e-mail, sem custo algum. Desta forma, as pesquisas de satisfação feitas com seus clientes trazem apenas pontos positivos para a sua empresa, de modo que devam ser colocadas em prática por todas as empresas, independentemente de seu segmento.
3. Programas de fidelidade
Outra forma de fazer com que os seus clientes possam ser fidelizados é por meio de um programa de fidelidade que ofereça benefícios mais completos ao seu público, além daqueles que podem ser oferecidos por seus produtos e serviços. Na grande maioria das vezes, este programa de fidelidade é baseado no acúmulo de pontos, de forma que quanto maior o valor gasto por seus clientes, mais pontos são recebidos, para que possam ser trocados posteriormente por produtos, serviços ou experiências.
O sucesso desta estratégia de fidelização, no entanto, requer que se ofereça boas recompensas aos clientes, para que o acúmulo de pontos possa ser visto como algo a ser almejado. Com boas recompensas, há uma chance maior de que seu público queira acumular pontos para obter este benefício, o que leva a mais compras em sua empresa.
Em alguns casos, é possível que este programa seja feito em parceria com outras empresas, para que os clientes possam usufruir de descontos ou produtos e serviços em outros locais. Isso pode fazer com que seu alcance seja muito maior, e, além da fidelização, contribua para uma maior captação de clientes, essencial para empresas em expansão.
4. Cashback em produtos e serviços
Uma estratégia bastante eficiente de fidelização de clientes é a oferta de cashback em diversos tipos de produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Isso significa que, ao comprarem estes produtos, os seus clientes podem receber uma determinada porcentagem do valor de volta em sua conta bancária, de modo que tenham, na prática, gasto um valor menor nesta compra.
Ao oferecer o cashback, é natural que os clientes se sintam mais atraídos e possam voltar a fazer compras em sua empresa, por entenderem que podem ter uma melhor experiência por um valor menor. Assim, esta é uma estratégia que funciona tanto na captação quanto na fidelização de clientes e melhorar os resultados de sua empresa.
No entanto, para que se tenha sucesso nesta estratégia, é preciso que se tenha um bom planejamento, especialmente na definição dos valores a serem oferecidos como cashback para seus clientes. Isso é determinante para que não se tenha qualquer tipo de problema na oferta deste tipo de atrativo ao público em momento algum.
5. Marketing de referência
A fidelização de clientes passa muito pelo compartilhamento de experiência de usuários de seus produtos e serviços com outras pessoas, de modo que estas passem a conhecer a sua empresa. Este é o chamado marketing de referência, quando uma pessoa que já conhece o seu serviço passa a atuar como defensora de sua marca e levar ainda mais clientes a você.
Em muitos casos, isso pode ser impulsionado com a oferta de benefícios, como descontos ou brindes para os clientes que consigam levar mais pessoas a comprar em sua empresa. Estas condições fazem com que haja um interesse destes clientes em levar mais pessoas para sua empresa, de modo que haja um trabalho gratuito em seu favor por parte destes clientes.
Para o sucesso deste tipo de estratégia de fidelização, porém, é essencial que se faça este tipo de trabalho antes da sua concorrência, uma vez que o conhecimento prévio a respeito de sua empresa pode ser determinante para que estas pessoas escolham os seus produtos e serviços.
Assim, existem diversas estratégias de fidelização de clientes que podem ser colocadas em prática para que sua empresa tenha resultados ainda melhores. Tudo depende de um trabalho de avaliação por sua parte para determinar qual a melhor opção para o seu caso, e para que se possa conseguir esta fidelização de forma rápida e facilitada.
Para saber ainda mais sobre como fidelizar seu público e outros temas relacionados a um melhor resultado para sua empresa, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações. Isso permitirá que se tenha um conhecimento muito maior neste aspecto, e poderá ajudar a impulsionar sua empresa para que conquiste o seu espaço dentro de seu segmento de mercado.