O seguro de vida é um dos serviços financeiros mais conhecidos e importantes dentre todas as modalidades oferecidas atualmente. Porém, mesmo assim, ainda podem existir pessoas que ficam em dúvida a respeito do custo-benefício deste serviço, e se vale mesmo a pena contratar, ou não um seguro de vida.
Para que isso possa ser esclarecido, é preciso que se conheça os benefícios oferecidos pelo seguro, para que se possa saber como isso pode te ajudar em caso de necessidade.
Assim, confira a seguir quais são os principais fatores que provam que o seguro de vida vale a pena:
1. Importância para um planejamento financeiro futuro
Algo muito importante que deve ser considerado por todas as pessoas é o seu planejamento financeiro para o futuro, especialmente em casos nos quais haja a dependência de familiares, como cônjuges ou filhos, por exemplo. Nestes casos, é preciso que se saiba como estas pessoas poderão ter um bom auxílio financeiro no futuro.
E em casos de fatalidades, muitas vezes estas pessoas podem se ver em situações bastante negativas, em termos financeiros. Em especial, nos casos em que o principal provedor sofra alguma fatalidade, o que eliminaria a principal fonte de renda familiar.
Para garantir que seus familiares e dependentes não passem por estas dificuldades, a contratação do seguro de vida é o mais indicado. Assim, você poderá seguir com dois tipos de planejamento financeiro para o futuro, aquele em que estará presente e poderá prover a renda familiar, ou aquele em que não estará presente, mas no qual seus familiares também não estarão desamparados.
2. Economia em casos de doenças ou acidentes
Outros tipos de problemas aos quais todas as pessoas estão sujeitas são os acidentes e as doenças, que podem acontecer, ou serem diagnosticadas, em momentos aleatórios, de modo que não haja uma preparação para isso. E, em ambos os casos, isso pode requerer o uso de grandes quantias para o pagamento de tratamentos ou mesmo internações.
Assim, outro fator que prova que o seguro de vida vale a pena é a possibilidade de que todos os gastos com estes tipos de tratamentos sejam cobertos pelos seguros. De acordo com o seguro de vida e a empresa em que o serviço foi contratado, isso pode ser algo adicional em sua cobertura, ou mesmo parte de um plano básico.
Mesmo nos casos em que o seguro não arque com todo o valor do tratamento, este serviço já pode contribuir com uma parcela do valor necessário. Desta forma, mesmo que seja necessário pagar por seus tratamentos, o valor será muito menor, e permitirá que se tenha acesso a todo o tratamento ou medicamentos necessários, sem que isso represente problemas financeiros.
3. Cobertura em casos de invalidez
Algo que pode ser recorrente de doenças ou acidentes é a invalidez, temporária ou permanente da pessoa segurada. Isso a impossibilitaria de realizar as suas atividades profissionais, de modo que não poderia gerar a renda necessária para manter sua família.
O que algumas pessoas não sabem, no entanto, é que o seguro de vida também pode ser utilizado nestas situações. Ou seja, mesmo que o segurado não venha a óbito, mas que sofra qualquer tipo de problema que lhe impossibilite de trabalhar normalmente, o valor total do seguro é pago, para que se possa manter a estabilidade financeira de sua família até uma reorganização do seu cenário econômico.
Em alguns casos, e de acordo com a empresa em que o seguro é contratado, este pagamento total da apólice pode acontecer até mesmo em acidentes que não gerem a invalidez, mas que tornem impossível a continuidade de seu trabalho. Exemplos disso são acidentes em que o segurado perde a visão de um olho ou um polegar, o que não lhe permitira seguir em seu trabalho, além de todos os problemas médicos recorrentes.
4. Afastamento do trabalho
Outro fator muito importante para que se contrate um seguro de vida é a possibilidade do pagamento de diárias por afastamento do trabalho. Caso o segurado não possa exercer as suas atividades profissionais por um determinado período, o seguro de vida te garante que receberá o mesmo valor com o qual seria pago por seus dias de trabalho.
Esta cobertura pode apresentar diárias para um período de até um ano de afastamento do trabalho, e em alguns casos, nem mesmo precisa haver ligação do acidente com o ambiente profissional. Ou seja, caso sofra um acidente em qualquer local, e que te impeça de trabalhar por um período, o seguro de vida pode garantir que você não fique sem pagamento por conta deste afastamento temporário.
Porém, é importante que se atente ao fato de que esta cobertura pode ser parte de um adicional em seu seguro de vida, pois podem existir mudanças de acordo com as diferentes seguradoras. Assim, sempre se atente a estes detalhes antes de realizar a contratação de um seguro de vida para você ou seus familiares.
5. Custo-benefício
Para complementar os fatores que tornam o seguro de vida um serviço que deve ser contratado, é importante citar o custo-benefício proporcionado por este tipo de seguro. Isso porque o valor do seguro de vida é, hoje, bastante acessível, com planos que se encaixam na realidade financeira de praticamente todas as pessoas do país.
Ou seja, diferente de décadas atrás, o seguro de vida não é algo que pode ser utilizado apenas por quem possui uma classe econômica mais alta, com altos rendimentos mensais. Atualmente, o seguro de vida é algo básico, que não impacta negativamente ao seu orçamento familiar.
Além disso, a contratação de um seguro de vida é algo muito importante para que se tenha uma maior tranquilidade com relação ao seu futuro e de sua família. Pois em casos de problemas ou fatalidades, a sua utilização pode garantir a tranquilidade financeira até que outros aspectos familiares possam ser solucionados ou superados.
Agora que você conhece estes fatores a respeito do seguro de vida, avalie nas diferentes seguradoras qual a melhor opção deste serviço para você. Com uma pesquisa simples, é possível encontrar bons seguros, com coberturas bastante completas e que cabem em seu orçamento sem nenhuma dificuldade.
Para saber ainda mais sobre o seguro de vida, bem como todos os demais tipos de seguros, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados.
Você poderá encontrar informações sobre diferentes tipos de serviços financeiros, desde empréstimos até financiamento, além de detalhes sobre o uso consciente do cartão de crédito e cálculos de suas taxas de juros, para que possa começar a controlar ainda melhor o uso de seu dinheiro e se manter longe de problemas como as dívidas!