5 investimentos para fazer sua reserva de emergência

Os imprevistos e problemas que podem requerer o uso de dinheiro para a sua solução são situações que podem acometer a qualquer pessoa, de modo que estas precisem de uma reserva financeira para que possam solucionar estes problemas. Esta reserva é conhecida como a reserva de emergência, que possui como principal motivação ser utilizada nestas situações.

Desta maneira, a reserva de emergência é essencial para que qualquer pessoa possa ter dinheiro guardado para momentos em que isso seja necessário sem comprometer o seu orçamento regular. Assim, qualquer pessoa deve manter uma reserva de emergência para que possa passar por situações imprevistas de maneira mais tranquila.

Em geral, a reserva financeira pode ser formada de formas diferentes para cada caso, mas o ideal é que seja suficiente para cobrir ao menos seis meses de seu orçamento. Assim, mesmo em ocasiões nas quais se perca o emprego ou não se tenha meios de renda, a reserva de emergência pode garantir a sua tranquilidade financeira.

Embora existam diversas formas pelas quais a reserva de emergência possa ser montada, uma das mais eficientes é a aplicação do seu dinheiro em alguns tipos de investimentos. Desta forma, mais do que apenas manter o seu dinheiro guardado para as ocasiões e que venha a ser necessário, ainda é possível contar com o seu rendimento, para que consiga aumentar a sua reserva.

Para que isso possa ser ainda mais fácil, confira a seguir quais são alguns dos principais tipos de investimentos para que você possa começar a fazer a sua reserva de emergência:

– CDB

O CDB, ou o Certificado de Depósito Bancário, é uma das principais formas de investimento atuais, e oferece uma facilidade muito grande em sua utilização. Esta opção de investimento é disponibilizada pela grande maioria dos bancos, tanto digitais quanto tradicionais, além das carteiras digitais, que também permitem esse tipo de aplicação de seu dinheiro.

Algo que torna o CDB ideal para fazer a sua reserva de emergência é que os aportes podem ser bastante acessíveis, sem que se tenha uma grande quantia para iniciar o seu investimento. Além disso, ainda é possível que o resgate do dinheiro investido seja feito de forma imediata, o que facilita o uso deste recurso em momentos de necessidade, sem que se precise aguardar longos períodos para isso.

Para complementar a atratividade do CDB como investimento para a sua reserva de emergência, este tipo de investimento conta com a garantia oferecida pela FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Assim, mesmo que algo aconteça com a empresa em que o investimento foi feito, o seu dinheiro ainda estará garantido, de forma que não se tenha qualquer prejuízo.

– Contas bancárias com rendimento

Atualmente, muitos bancos, especialmente os digitais, oferecem contas correntes com rendimento diário, o qual pode ser relacionado com algum indicador financeiro, como o CDI, por exemplo. Desta forma, o seu dinheiro pode gerar rendimento sem que seja preciso fazer qualquer tipo de ação, apenas pela manutenção dos valores em sua conta.

Pela facilidade da abertura de sua conta, esta é uma excelente opção de investimento para que se possa manter a sua reserva de emergência. Além disso, ainda é possível que se utilize o dinheiro a qualquer momento, sem nenhuma dificuldade, e sem que seja preciso transferir o valor total para outra conta, por exemplo.

– Tesouro direto

O Tesouro direto é outra boa opção de investimento que pode permitir a realização de sua reserva de emergência com maior segurança. Estes títulos são gerados pelo governo federal, o que torna este investimento um dos mais seguros entre todos aqueles disponíveis.

O investimento no Tesouro direto também é bastante facilitado pelos valores que permitem o aporte inicial. Em alguns casos, como o Tesouro SELIC, é possível começar a investir com valores abaixo de 50 reais, de modo que qualquer pessoa possa utilizar este recurso para ter a sua reserva de emergência.

Um ponto que pode pesar negativamente com relação ao Tesouro direto, em comparação com os demais investimentos, é que o rendimento deste investimento não é tão alto quanto os demais. Assim, para quem deseja apenas manter o seu dinheiro com segurança, esta é uma opção que deve ser considerada para a sua reserva de emergência, para que o dinheiro possa ser utilizado sempre que necessário.

– Fundos de renda fixa

Os fundos de renda fixa são uma das melhores opções para investimentos simples, e para a manutenção de sua reserva de emergência. Estes fundos possuem a sua valorização conhecida de forma prévia, o que significa que, antes de fazer o seu aporte, você já saberá qual o retorno que receberá, bem como o prazo para que isso aconteça.

Isso gera uma grande segurança aos investidores, uma vez que estes fundos não geram nenhum tipo de risco de perdas relacionadas ao seu dinheiro. Porém, alguns dos fundos podem ter o seu prazo previamente determinado de forma mais estendida, para que o dinheiro possa render mais, de modo que não seja possível resgatar os valores a qualquer momento.

Estes fundos, assim como o CDB, também é disponibilizado por muitos bancos, de forma que a sua utilização é bastante simples. Isso faz com que seja possível montar a sua reserva de emergência por meio destes fundos sem que haja nenhuma dificuldade em sua utilização.

– LCI e LCA

Para complementar os investimentos que podem ser utilizados para que se faça a sua reserva de emergência, é fundamental que sejam mencionadas as LCI e LCA (Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio). Estes títulos podem apresentar uma boa rentabilidade, de modo que sejam as melhores escolhas para quem deseja aumentar a sua reserva de emergência.

No entanto, o prazo de resgate para o dinheiro aplicado nestes títulos é de pelo menos 90 dias, o que faz com que não seja possível utilizar o seu dinheiro a qualquer momento. Assim, esta opção é mais atraente para quem tenha algum outro valor investido em opções de resgate imediato, ou simplesmente guardado para que se possa utilizar em situações de imprevistos.

Agora que você conhece as melhores opções de investimento para fazer a sua reserva de emergência, avalie qual delas pode melhor lhe atender, e comece a montar a sua reserva o mais rápido possível para garantir a sua tranquilidade financeira.

Para saber ainda mais sobre a reserva de emergência e os diferentes tipos de investimentos, visite a página da AnjoCred e acompanhe todas as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados. Isso permitirá que se consiga ter um melhor controle financeiro e evitar diferentes tipos de problemas financeiros, como o acúmulo de dívidas ou a inadimplência, por exemplo.