7 benefícios que contratar um seguro de vida pode trazer

O seguro de vida é uma das modalidades de seguros mais conhecidas pelo público em geral, mas ainda é grande o número de dúvidas que as pessoas podem ter em relação aos benefícios que este tipo de serviço pode lhes oferecer. Além disso, há um receio geral sobre a possibilidade de que o prêmio do seguro só será pago em caso de morte própria ou de algum familiar.

Isto faz com que muitas pessoas não considerem a realização de um seguro de vida, o que lhes afasta de todos os benefícios e segurança que este serviço poderia proporcionar não apenas a si mesmo, mas a seus familiares em uma situação inesperada e de dificuldade.

Assim, é muito importante conhecer estes benefícios que o seguro de vida pode lhe proporcionar, para que este serviço seja muito mais seriamente considerado, uma vez que se trata de um dos serviços de maior utilidade para que familiares superem momentos de muita dor, nos quais a dificuldade financeira, embora presente, não seja sua prioridade.

Os principais benefícios da contratação de um seguro de vida

Confira a seguir quais são os principais benefícios que um seguro de vida pode trazer para você e seus familiares, e os motivos que tornam tão importante este tipo de seguro:

1 – Tranquilidade financeira para seus dependentes

Uma das maiores preocupações para as pessoas que possuem familiares e que dependem de seu dinheiro mensalmente é como estas pessoas lidariam com a dificuldade de sua falta e, consequentemente, sem este dinheiro. Com a contratação de um seguro de vida, esse problema deixa de existir, pois o pagamento de um seguro de vida garante que seus dependentes tenham tranquilidade financeira para que possam superar o luto, sem passar por dificuldades financeiras.

Desta forma, ao contratar um seguro de vida, você garante que, em caso de sua falta, sua família esteja garantida por um período mais longo. De certo modo, o seguro de vida é uma forma garantida de prover o sustento de sua família mesmo em um caso inesperado de sua falta, para que não passem por necessidades financeiras.

2 – Possibilidade de seguro de vida personalizável

Existe uma variedade muito grande de seguros de vida no mercado, os quais são muitas vezes simples e que não oferecem uma cobertura condizente com o seu padrão de vida e de sua família. Mesmo o seguro de vida oferecido por empresas para seus funcionários é, muitas vezes, bastante simples e com coberturas básicas e padrões.

Assim, ao contratar um seguro de vida, você poderá personalizar este serviço para que, em caso de morte, a cobertura seja realmente adaptada para o padrão de vida de sua família e suas necessidades. Esta personalização garante que sua família estará realmente coberta e segura financeiramente em caso de falecimento, sem que haja uma preocupação com alguma necessidade que não seja coberta pelo seguro.

3 – Possibilidade de cobertura em caso de doenças graves

Embora o principal objeto de cobertura do seguro de vida sejam os casos de morte, existem muitas apólices que preveem o pagamento em caso de doenças graves diagnosticadas no segurado. Isto significa que, caso se tenha algum tipo de doença grave, o seguro de vida pode ser utilizado para a realização do tratamento, o que torna este serviço muito mais completo e atrativo para todas as pessoas.

No entanto, é sempre preciso que as doenças cobertas nestes casos estejam especificadas no seguro, e devem ser inseridas no momento de contratação ou renovação, pois somente assim haverá a cobertura por parte da seguradora. Vale ressaltar que muitas doenças que podem ser cobertas pelo seguro possuem tratamentos muito caros, assim como medicamentos pouco acessíveis, o que significa que o seguro de vida pode ser um diferencial para permitir tal tipo de tratamento.

4 – Descontos ou cobertura de gastos em medicamentos

Ainda em relação aos custos de tratamentos médicos, o seguro de vida pode ser uma boa forma de economizar, ou até mesmo de ter todos os seus gastos ressarcidos, com relação aos medicamentos necessários para tratamentos. Este tipo de cobertura é cada vez mais comum em apólices de seguro de vida, e pode ser contratada sem muita dificuldade.

No entanto, é preciso se atentar ao valor estipulado pelo contrato para este tipo de cobertura, inclusive para determinar se haverá a cobertura total de seus gastos farmacêuticos ou apenas descontos em determinados medicamentos.

5 – Cobertura de despesas funerárias

Os gastos com os serviços funerários são bastante elevados e, com a consideração sobre o momento delicado que a família vive em um momento de perda, são ainda mais incômodos. Com a contratação de um seguro de vida, este aspecto financeiro deixa de ser um problema, uma vez que os custos são cobertos pela seguradora.

No entanto, há diferenças entre os serviços oferecidos, que podem garantir o reembolso dos gastos funerários em algumas empresas, mediante apresentação de notas fiscais, enquanto há seguradoras que realizam todo o procedimento de serviço funerário, em busca de garantir um maior conforto para os familiares no momento de sua perda.

6 – Valor de pagamento livre de imposto de renda

Quando um seguro de vida é pago aos beneficiários, este valor deve ser declarado no imposto de renda, mas não há nenhum desconto sobre o pagamento, o que garante que o valor será entregue integralmente para os beneficiários.

Isto torna o seguro de vida ainda mais positivo para os beneficiários, uma vez que além de garantir um maior conforto financeiro para sua família após sua perda, este valor está completamente livre de impostos e burocracia, o que permite uma melhor utilização do valor por seus familiares.

7 – Resgate do valor investido no seguro de vida

Um detalhe que poucas pessoas conhecem é a possibilidade de resgatar o valor investido no contrato de um seguro de vida, o que torna este tipo de serviço mais do que uma segurança para a sua família, mas também um investimento de seu dinheiro.

Isto porque, após o prazo de 24 meses de carência presente em quase todos os seguros de vida, o valor investido pode ser resgatado em sua totalidade e com a correção monetária, pois é feita uma aplicação deste dinheiro durante o período em que passa investido no seguro de vida. Assim, é possível resgatar um maior valor do que aquele investido inicialmente, de forma segura e sem burocracia, com uma valorização de seu dinheiro.

Para saber ainda mais sobre seguros de vida e outras modalidades de seguro, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre este e outros temas relacionados ao universo financeiro, como empréstimos, consórcios, taxas de juros, planilhas de gastos, controle de orçamento, investimentos e muito mais!