7 razões para estar preparado para imprevistos financeiros

Todas as pessoas estão passíveis a imprevistos financeiros, que podem acontecer em diversos momentos e causar impactos indesejáveis nas finanças. São impossíveis de evitar, mas podemos nos preparar para que eles não nos prejudiquem. Afinal, mesmo que a vida esteja sob controle, algo pode exigir um dinheiro extra como um carro quebrado, multas, acidentes, doenças entre outros.

Os imprevistos não incluem as contas eventuais como impostos, matrícula de filho e outros itens do orçamento doméstico que devem fazer parte do controle financeiro previsível.A base deste planejamento é a educação financeira, que permite preparar um caminho de benefícios e qualidade de vida desde a infância, embora nunca seja tarde para começar.

O dinheiro é visto como um aliado e não carrasco, para ter uma vida mais livre e tranquila. A flexibilidade diante de imprevistos, a melhora na qualidade de consumo, a diminuição do estresse e a possibilidade real de realizar projetos são alguns resultados da educação financeira.

Imprevistos acontecem com todos!

As contas no vermelho são quase culturais no Brasil. É muito comum que as pessoas passem o mês driblando suas pendências financeiras, escolhendo quais as contas serão pagas e ainda assim fazendo novas dívidas. São raras as pessoas que se programam e conseguem manter seus gastos em dia, mesmo com um salário mais baixo.

Diante desse quadro, se há pendências financeiras para serem sanadas mensalmente, dificilmente haverá um dinheiro reservado para emergências. Anualmente é possível saber as datas festivas, contas extras previsíveis e até mesmo fazer a programação das férias. Se antecipar a eles é a grande sacada para evitar um caos nas finanças quando as resoluções são tomadas em cima da hora.

Um exemplo dessa preparação é comprar presentes para o dia das mães antes que o comércio eleve os preços de produtos femininos. Pagar o IPTU à vista e com desconto para economizar mais, assim como começar a comprar o material escolar dos filhos meses antes da grande procura, aos poucos para não quebrar o orçamento ou fazer uma reserva mensal para sua aquisição completa.

São muitas as saídas para evitar os imprevistos e os prejuízos financeiros, mas o mais difícil é identificar o que pode acontecer e se preparar. O pensamento somente no hoje diminui as chances de ter um futuro mais tranquilo e confortável financeiramente, afinal todo o dinheiro ganho é gasto com o momento atual, suas necessidades e prazeres imediatos, sem pensar que amanha pode não haver dinheiro suficiente e fazer com que a situação financeira se deteriore.

É impossível ter uma vida sem imprevistos, que não são necessariamente ruins como mortes e doenças. Há situações positivas como um convite para um evento importante, uma viagem emergencial, um show do artista preferido e aquele paquera que convida para jantar. Para todas essas situações é preciso ter uma reserva financeira para viabilizá-lo, seja na compra do vestuário, no transporte ou nos gastos eventuais que possam surgir.

Os imprevistos não avisam quando chegarão, por isso é tão importante se preparar para sua chegada. Ter dinheiro reservado ajuda a minimizar danos se a notícia for ruim e a viabilizar momentos de alegria, quando o imprevisto é positivo. Ter consciência dessa necessidade é o primeiro passo para se preparar adequadamente.
Se esses motivos não foram suficientes para entender a necessidade de se preparar para imprevistos, abaixo 7 razão para ficar atento:

1 – Vive melhor o presente, sem se preocupar em como lidar com os imprevistos;
2 – Conhece planejar melhor o futuro, já que com os imprevistos controlados é possível focar nas metas sem quebrar com as surpresas;
3 – Focar na educação financeira ajuda a se conhecer melhor e tomar as melhores decisões;
4 – Encontra o equilíbrio, já que a falta de planejamento também remonta ao caos;
5 – Mais valor ao que é imaterial e maior consciência sobre a importância do dinheiro;
6 – Diminui o estresse, motivado por preocupações com todos os detalhes e as surpresas que podem acontecer;
7 =-Ganha uma nova visão na forma de consumir.

Comece agora mesmo a criar sua reserva

Há três lições básicas para se preparar para os imprevistos: economizar mais, gastar menos e sempre ter reservas emergenciais.

Os especialistas motivacionais mantém o mesmo argumento que enriquecer é uma questão de escolha. Para quem tem grandes dificuldades em manter os pagamentos em dia com o salário e não sobra nada depois de pagar as contas, essa frase parece ficcional, mas tudo é uma questão de organização e uma mudança pontual em como lidar com o dinheiro.

Para ajudar a se organizar melhor para as surpresas que podem surgir, listamos abaixo como se preparar para esses imprevistos para começar agora mesmo!

1 – Crie um fundo pessoal de reserva

Crie uma planilha e nela coloque todos os valores de entrada e todos de saída, ou seja, recebimentos e gastos. Dessa forma é mais fácil entender como está sua situação financeira, onde é possível economizar mais, separar a porcentagem dos investimentos mensais e quanto é possível selecionar para criar um fundo de reserva.
Diferente do valor disponibilizado para investimentos, o fundo de reserva não é uma forma de juntar dinheiro para projetos futuros e sim estar preparado para os imprevistos. Ele pode ser utilizado a qualquer momento, mas somente para situações especiais para que não vire uma rotina utilizá-lo para pagar contas.

2 – Utilize bem o cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser um grande vilão das contas para quem tem dificuldade de controlar os impulsos de compras. Mas ele pode ser muito útil para concentrar os gastos e proporcionar uma exata noção de tudo o que está sendo pago e consumido, sem precisar recolher notas fiscais. Outra vantagem do cartão de crédito é que muitos agregam benefícios com seu consumo, como acúmulo de milhas, descontos, prêmios entre outros. Se conseguir manter o controle e manter os gastos dentro do limite da renda familiar, o cartão de crédito sempre será uma aliado para imprevistos e com a possibilidade de parcelamento.

3 – Adquira seguros e planos de saúde

Ter um seguro de vida, de imóvel e veículo não é uma forma de atrair a má sorte, ao contrário, com ele em dia é possível viver com muito mais tranquilidade por estar coberto caso um imprevisto ruim aconteça. Há seguros que já cobrem perda de emprego, assim como invalidez, licença por doença entre outros, garantindo ao segurado uma renda enquanto se recupera. E com a crescente violência das grandes cidades, não ter um seguro de carro é correr muitos riscos de perdê-lo e não ter retorno.

Já o plano de saúde é uma garantia de suporte médico para qualquer necessidade. Mesmo gozando de boa saúde, tudo na vida pode nos surpreender e ser necessário atendimento médico e até mesmo internação que sairiam caríssimos se fossem pagos. Principalmente para famílias com filhos, o plano de saúde é fundamental para o bem-estar de todos.

Os imprevistos podem acontecer com todos, em diferentes níveis e intensidades, mas o que faz a diferença é a forma como lidamos com eles. Ter uma reserva financeira é fundamental para driblar as dificuldades e conseguir resolver problemas e para ajudar nesse processo, a AnjoCred tem informações relevantes para ajudar. Entre agora mesmo em contato e saiba mais!