5 erros financeiros que os empreendedores não podem cometer

No Brasil, existe um número grande de empreendedores, ou seja, pessoas que decidiram investir em um negócio próprio. Com os mais variados tipos de empresa em todo o país, é fácil encontrar casos de sucesso, mas também casos de pessoas que tiveram muitos problemas financeiros e dificuldades em seguir com o seu negócio, em alguns casos, até mesmo com o fechamento de sua empresa.

erros financeiros que um empreendedor não pode cometer

Nestes casos de dificuldades e até contração de dívidas por parte dos empreendedores, um fator muito comum são os erros financeiros que estas pessoas cometem ao abrir sua empresa. Estes erros financeiros são fundamentais para que se tenha muita dificuldade, pois comprometem a saúde financeira de seu negócio, os lucros, e podem até mesmo deixar sua empresa no vermelho, com dívidas que serão cobradas, mesmo caso você feche as portas de sua empresa.

Desta forma, é preciso conhecer os erros que um empreendedor não pode cometer em seu negócio, para se preparar de uma maneira melhor e evitar a todo custo este tipo de erro, para manter uma saúde financeira muito melhor para sua empresa.

Os erros financeiros que os empreendedores não podem cometer

Confira a seguir, quais são os principais erros financeiros que os empreendedores devem conhecer para evitá-los e saber como manter a sua empresa muito mais saudável financeiramente e com chances de crescimento em seu segmento de mercado:

1 – Iniciar o empreendimento sem que se tenha o capital de giro necessário

Abrir um negócio é algo muito mais difícil do que pode parecer, e, por isso mesmo, exige uma preparação muito melhor para que se consiga manter este negócio de pé. E um dos erros que pode comprometer o sucesso de um empreendedor antes mesmo de iniciar seu negócio, é a tentativa de abrir um empreendimento sem possuir o capital de giro necessário para isto.

O capital de giro é o dinheiro que deve estar sempre em caixa na empresa para que esta possa realizar suas atividades, sem o risco de que não se tenha dinheiro para cumprir as suas obrigações. Assim, fornecedores, empregados, operação, manutenção, todos estes pontos básicos no funcionamento de uma empresa devem ser garantidos com o capital de giro em caixa.

Ao não possuir este dinheiro antes de iniciar o funcionamento de seu empreendimento, seu negócio já começará com um erro grave, que irá comprometer todo o seu funcionamento e praticamente garante que sua empresa terá dívidas a pagar no futuro, um grande indicativo de problemas para a sua continuidade.

2 – Misturar suas contas pessoais com as finanças das empresas

Um dos erros mais comuns entre os empreendedores, e também um dos mais nocivos para a saúde financeira de seus negócios é o ato de misturar as suas contas pessoais com as finanças da empresa. Isso faz com que o empreendedor não consiga visualizar de forma clara as condições reais do empreendimento, o que leva a contração de muitos problemas e até mesmo de dívidas.

No entanto, o erro, neste caso, não consiste apenas em tirar dinheiro da empresa para cobrir despesas pessoais, mas também o contrário, com a retirada de dinheiro de sua conta pessoal para mascarar falhas financeiras de sua empresa. Assim, o ideal é que haja uma clara separação entre as suas finanças pessoais e o dinheiro da empresa, que deve se sustentar sozinha e ser rentável.

3 – Fazer planos com dinheiro que ainda não está em sua conta

Ao iniciar um empreendimento, um erro também bastante comum é que os empreendedores façam planos com um dinheiro que ainda não receberam, seja com acordos com parceiros ou mesmo de vendas que estão planejadas para o próximo mês, por exemplo.

Isso faz com que muitas vezes os empreendedores gastem um dinheiro que ainda não possuem e, assim, adquiram um compromisso com o qual não poderão arcar se não obtiverem o dinheiro e os resultados de vendas esperados.

Assim, por conta deste erro, o empreendedor pode começar a entrar em um caminho de dívidas, pois as contas já feitas começarão a ser cobradas antes que se consiga repor o dinheiro não recebido, o que leva sua empresa para um caminho perigoso de dívidas que pode comprometer, inclusive, a continuidade de sua empresa.

4 – Não possuir um plano de negócios

Em empresas que começam pequenas, é fácil que os empreendedores pensem que não precisam de um plano de negócios, mas este é um erro gravíssimo, pois faz com que a sua empresa inicie sua caminhada sem uma direção certa, sem ações específicas que gerem crescimento e pode fazer com que se tenha muita dificuldade em conseguir sucesso.
Por isso, é essencial que todo empreendedor, antes mesmo de abrir o seu negócio, tenha traçado um plano de negócios que abranja detalhes como planos de ação, público-alvo, diferenciação da concorrência, entre outros detalhes que lhe permitirão crescer em seu segmento.

Sem este plano, a dificuldade de que seu empreendimento fique aberto por muito tempo será grande, pois seus concorrentes irão atrair todo o seu público-alvo e diminuir sua chance de lucro.

5 – Falta de acompanhamento do desempenho de sua empresa

Mesmo quando o empreendedor possui um plano de negócios, ainda assim, ele não está livre da chance de cometer erros graves que podem comprometer seu desempenho e as finanças de seu negócio. Um destes erros aos quais ainda está sujeito é a falta de acompanhamento do desempenho de sua empresa, ou seja, não saber como sua empresa se sai mês a mês, semana a semana, ou mesmo dia a dia.

Este acompanhamento é fundamental para que se identifiquem os erros que se comete em um negócio, para que as correções necessárias sejam feitas antes que estes erros prejudiquem de forma mais grave o seu negócio, de forma que medidas mais graves sejam necessárias.

Sem esta ação de acompanhamento, seu empreendimento corre um grande risco de apresentar prejuízo em pouco tempo, uma vez que os erros ficam mais difíceis de serem corrigidos após um longo período de tempo, o que pode acarretar problemas estruturais em sua empresa que levam à falência em casos mais graves.

Para saber ainda mais sobre os erros que podem comprometer o seu caminho no empreendedorismo e conhecer maneiras de aumentar as suas chances de sucesso, acesse a página da AnjoCred e leia outros artigos sobre empreendedorismo, negócios, dicas de economia, financiamentos, empréstimos, taxas de juros, consórcios, seguros, e muitos outros assuntos relacionados ao universo financeiro.

Desta maneira, você saberá como cuidar melhor do seu dinheiro, fazê-lo render ainda mais e organizar o seu orçamento, sem confundi-lo com o dinheiro de sua empresa, de forma a obter uma melhor saúde financeira tanto em sua vida pessoal como profissional.