Conheça 5 seguradoras que aceitam carro de leilão

Comprar um carro de leilão pode ser muito vantajoso, especialmente diante da crise econômica brasileira e a contenção necessária de gastos. Os preços variam entre 30% a 50% menos do que os usados vendidos em concessionárias, de acordo com a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), quitando também qualquer possível pendência anterior com o IPVA.

conheca-seguradoras-que-aceitam-carro-de-leilao

Mas como todo negócio há também desvantagens que precisam ser bem avaliadas antes de fechar negócio e decidir pela compra de leilão. Uma delas é uma possível dificuldade em fazer um seguro, já que a avaliação para esse tipo de veículos é ainda mais rigorosa e muitas seguradoras sequer aceitam fazer negócio. Se não houver justificativa para a não aceitação, a seguradora precisa informar os motivos, justificando-os.

Quais os tipos de veículos oferecidos em leilão

Esse tipo de compra deve ser feita em leilões regularizados, com registro emitido em edital público. Só assim é possível garantir a procedência do veículo disponível e o motivo que o levou a leilão. Os valores iniciais ficam disponíveis antes do leilão e serve para comparação com os praticados no mercado e nunca dê um lance com o valor maior do que ele tem.
Um dia antes do leilão, os carros são liberados para visitação, mas somente a parte exterior é vista. A interna, que inclui as peças e motor não podem ser checadas. Ainda assim é aconselhável que o comprador vá com um mecânico profissional, capaz de avaliar o preço oferecido e a qualidade do automóvel antes de fechar o negócio.
Há compradores que tem a sorte de encontrar veículos em excelente estado e um ótimo preço, bem abaixo do mercado. Mas quanto menor for o valor e melhor o carro, a dúvida aumenta sobre o que o levou ao leilão.
A maior parte dos carros disponíveis é de financiamentos que não foram pagos e o bem alienado foi recolhido, para que o leilão amorteça seu prejuízo. Em menor quantidade há os veículos de empresas que desejam trocar a frota por novos. Em geral estão em bom estado, com documentação em dia e com valores bem acessíveis.
Já os veículos vindos de seguradoras são os que precisam de um olhar mais atento. Tudo porque os carros podem ser postos a leilão por recuperação de roubo ou de acidente. Em ambos os casos o carro pode estar mais danificado do que parece, colocando em risco a segurança, o bolso do comprador e a possibilidade de fazer um seguro.
Os carros com sinistro dificilmente conseguem um seguro. Quando o veículo sofre uma colisão e é recuperado, é preciso que a seguradora apresente um documento informando o tipo de sinistro recuperado e a gravidade do dano. Há possibilidade de apresentar um dano mais leve, médio ou perda total, que serão fundamentais para a avaliação de um novo seguro. Os carros com sinistro por indenização são os que foram roubados e podem ou não estar em bom estado.

Carros vindos de financiadoras são muito bem aceitos entre as seguradoras. É bem difícil ter algum tipo de impedimento, salvo com restrições ao nome do comprador e documentação incompleta. O mesmo ocorre com carros vindos de empresas que trocam a frota, diferente da análise feita para carros vindos de seguradoras e sinistrados. .
Se após uma avaliação rigorosa a seguradora aceitar um carro recuperado, o valor pago de indenização não é integral, mas em média de 70% da tabela FIPE. Essa prática é para evitar que o comprador tenha obtido por um valor bem abaixo do mercado e ainda assim receba uma indenização total, com o valor de um carro vindo de concessionária.
Carros sinistrados de pequena e média mota têm mais chances de conseguir um seguro, desde que a avaliação seja positiva tanto para a documentação quanto da situação técnica do veículo. Já aqueles que sofreram perda total tem quase unanimidade dentre as seguradoras de receber um não. Para que exista a possibilidade de conseguir um seguro nesses casos, é preciso uma vistoria do Inmetro.
Vale lembrar que as seguradoras não podem rejeitar um veículo apenas por ter sido comprado por leilão, muito menos cobrar um valor abusivo por isso. O artigo 39 IX do Código de Defesa do Consumidor indica que a rejeição da seguradora configura como prática abusiva. Ela só pode negar caso uma vistoria técnica justifique o motivo.
Para pesquisar seguradoras que aceitam carros leiloados, listamos abaixo as mais conhecidas no mercado e que podem atender suas principais demandas:

1 – Carsystem Seguros

O seguro de veículo oferece assistência com guincho, chaveiro e troca de pneu, reparos rápidos, vidros e supermartelinho, considerado um seguro popular de proteção contra furto e roubo. O seguro é parcelado em 12 vezes sem juros, sem burocracias.

2 – Porto Seguro

Uma das mais conhecidas seguradoras do Brasil, a seguradora oferece cobertura contra danos integrais ou parciais por roubo ou furto, incêndio e colisão. Se houver roubo ou furto a seguradora paga indenização acordada em contrato e também oferece indenização a terceiros em caso de danos materiais ou físicos. A Porto Seguro também dá cobertura aos passageiros, com indenização de danos corporais em caso de acidentes. Há ainda coberturas opcionais como cobertura de vidros, acessórios, carro extra e higienização do veículo.
Dentre os benefícios, está a assistência 24 horas, desconto em estacionamentos, serviços para reparos em casa e diagnósticos gratuitos em oficinas autorizadas.

3 – Bradesco Seguro Auto

A seguradora oferece reboque dia e noite, com opções de quilometragem, escolha da data melhor para pagamento, carro reserva, repare fácil, supermartelinho, conserto de arranhados e amassados no para-choque e lateria, SOS do Waze, entre outros.

4 – Azul Seguros

A Azul Seguros possui um preço competitivo e com o mínimo de burocracia. Suas principais coberturas são de colisão, incêndio, roubo e furto e terceiros. A assistência 24 horas cobre reboque, troca de pneu, falta de combustível, chaveiro e retorno ao domicílio.

5 – BB Seguros

O seguro do Banco do Brasil oferece variações de acordo com o valor do veículo e das coberturas escolhidas. Ele inclui caminhões, táxi e pode cobrir mais de 4 veículos com o mesmo CPF ou CNPJ. As coberturas padrões são as mesmas das maiores seguradoras, como reboque, assistência 24 horas, indenização de terceiros, colisão e acidentes, acidentes naturais, roubos e furtos entre outros.
As seguradoras têm bastante cuidado em aceitar carros comprados em leilão, especialmente os que foram sinistrados. Algumas até não aceitam e quebram uma norma da lei de Defesa do Consumidor, para que seja feita vistoria e justificativa em caso de não aceitação. Saiba mais sobre seguros de carros e assuntos relacionados, no site da Anjocred. Curta, compartilhe e participe de nossa página!