Saiba como transferir financiamento imobiliário para outra pessoa

Um dos maiores desejos de muitas pessoas atualmente é conseguir a sua casa própria. Isso faz com que muitas delas busquem as melhores alternativas para conseguir este bem tão importante. Uma das opções que muita gente acaba optando é pelo financiamento imobiliário, já que esta modalidade de compra permite que se consiga pagar pelo imóvel em um maior número de prestações mensais, de modo a encaixar esta compra em seu orçamento.

saiba-como-transferir-financiamento-imobiliario-para-outra-pessoa

No entanto, não é incomum que algumas pessoas se deparem com problemas ao longo do pagamento que as impeçam de manter o financiamento imobiliário e, desse modo, precisem repassar o imóvel para outras pessoas. É neste ponto que se encontra uma das maiores e mais comuns dúvidas a respeito de financiamentos imobiliários: é possível transferir o seu financiamento imobiliário para outra pessoa?
A resposta é positiva: Sim, é possível transferir o seu financiamento imobiliário para outra pessoa! Porém, não é um procedimento tão simples e não deve, em hipótese alguma, ser feito de forma informal apenas entre as pessoas envolvidas. Isto porque todo financiamento é feito por meio da análise de um banco, o qual é o real proprietário do imóvel – até que todas as parcelas do financiamento sejam pagas.
Assim, é preciso que se siga alguns passos para a realização legal da transferência do financiamento imobiliário, de forma que todos os passos sejam registrados e autorizados, o que evita uma série de problemas para todas as pessoas envolvidas neste processo de transferência.

Como realizar a transferência de seu financiamento imobiliário

Após um acordo entre as duas pessoas de que será feita a transferência do financiamento imobiliário, é preciso que ambas dirijam-se até o banco no qual foi feito o financiamento, e solicitem a transferência para o novo comprador. Esta transferência deverá passar pelo mesmo processo de análise do banco em relação ao novo comprador, assim como feito antes de qualquer financiamento imobiliário.
Caso o banco aceite o financiamento no nome do novo comprador, é importante ressaltar que haverá taxas que deverão ser pagas no início deste processo, referentes aos trabalhos de cartório e do próprio banco, já no nome do novo comprador. Este cenário sempre leva em consideração que o novo comprador vá realizar o financiamento no mesmo banco que o comprador anterior, pois esta decisão torna o processo muito mais simples e rápido e amplia as chances de que seja aprovada a transferência do financiamento imobiliário em um menor intervalo de tempo.
No entanto, é possível também que o novo comprador decida optar por um banco diferente do atual para a realização do seu financiamento imobiliário após a transferência. Esta é uma escolha possível, embora seja necessário que se tenha em mente que isso irá gerar uma maior burocracia e, consequentemente, um maior período de espera pela aprovação da transferência de seu financiamento imobiliário.
Isto porque deve ser feito contato com o novo banco para o qual o financiamento será levado, para que esta instituição faça a compra do imóvel junto ao outro banco e, dessa forma, passe a ser o real dono do imóvel até o término das parcelas do financiamento. Assim, serão necessários alguns trâmites adicionais e um pouco mais trabalhosos, que irão demandar um maior tempo.
Essa transferência de bancos é indicada apenas se o novo comprador encontrar melhores condições de pagamentos em outra instituição bancária, como taxas de juros menores, por exemplo. Desta forma, devem sempre ser consideradas as melhores condições de acordo com a realidade financeira do comprador, para que não haja problemas ao longo do pagamento deste financiamento.

Os motivos pelos quais não se deve fazer a transferência de modo informal

Não é difícil encontrar pessoas que questionam a realização deste processo de transferência junto ao banco em um financiamento imobiliário, pois consideram a burocracia muito dispendiosa e o tempo de espera muito grande para a finalização do processo.
Porém, é importante ressaltar que, em hipótese alguma, este procedimento de transferência de financiamento imobiliário deve ser feito de modo informal, ou seja, sem a comunicação com o banco. Isto porque, legalmente, o proprietário do imóvel é o banco, enquanto o morador é o comprador até que sejam pagas todas as parcelas do financiamento.


Ao realizar uma transferência de financiamento sem a comunicação com o banco, há uma fraude que pode gerar problemas legais ou mesmo judiciais para os envolvidos, uma vez que deixam de comunicar esta transferência ao real proprietário do imóvel em busca de economia financeira.
Este tipo de ação pode levar até mesmo a um pedido de desocupação do imóvel por parte do banco caso seja descoberta a transferência ilegal de comprador, pois há um prejuízo financeiro ao banco. Assim, os riscos são muito grandes para todos os envolvidos – o prejuízo pode ser muito grande em decorrência desta ação ilegal.
Além disso, sem a transferência oficial do financiamento imobiliário, as parcelas permanecem em nome do comprador inicial, assim como o próprio imóvel ao final do pagamento deste financiamento. Em alguns casos, como divórcios, dívidas, ou mesmo a morte do comprador inicial, o morador pode perder seu imóvel por não ter feito a transferência de maneira correta durante o pagamento do financiamento.
Assim, a realização de um “contrato de gaveta”, como é conhecida esta prática de transferência informal de financiamento imobiliário, é um processo altamente perigoso para os envolvidos, além de algo ilegal e que pode lhes causar um prejuízo muito maior em comparação com os gastos de uma transferência legal e oficial, que lhes garantirá uma maior tranquilidade com relação ao seu imóvel.
Desta forma, é importante que se busque sempre manter seus contratos e financiamentos de forma clara com relação a todos os envolvidos, para evitar não apenas dores de cabeça, como também enormes prejuízos financeiros que uma ação ilegal poderia lhe causar.
Se você deseja transferir o seu financiamento imobiliário, busque o seu banco e mantenha uma relação aberta e bastante clara sobre este processo, para que a transferência não signifique problemas maiores no futuro, inclusive com o próprio banco, que poderia lhe negar crédito no futuro.
Para saber ainda mais sobre transferências de financiamentos imobiliários e financiamentos no geral, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre este e diversos outros temas relacionados ao universo financeiro – como empréstimos, seguros, taxas de juros, controle de gastos, planilhas de orçamento e muito mais. Assim você poderá saber não apenas como cuidar melhor do seu dinheiro, mas também a identificar melhores as oportunidades de investimentos e até mesmo iniciar sua reserva financeira de emergência, para não ficar sem dinheiro em situações inesperadas – ou mesmo entrar em caminhos que levam ao acúmulo de dívidas no futuro!