Como se organizar financeiramente durante essa pandemia?

O novo coronavírus, o Covid-19, chegou ao Brasil. Isso é uma realidade. O cenário de uma pandemia assusta e gera um grau de preocupação na maioria das pessoas, ainda mais quando se tem a orientação de fechar as portas do comércio e praticar o isolamento social. Ou seja, tudo parado, inclusive a economia.

É justamente neste ponto que está o medo de muita gente: a economia. Como se manter financeiramente durante esse tempo de pandemia? Será que as reservas serão suficientes? E quando não se tem reserva, como fazer? Há previsão de quanto tempo essa pandemia vai durar? O que fazer se ela se estender por muito tempo?

Essas são apenas algumas das milhares de perguntas que predominam na mente neste momento, não é mesmo? Calma! Vamos lá. Com este artigo, você saberá como se organizar financeiramente durante essa pandemia, para que possa levar uma vida mais leve e mais tranquila, sem preocupações desnecessárias.

O impacto gerado na economia por uma epidemia

A primeira coisa que você precisa saber é que, de fato, uma pandemia causa impacto direto na questão econômica. E não só na sua, mas da sua cidade, do estado, do país e do mundo, como neste caso do coronavírus.

A Bolsa de Valores já caiu cerca de 35% desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou a pandemia. Além disso, a taxa Selic quase encosta na inflação, estando cada vez mais baixa. Isso reflete no seu orçamento pessoal, indiretamente. Com preços mais elevados e comércio paralisado, você terá que pagar mais caro por produtos que antes tinham um preço menor.

Se você já possui um planejamento financeiro, essa é a hora de sentar e ajustá-lo para esse momento. Se esse for o seu caso, você já está acostumado e saberá como fazer. Se o planejamento financeiro ainda não faz parte da sua vida, esse é o momento de começar a colocá-lo em prática e você vai aprender a fazer isso agora.

Como fazer um planejamento financeiro para sobreviver nesta pandemia?

Para começar o seu planejamento financeiro, você precisa ter uma visão clara da sua realidade. Primeiramente, você tem alguma reserva? De quanto? Não tem? Por onde pode começar a economizar para gerar esse fundo?

Depois de analisar e entender a sua situação financeira neste momento, vamos ao passo a passo para o seu planejamento, para passar por esse momento de epidemia e, ainda, levar esse conhecimento e controle para além dela.

No que você tem gastado?

Para aprender a economizar, você precisa saber para onde está indo o seu dinheiro. Neste momento de crise, é fundamental que você dê a preferência para os gastos essenciais, como as compras de supermercado, contas fixas (água, luz) e farmácia. De forma bem resumida, esses são os gastos necessários que você precisará arcar neste momento.

Os demais, como viagens, passeios e até alimentação fora de casa devem ser cortados. Como você está em casa, prefira fazer as compras no mercado e preparar a sua própria comida. Além de evitar uma possível contaminação, você também economiza.

Anote os seus gastos, faça uma planilha. Assim você consegue visualizar melhor no que está gastando e entenderá onde pode economizar ainda mais.

Não cancele, adie festas e viagens

Quando falamos em deixar de lado as viagens e passeios, não se trata de cancelar. Converse com as empresas, caso já tenha esses programas feitos, para adiar para uma data depois que esse momento conturbado passar. Ao fazer isso, você não deixa de ter o seu passeio e também contribui para que a economia continue girando.

Quite as dívidas que forem possíveis

Se você tem uma boa reserva financeira e pode quitar alguma dívida, não pense duas vezes. Claro, você precisa se controlar e ter uma quantia guardada, mas o pagamento de dívidas lhe dará maior liberdade financeira neste tempo de pandemia e evitará que você pague juros.

Prefira as compras à vista

Pagar as contas à vista também é uma ótima alternativa. Isso te dá mais autonomia para que você consiga controlar o seu dinheiro. Comprar só quando se tem a quantia necessária para o pagamento à vista, pode até parecer limitador, mas com o tempo você percebe que foi a melhor escolha.

Estoque só o que for realmente necessário

Esse é um ponto muito importante. Diante de um cenário de pandemia como esse do coronavírus, as pessoas têm o costume de querer estocar o máximo de alimentos possível. Essa medida não é necessária e pode prejudicar a sua economia. Alguns alimentos podem ser estocados, até para que você evite sair de casa com frequência. Mas nada além do que uma ou duas semanas.

Considerações finais

E aí, entendeu como fazer o seu planejamento financeiro neste momento de pandemia? E por último, a dica é: comece a sua reserva de emergência agora. Não importa se é muito ou pouco, o que vale é guardar! Gostou do nosso conteúdo? Confira mais dicas aqui no nosso blog!