Encontre já o seguro de vida ideal para você

Os seguros de vida não são tão populares no Brasil quanto os de saúde e automóvel, mas tem se popularizado aos poucos com o acesso a informações. Importante forma de se proteger contra as surpresas da vida, o seguro de vida é um dos produtos mais necessários do mercado, já que protege famílias contra eventuais problemas com seu provedor.

Mas obter um seguro de vida não é escolher o mais barato e acreditar que fez um bom negócio. Existe inúmeras coberturas que se encaixam a cada tipo de perfil, variando de preço e benefícios. Como há muitas empresas no mercado, é preciso também estar atento a sua idoneidade para não ficar no prejuízo.

Não perca a oportunidade de se proteger com um seguro de vida

A escolha e aquisição de um seguro de vida é uma decisão importante. Afinal, trata-se da sua segurança pessoal e da sua família, sendo fundamental que ela seja embasada em dados concretos sobre o serviço que está adquirindo. Para isso, uma pesquisa entre seguradoras mais confiáveis, ajuda a se direcionar para o tipo de cobertura mais adequado a sua necessidade.

Há ainda uma cultura de não dar relevância a esse tipo de proteção. Enquanto muitas famílias gastam mais de dois mil reais por um seguro anual de automóvel, visando proteger o bem material, as mesmas acabam hesitando em destinar parte de seu orçamento a um seguro de vida. A falta de cuidado com vidas humanas tem a ver com a dificuldade do brasileiro em encarar a morte. Como ela é inevitável e pode acontecer de forma surpreendente, é como se abordá-la ou se preparar para ela fosse atraí-la.

Na prática é o oposto. Quando o provedor de uma família está coberto por um seguro de vida, ele se sente muito menos pressionado e estressado em cuidar de sua família. Com o seguro ele sabe que se lhe acontecer algo, até mesmo doença grave ou deficiência, ele poderá manter sua família protegida financeiramente.

As superstições que envolve o tema da morte é um fator determinante nas decisões sobre ter ou não um seguro de vida. A hipótese de trazer mau agouro acaba tirando do foco um benefício muito importante para todos. Há ainda a dificuldade em manter o controle sobre as finanças pessoais mensais, onde acrescentar um valor pode prejudicar bastante o orçamento.

Para ambos a informação pode trazer importantes benefícios e ajudar a manter um seguro de vida. Quando se sabe os fundamentos de um seguro de vida e os tipos de cobertura que oferecem, há muito mais um alívio do que receio da morte. Há planos que envolvem a cobertura de despesas médicas, hospitalares e odontológicas, invalidez, doenças graves e auxilio funeral, em momentos que não dá para pensar em custos. Outros são ainda mais abrangentes, envolvendo despesas educacionais, seguro desemprego, quitação de dívidas, seguro viagem e habitação, entre outros.

Outro tipo de seguro pouco comum há tempos atrás é o seguro de vida resgatável. O segurado mantém sua proteção conforme acordado pela cobertura, até que após uma carência pré-estabelecida ele pode resgatar o valor total com todos os juros e correções que teria direito em outros investimentos.

Mesmo para esse perfil de seguro de vida, ele é uma proteção social básica e não um investimento. Considerado indispensável para o núcleo familiar, especialmente nos tempos atuais de desemprego e crise econômica, ele vai muito além do pagamento de sinistro após a morte do provedor.

Escolha o melhor para sua vida

Escolher o seguro mais adequado a sua vida e expectativa é fundamental. Ele evita gastar dinheiro com coberturas que não são necessárias e valoriza aquelas mais de acordo com suas necessidades. Como por exemplo cobertura para doenças graves como câncer, infarto e AVC, seguro viagem entre outros.

É difícil mensurar as possíveis dificuldades financeiras que sua família pode passar com sua ausência, mas esse cálculo é fundamental para chegar a um valor na hora de acertar o seguro. Nesse momento, quanto mais houver planejamento financeiro, mais fácil será esse cálculo, já que os recebimentos e custos estão dentro de limites determinados, contando ainda com reservas emergenciais.

A educação financeira ajuda a ser mais realista sobre a atual situação financeira, sem colocar no papel possibilidades sem consistência. Para facilitar a escolha, listamos abaixo alguns itens que devem ser considerados:

1 – Quais as coberturas oferecidas por cada seguro pesquisado

Cada seguro possui coberturas básicas, que variam entre si, além de coberturas adicionais. O mais básico de todos cobre a morte do titular, com o pagamento de sinistro para a pessoa que ele nomear como beneficiário.

Há quem acredite ser importante decidir pela cobertura por invalidez, que cobre financeiramente o rompimento das atividades profissionais e ajuda a dar suporte as novas necessidades como fisioterapia, equipamentos e medicação. Quem faz viagens para o exterior, pode optar pela cobertura adicional de seguro viagem, para ficar protegido durante o período que estiver fora.

2 – Leia o contrato

Todos os itens escolhidos devem estar discriminados em contrato. Nada pode ficar acertado sem que exista registro sobre o acordo. O contrato tem que deixar claro as obrigações do segurado, como valores, datas de pagamento e exigências para que o sinistro seja liberado, assim como a empresa também deve ter obrigações como o pagamento acordado e como será o procedimento diante das coberturas.

3 – Exija a apólice

Após o contrato assinado, o segurado precisa receber sua apólice, um documento selado entre ambas as partes, contendo todas as cláusulas contratuais. Nela estarão todos os dados do segurado e seus beneficiários, que não pode conter nenhum erro sob pena de perder sua validade.

4 – Variação de preços e pagamentos

Cada seguradora oferece pacotes diferenciados, de acordo com a idade, situação financeira, tamanho da família, tipo de trabalho e valor de recebimento desejado entre outros. Cada parcela do seguro será composta de acordo com esses itens e quanto mais velha for o segurado e quanto maior o desejo de recebimentos, maior também será o valor das parcelas. Caso o segurado não tenha mais informações sobre seu plano, pode obter informações diretamente com a monetizadora.

5 – Beneficiários

A indenização aos beneficiários é escolhida pelo segurado, não sendo obrigatoriamente direcionado a sua família. Mas há critérios para acordos, que garantem os bens dos herdeiros naturais. Para que tudo saia de acordo, é importante ler muito bem o contrato e tira rãs dúvidas com o contador.

6 – Simule propostas e identifique sua cobertura ideal

A maior parte das seguradoras esta presentes no ambiente web, de onde é possível preencher seus dados e aguardar posição da empresa. As simulações presentes ajudam muito a esclarecer não só o momento atual, bem como entender como era o passado e os possíveis erros cometidos.

A escolha do seguro de vida é muito mais importante do que a maior parte da população imagina. Mas é preciso ser bastante seletiva antes de começar e a Anjocred tem várias dicas valiosas em seus artigos.