Afinal, qual a diferença entre seguro rural e seguro agrícola?

Os produtores rurais desempenham uma importante função no desenvolvimento e na economia do Brasil, sendo responsáveis por grande parte da produção de alimentos no país. Esta produção pode ser tanto de produtos de origem agrícola quanto pecuária, que compõem uma quase totalidade na alimentação das famílias brasileiras.

seguro rural seguro agricola

Para que estes produtores possam desempenhar sua função da melhor maneira possível, garantindo uma produção de qualidade e na qual os produtores rurais não sofram com o risco de prejuízo, existe uma série de serviços que podem ser obtidos tanto por meio de projetos governamentais quanto por meio de serviços privados.

Um dos mais importantes serviços oferecidos a estes produtores rurais é o seguro, que pode te garantir uma cobertura contra diversos tipos de acidentes e situações inesperadas que comprometam a sua produção. Estas situações podem gerar um grande prejuízo aos produtores rurais, comprometendo sua fonte de renda, sendo fundamental o uso do seguro para que não sofram com problemas financeiros.

No entanto, existem alguns pontos que podem causar confusão entre os produtores rurais, fazendo com que não saibam exatamente qual o serviço correto que deve ser contratado. Isto ocorre principalmente entre o seguro rural e o seguro agrícola, fazendo com que muitas pessoas não compreendam qual a real diferença entre estes dois tipos de seguro.

O que diferencia o seguro rural do seguro agrícola

Para que você possa compreender melhor quais as diferenças do seguro rural para o seguro agrícola, vamos especificar a seguir, quais as formas de se utilizar estes seguros, podendo assim, saber qual utilizar quando houver a necessidade de buscar por um destes seguros. Confira:

Seguro rural

O seguro rural é a modalidade de seguro mais ampla, atendendo a todos os tipos de produtores rurais, permitindo assim, que qualquer atividade relacionada à produção rural esteja segurada, o que evita prejuízos em qualquer área da produção rural, independentemente da atividade exercida pelos profissionais e de sua capacidade de produção.

Desta maneira, o seguro rural pode ser subdividido em uma série de modalidades, de forma que atenda às diferentes necessidades dos produtores rurais. Estas subdivisões do seguro rural são as seguintes:

  • Seguro pecuário;
  • Seguro agrícola;
  • Seguro de penhor rural;
  • Seguro de florestas;
  • Seguro de benfeitorias;
  • Seguro aquícola;
  • Seguro de cédula do produtor rural;
  • Seguro de produtos agropecuários;
  • Seguro de vida do produtor rural.

Assim, o seguro rural é uma modalidade de seguro bastante completa, que pode atender a qualquer tipo de produtor rural. Porém, no caso do seguro rural, não é apenas a produção rural que é protegida, mas também os equipamentos, trabalhadores, produtos, além do próprio produtor rural, que pode contar com o seguro de vida.

Isto faz com que o seguro rural seja uma importante ferramenta para que os produtores rurais não precisem se preocupar com possíveis prejuízos causados por qualquer motivo, podendo focar toda sua atenção em seu trabalho para produzir mais e com maior qualidade.

Seguro agrícola

Como citado anteriormente, o seguro agrícola é uma subdivisão do seguro rural. Ou seja, o seguro agrícola faz parte do seguro rural, sendo muito mais específico, tendo uma cobertura voltada para os produtores agrícolas e suas necessidades que se distinguem dos produtores pecuários, por exemplo.

Desta maneira, o seguro agrícola oferece uma segurança para o produtor rural, desde o plantio de seus produtos, de forma que seu investimento esteja garantido e livre de prejuízos, independentemente dos eventos futuros.

Esta cobertura protege o produtor rural contra diferentes tipos de situações, dentre as quais estão os eventos climáticos, um dos maiores problemas que as plantações podem possuir. Assim, eventos como granizo, geadas, vendavais, excesso ou falta de chuva, ou qualquer outro problema de origem natural que possa causar prejuízos para uma plantação, estarão segurados, evitando prejuízos ao produtor rural.

Além disso, o seguro agrícola também pode garantir uma cobertura muito mais ampla, com relação a eventos não naturais, como, por exemplo, incêndios, enchentes, ou até mesmo a não germinação da plantação. Isto faz com que a cobertura seja muito mais completa e ofereça a tranquilidade necessária para que o produtor rural não sofra com a perda de sua renda, que é gerada de forma exclusiva pelas plantações.

Com esta utilização do seguro agrícola, o produtor rural que se dedica exclusivamente a agricultura, não corre o risco de ter sua renda afetada, podendo ter uma forma de se manter e se planejar para o próximo plantio, mesmo quando precisar enfrentar problemas relacionados à sua colheita.

Por se tratar de seguros que podem ser obtidos em bancos e instituições financeiras privadas, é importante que se saiba sempre qual a melhor opção para contratar o seguro rural ou o seguro agrícola. Para isso, é importante que se observe sempre as taxas e valores cobrados por estas empresas para fornecerem o serviço de seguro.

Este valor pode ser maior ou menor, de acordo com o tamanho de sua propriedade e o volume de sua produção, de forma que se possa garantir a cobertura completa no caso de perdas ou acidentes que prejudiquem a sua produção.

Devido a esta grande importância que o seguro rural e o seguro agrícola trazem consigo, também é muito importante que se verifique a qualidade e reputação da empresa na qual o serviço será contratado.

Buscar pela opinião de outros clientes, a qualidade do atendimento e as avaliações desta empresa, são boas maneiras de se conseguir identificar a melhor companhia para garantir o seu seguro e uma maior tranquilidade para trabalhar exclusivamente na produção rural e agrícola.

Agora que você conhece melhor as diferenças e as aplicações de um seguro rural e um seguro agrícola, observe a sua necessidade de contar com este tipo de serviço e garantir uma produção rural muito melhor.

Assim, você poderá se concentrar exclusivamente em realizar um trabalho muito melhor e mais cuidadoso, sem precisar se preocupar com possíveis prejuízos que sua plantação poderá sofrer, uma vez que todas as situações estarão cobertas e seguradas com este tipo de serviço voltado exclusivamente para os produtores rurais e agrícolas.

Para seguir ampliando seu conhecimento a respeito do universo financeiro e todos os serviços disponíveis, como os diferentes tipos de seguro, financiamentos, empréstimos, consórcios, taxas de juros e muitos outros assuntos, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre estes e vários outros temas.

Assim, você poderá saber como cuidar melhor do seu dinheiro e identificar as melhores oportunidades de negócio e investimento, de modo que se consiga um maior controle e organização de seu orçamento familiar, podendo até mesmo, começar a guardar dinheiro para situações de emergência, como acidentes ou problemas de saúde, por exemplo.