Garantir a segurança de seu carro e evitar possíveis prejuízos é algo que todos os donos de veículos desejam. Por conta disso, há sempre um interesse muito grande em possuir um seguro de automóvel, de forma que, caso se envolva em qualquer tipo de acidente ou problema no trânsito, não se tenha um grande prejuízo financeiro.
Porém, existem muitas dúvidas relacionadas a isso, especialmente por conta da obrigatoriedade de se contar com este tipo de serviço. Ou seja, muitas pessoas ficam em dúvida se, ao comprar um veículo, é obrigatória a aquisição de um seguro automotivo.
Este questionamento é ainda mais confuso para algumas pessoas por conta do seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotivos Terrestres), o qual, este sim, é obrigatório para todos os motoristas. Por conta disso, há um questionamento sobre a necessidade de se contratar outro tipo de seguro para o seu carro, e, assim, precisar ter um custo adicional para a proteção do veículo.
A resposta para estas dúvidas está exatamente neste ponto, pois o seguro DPVAT não garante que você não tenha prejuízos com o seu veículo, caso este se envolva em qualquer tipo de acidente. Diferentemente disso, o seguro DPVAT possui a função de garantir coberturas a despesas médicas a pessoas que tenham sido vítimas de acidentes no trânsito.
Ou seja, se você precisar de atendimento médico por conta de um acidente com o seu veículo, as despesas médicas poderão ser pagas por meio do acionamento do seguro DPVAT. Entretanto, qualquer outro tipo de dano ou prejuízo material não conta com este tipo de cobertura, de modo que o prejuízo será do proprietário do veículo.
Além disso, o seguro DPVAT também pode garantir aos envolvidos em acidentes, o pagamento de indenizações em casos de falecimento de algum dos envolvidos na situação, bem como em casos de invalidez temporária ou permanente que sejam decorrentes do acidente sofrido no trânsito.
Outro ponto que diferencia o seguro DPVAT dos seguros adicionais que podem ser contratados, é que neste serviço não há uma avaliação de culpados pela situação do acidente, mas sim o pagamento de despesas e indenizações referentes à gravidade de suas lesões e consequências.
Mesmo que não seja um seguro completo, o DPVAT é obrigatório, e deve ser pago por todos os motoristas, sem que isso seja uma questão de escolha. O pagamento deste seguro acontece por meio do pagamento do IPVA de seu veículo, ao qual o valor do seguro já está incluso no preço pago.
Assim, ao comprar um carro novo e pagar o seu IPVA, você já estará com o seguro DPVAT pago, e poderá acioná-lo a qualquer momento, caso seja envolvido em um acidente de trânsito e precise de atendimento médico, internação, cirurgia ou algo do tipo.
Ou seja, possuir um seguro automotivo é obrigatório, mas isso já é atendido por meio do seguro DPVAT e pelo imposto pago para que o seu veículo esteja regularizado para uso, o IPVA. Entretanto, para quem busca eliminar o risco de prejuízo com o seu veículo, isso pode não ser o suficiente, de modo que se tenha custos elevados, caso você se envolva em um acidente de trânsito.
Saiba por que você deve contratar um seguro de automóvel
Desta maneira, o ato de contratar um seguro automotivo complementar, com uma seguradora ou uma instituição financeira, não é obrigatório, pois já existe o seguro DPVAT. No entanto, este tipo de serviço é bastante recomendado, e pode lhe garantir uma tranquilidade financeira muito maior em relação ao seguro obrigatório.
Isso porque, diferentemente do DPVAT, o seguro de automóvel possui uma cobertura muito mais completa, inclusive com relação aos danos materiais que seu veículo possa vir a sofrer em caso de acidentes no trânsito. Desta maneira, reparos, consertos, ou mesmo o serviço de guincho, podem ser pagos pelo seu seguro, o qual ainda pode lhe oferecer, por exemplo, um carro reserva para que você não fique sem carro durante a realização dos reparos necessários.
Outra diferença importante, é que o seguro automotivo contratado por você junto a uma seguradora possui, em geral, a cobertura contra roubos e furtos. Ou seja, mesmo que você seja vítima de um assalto e tenha o carro levado pelos assaltantes, ou se seu carro for roubado em um estacionamento, por exemplo, você não terá este prejuízo, que será coberto pelo seguro.
Como o Brasil possui muitas cidades que sofrem com a violência urbana e como os veículos são bens de alto valor e muito visados por assaltantes, este tipo de cobertura é bastante importante. E um dos principais fatores que fazem do seguro automotivo um serviço indispensável para os donos de veículos.
Além disso, existem ainda outros tipos de assistências oferecidas pelas empresas seguradoras aos veículos, como serviços mecânicos, revisões, entre outros serviços que podem ser solicitados a qualquer momento, caso sejam necessários. Desta forma, mesmo nos serviços mais rotineiros e que são necessários para a manutenção do seu veículo, os custos não irão gerar prejuízo a você.
Ou seja, mesmo que não seja um serviço obrigatório, contratar um seguro automotivo para o seu veículo é algo muito indicado, e que pode ser de uma serventia muito maior do que o próprio seguro obrigatório. Desta forma, é melhor que o dinheiro pago em um seguro seja visto como um investimento e uma prevenção, e não apenas como um gasto desnecessário em seu orçamento.
Assim, busque pelas opções de serviços de seguros automotivos e avalie quais oferecem as melhores coberturas e possuem um custo que se encaixa em seu orçamento, para que possa contratar o melhor seguro automotivo de acordo com a sua realidade financeira e as suas necessidades, bem como as de seu veículo.
Desta forma, você poderá seguir o que manda a legislação de trânsito brasileira, com o pagamento do seguro DPVAT, mas sem deixar que o seu veículo, um bem de alto valor financeiro, esteja desprotegido e possa lhe gerar qualquer tipo de prejuízo financeiro em casos de acidentes no trânsito, ou qualquer outra situação imprevista.
Para saber ainda mais sobre as vantagens de se contratar um seguro de automóvel, bem como as maneiras de garantir que você escolha o melhor serviço para você e seu veículo, acesse a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados, como os demais tipos de seguros, empréstimos, financiamentos, taxas de juros e muito mais.
Com isso, além de garantir a segurança de seu patrimônio, você ainda poderá saber como valorizar ainda mais o seu dinheiro, fazê-lo render mais e evitar qualquer tipo de problema financeiro, como as dívidas e a inadimplência, por exemplo.
–