Saiba se você pode assumir o financiamento de outra pessoa

Conseguir comprar um bem de alto valor, como um veículo, ou um imóvel, por exemplo, é algo bastante difícil e exige um investimento ao qual muitas pessoas podem não ter acesso. No entanto, isso não significa que estes bens não possam ser adquiridos pelas pessoas, uma vez que são bens de grande necessidade, seja para a moradia ou a locomoção durante o dia a dia.

Uma forma de conseguir realizar estas dicas é por meio de um financiamento, ou seja, uma compra parcelada deste bem, de modo que o seu pagamento seja dividido em um determinado número de parcelas. Assim, você pode começar a usufruir deste bem, sem que seja preciso desembolsar uma quantia muito elevada de uma única vez.

Com isso, é muito grande o número de pessoas que realizam as compras de veículos e imóveis por meio de um financiamento, para que o seu pagamento possa se adequar ao seu orçamento familiar. Porém, as mudanças financeiras, dificuldades pontuais, necessidade de dinheiro, ou muitos outros fatores, podem fazer com que algumas destas pessoas não possam seguir com o pagamento de seu financiamento, e desejem passar este bem para outra pessoa interessada.

Para quem busca por um imóvel, ou um veículo, isso pode ser uma oferta interessante, uma vez que o número de parcelas a serem pagas é menor, e os compradores originais, que realizaram o financiamento, desejam apenas o valor já investido nesta transição. Isso faz com que muitas pessoas se interessem em assumir o financiamento de terceiros, para que possam comprar estes bens de forma mais rápida.

No entanto, é preciso que se tenha muito cuidado na realização desta escolha, pois assumir o financiamento de outra pessoa não é algo tão simples quanto pode parecer, e há, até mesmo, o risco de que esta transferência seja negada pelo banco no qual o financiamento foi realizado.

Isso ocorre porque, em um financiamento, o banco adquiri o bem do vendedor, e o repassa para o comprador final, de modo que o banco é o verdadeiro dono do imóvel ou veículo até que esta compra seja quitada. Assim, esta negociação de se assumir o financiamento de outra pessoa não pode ser feita apenas entre o comprador original e a pessoa interessada em assumir esta compra.

Dessa forma, a pergunta inicial tem uma resposta positiva, pois, sim, é possível assumir o financiamento de outra pessoa, mas isso não significa que este procedimento seja simples, e deve ser realizado com todo o cuidado necessário para que você não tenha prejuízos ou problemas posteriores.

Saiba o que você deve fazer para assumir o financiamento de uma outra pessoa

Um erro bastante comum que as pessoas costumam cometer ao assumir o financiamento de outra pessoa é realizar esta negociação apenas com o responsável pelo financiamento. Em geral, estas pessoas fazem um acordo e possuem o chamado “contrato de gaveta”, no qual as parcelas do financiamento seguem em nome do comprador original e passam a ser pagas por quem assumiu esta dívida.

O maior problema deste tipo de negociação, é que este “contrato de gaveta” não possui valor legal algum, pois é completamente irrelevante legalmente, uma vez que o proprietário do bem, o banco em que o financiamento foi feito, não tomou ciência desta transferência. Ou seja, se você possuir um acordo deste tipo, você pode perder o dinheiro investido e ficar sem o bem, uma vez que seu acordo não possui legalidade.

Assim, o ideal é que, ao assumir o financiamento de uma outra pessoa, você siga os passos corretos deste tipo de procedimento, para que possa realizar a compra do bem desejado e não correr riscos de prejuízos, ou mesmo processos legais.

Dessa forma, o primeiro passo a ser tomado para que se possa assumir o financiamento de uma outra pessoa é, em conjunto com este comprador original, procurar o banco para informar o desejo de realizar esta transferência. Ao tomar conhecimento disto, o banco realizará uma avaliação de crédito do comprador interessado, assim como a realizada para a realização do financiamento original.

Para que possa haver a transferência do financiamento, é preciso que esta avaliação de crédito seja aprovada, pois, caso o banco veja o novo comprador como um risco de prejuízo, a negociação pode não ser aceita pelo banco. Caso a avaliação seja positiva, os interessados poderão, então dar prosseguimento ao processo de transferência de seu financiamento.

Esta transferência deverá ser feita com um novo contrato, no qual as parcelas já pagas pelo comprador original serão descontadas, e os valores poderão ser atualizados, de acordo com taxas de juros e inflação, por exemplo. Este novo contrato deve ser registrado em cartório, e possuir um registro de transição, como o ITBI, no caso de imóveis.

Apenas após este registro e o pagamento de suas taxas é que o contrato deverá ser novamente levado ao banco em que o financiamento foi realizado, para que o novo comprador possa, enfim, assumir as parcelas restantes.

Com todos estes detalhes, você pode verificar que se trata de um processo bastante complexo e que possui alguns custos, além do risco da não aceitação de sua avaliação de crédito por parte do banco. Desta maneira, é importante que se tenha um bom planejamento, e uma análise cuidadosa antes de investir neste tipo de negociação.

Porém, mesmo com todas estas etapas, custos e a burocracia existente no processo de se assumir um financiamento iniciado por outra pessoa, é importante que sejam seguidas estas etapa, pois são estes cuidados que irão lhe garantir segurança em sua negociação e tranquilidade quanto à aquisição de seu bem.

Agora que você sabe como assumir o financiamento de outra pessoa, pesquise sobre possíveis opções de compra de bens de alto valor desta forma, para que você possa adquirir estes bens de forma mais rápida, sem precisar passar por um parcelamento muito prolongado.

No entanto, tenha em mente que será preciso pagar uma quantia referente aos valores já pagos ao comprador original, o que requer que se tenha algum dinheiro a ser investido nesta compra.

Para saber ainda mais detalhes sobre a realização de financiamentos e os detalhes deste tipo de serviço financeiro, acesse a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, como empréstimos, seguros, taxas de juros, cartões de crédito, utilização de planilhas financeiras e muito mais.

Com estas informações você poderá saber como cuidar ainda melhor do seu dinheiro, identificar as melhores oportunidades de investimento de acordo com a sua realidade financeira e evitar qualquer tipo de problema financeiro, como as dívidas, a inadimplência e todas as suas consequências negativas para a sua saúde financeira!