O empreendedorismo feminino está em alta, pois, cada vez mais, as mulheres estão ganhando espaço e o Brasil ocupa a sétima posição em proporção feminina entre os empreendedores iniciais, especialmente na área de finanças. Isso significa que o número de empresas e negócios, sejam eles grandes, médios ou pequenos, liderados por mulheres aumenta significativamente a cada ano no país.
Mais do que isso, as empresas lideradas por mulheres têm apresentado números bastante positivos, mesmo em meio à crise enfrentada nos últimos anos. Desta forma, é natural que as pessoas passem a ver a atuação destas mulheres empreendedoras como um caminho a ser seguido, pois suas decisões e formas de lidar com os desafios podem inspirar e ajudar qualquer pessoa em suas vidas.
Assim, veja a seguir algumas das principais lições de mulheres empreendedoras que você pode aplicar em sua vida e ter resultados muito melhores, especialmente em sua forma de lidar com o dinheiro, seja na liderança de uma empresa ou no controle de seu orçamento familiar. Confira:
– Não use toda sua reserva na abertura de um negócio.
O planejamento financeiro é a primeira grande lição a ser aprendida com o empreendedorismo feminino, e pode fazer toda a diferença para o sucesso da empresa. Sendo assim, vale lembrar que é importante não usar toda a sua reserva para abrir um negócio próprio.
A reserva financeira nada mais é do que uma reserva para emergências para um imprevisto ou momento de crise e deve ser constituída de, no mínimo, 3 meses do seu custo de vida. Ou seja, se para passar o mês, pagar as contas, investir, e de quebra ainda se divertir com os amigos no fim de semana, você precisa de dois mil reais, logo sua reserva de emergência deve conter o triplo desse valor.
O ideal é separar um valor para capital de giro logo no início e não correr o risco de usar todo o dinheiro no primeiro mês ou até mesmo antes de começar a empresa e ter que fechar as portas.
É importante também pensar numa quantia para manter a empresa funcionando enquanto o lucro não vem, o que pode levar, em média, até dois anos após o início de sua atuação. Isso evita uma grande dor de cabeça logo no início do seu negócio.
Além disso, o ideal é que sua reserva de emergência, pessoal e a de sua empresa, sejam mantidas em uma aplicação com liquidez para que você possa sacar quando for necessário. Isso fará este dinheiro, mesmo antes de ser utilizado, render mais e lhe garantir uma maior facilidade em sua utilização posteriormente.
– Fuja de sua zona de conforto
De uma maneira geral, as mulheres são conhecidas pela sua produtividade e por serem pessoas multitarefas. Afinal, profissionais do sexo feminino costumam desdobrar-se em várias atividades, principalmente se combinam o trabalho com a criação dos filhos, organização de sua casa, entre outras atividades cotidianas.
Sendo assim, para abrir um negócio ou controlar melhor o seu dinheiro, ainda será necessário estudar muito e de forma contínua. Mesmo que se tenha o mínimo de conhecimento em gestão, antes mesmo de abrir o seu negócio, busque cursos e habilidades que te ajudarão a gerenciar sua empresa. Sempre há o que aprender.
Assim, com este aprimoramento de seus conhecimentos, seja com estudos por conta própria, ou com a realização de cursos específicos, você poderá sair de sua zona de conforto e se aprofundar em novos temas, de forma que se torne uma pessoa ainda mais capacitada. Além disso, é imprescindível evitar desculpas como a falta de tempo para esta capacitação, pois pessoas multitarefas, como empreendedoras femininas, devem encaixar este tipo de atividade em seu cotidiano para que possam melhorar seu desempenho ainda mais.
– Busque sempre uma maneira de inovar
A criatividade é uma característica bastante comum à maioria das mulheres empreendedoras, e uma das lições que devem ser aprendidas com estas profissionais e utilizadas em sua vida, seja no aspecto pessoal ou no profissional.
Em geral, as mulheres empreendedoras apresentam uma grande facilidade em conseguir inovar no modo de sua atuação no mercado, o que ajuda suas empresas a se destacarem da concorrência e atrair um maior número de clientes. Ou seja, estas profissionais buscam maneiras de se diferenciar por meio da inovação, de modo que seu trabalho possa ser mais bem visto por qualquer pessoa.
Assim, o ideal é que você também busque por esta inovação em seu dia a dia, pois isso pode lhe permitir encontrar maneiras diferentes e melhores de fazer o seu trabalho ou de organizar suas tarefas. Isso poderá otimizar seu tempo, melhorar seus resultados e garantir maiores chances de sucesso profissional, a exemplo destas mulheres empreendedoras.
– Faça aquilo que você gosta
Um ponto comum para a maior parte das mulheres empreendedoras no Brasil é que suas empresas estão ligadas com segmentos de seu interesse, seja no setor de vendas, serviços ou qualquer área comercial. Além disso, outro ponto comum na maioria dos casos é que esta área não possuía relação com seus trabalhos anteriores.
Isso indica que estas mulheres saíram de áreas nas quais não se viam profissionalmente realizadas e buscaram ingressar no mercado em setores de seu interesse. Assim, além de fazer um trabalho voltado para a área em que gostariam de atuar, ainda podem utilizar sua expertise para conseguir desempenhar este trabalho de maneira mais atrativa a seus clientes e, consequentemente, conquistarem melhores resultados.
Desta maneira, buscar trabalhar em áreas de seu interesse é mais uma lição que as mulheres empreendedoras podem deixar a qualquer pessoa, pois desta forma o seu desempenho será melhor e haverá uma satisfação em sua carreira profissional. Mesmo que seu trabalho atual não esteja ligado a este segmento desejado por você, busque estudar e se especializar para ingressar nesta área no futuro.
Agora que você conhece algumas das maiores lições que pode aprender com mulheres empreendedoras, coloque este conhecimento em prática em seu dia a dia, tanto em sua vida pessoal quanto profissional, e tenha resultados muito melhores, seja na sua forma de lidar com o dinheiro, trabalhar ou estudar para conseguir sucesso no futuro.
Para saber ainda mais sobre o trabalho de mulheres empreendedoras e suas lições que podem ser utilizadas em sua vida, visite a página da AnjoCred e acompanhe nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, como empréstimos, financiamentos, seguros, consórcios, taxas de juros, controle de gastos, uso de planilhas financeiras e muito mais.
Desta forma você poderá não apenas saber como lidar melhor com o seu dinheiro, mas aprender a identificar melhores oportunidades de investimento, controlar melhor o seu orçamento e evitar quaisquer tipos de problemas financeiros!