6 coisas que você não sabia sobre o Seguro Residencial

Dentre os bens mais valiosos que as pessoas desejam comprar, atualmente, a sua própria residência é, certamente, o de valor mais elevado. Assim, ao conseguir realizar a compra de sua casa ou apartamento, é natural que estas pessoas desejem proteger o seu patrimônio, o que é feito por meio da contratação de um seguro residencial.

 casal casa

Desta forma, com o seguro contratado, qualquer tipo de dano ou prejuízo que o imóvel sofra será coberto pelo seguro, de modo que o proprietário não tenha grandes prejuízos financeiros com estes problemas. Isso faz com que o seguro residencial seja um dos serviços mais conhecidos e importantes atualmente, procurado por muitos dos proprietários de imóveis em todo o país.

Porém, mesmo que seja bastante conhecido do público em geral, o seguro residencial ainda possui algumas particularidades, curiosidades e características pouco conhecidas, o que faz com que possa ser um serviço muito mais completo do que os clientes imaginam.

Para que você possa conhecer estes aspectos e saber ainda melhor sobre como o seguro residencial pode lhe ajudar a manter a segurança de sua residência e de sua vida financeira, confira a seguir alguns dos pontos menos conhecidos a respeito do seguro residencial:

– O seguro residencial oferece serviços pontuais ao segurado

Um erro muito comum de muitas pessoas é imaginar que o seguro residencial oferece cobertura apenas para danos e prejuízos que aconteçam à casa ou apartamento em relação à sua estrutura. No entanto, existem coberturas que vão muito mais além disso, e que podem facilitar muito a vida dos clientes das seguradoras.

Entre estes serviços pontuais estão o atendimento de profissionais, como chaveiros e encanadores, por exemplo. Outro diferencial destes serviços que podem ser oferecidos aos clientes de seguros residenciais é que, em alguns casos, estes serviços contam com atendimentos 24 horas, de forma que, mesmo em situações emergenciais, o segurado possa contar com uma rápida solução de seus problemas.

– Troca de telhas danificadas

As mudanças climáticas, chuvas fortes e tempestades são algumas das principais razões para que as pessoas contratem seguros residenciais. Porém, em muitas vezes estes acontecimentos naturais não chegam a causar danos estruturais na casa, ou mesmo alagamentos e outros problemas que possam requerer a assistência da seguradora.

Entretanto, um dano mais comum e sem grandes consequências, também pode ter cobertura do seguro residencial, que é o caso da quebra de telhas em sua residência. Neste caso, muitos seguros oferecem a troca de até duas telhas danificadas, desde que tenham sido danificadas por causas naturais ou acidentes.

Isso possibilita que se possa ter uma solução rápida e sem custos de um problema que poderia causar, por exemplo, goteiras e outros problemas dentro de sua casa. No entanto, é preciso que se verifique esta possibilidade de acordo com a sua seguradora, uma vez que, em algumas empresas, este tipo de cobertura pode ser adicionada à sua cobertura como um serviço complementar.

– Cobertura de aluguel em casos de acidentes

O caso de alugueis é outro pouco conhecido por grande parte dos clientes de seguros residenciais. Isso porque, caso o imóvel seja atingido por acidentes como incêndios, raios, alagações, entre outros problemas semelhantes, o segurado poderá ter o seu aluguel pago pela seguradora, de forma que não tenha grandes problemas financeiros enquanto o imóvel é recuperado.

Isso faz com que o seguro residencial seja tão importante para quem paga aluguel quanto para quem possui um imóvel próprio, o que ainda não é algo tão conhecido pelo público em geral.

– Reparo de vidros quebrados e danificados

Outro tipo de problema bastante comum dentro de casa e que pode acontecer com qualquer pessoa é a quebra ou danificação de vidros, os quais podem representar risco aos moradores, como cortes e outros tipos de acidentes. Embora isso não seja referente ao imóvel em si, muitos seguros residenciais oferecem a seus segurados a possibilidade de conserto e reparo deste tipo de dano.

Ou seja, caso sua casa tenha uma porta de vidro e esta sofra alguma pancada ou impacto que gere a quebra do vidro, o seguro residencial pode garantir que este vidro seja trocado sem custo adicional ao segurado. Assim, o cliente poderá ter a sua casa muito mais segura com a troca deste vidro quebrado, sem que se mantenha algo que gere risco de ferimentos a você ou qualquer um de seus familiares.

– Seguro de responsabilidade civil familiar

Entre os benefícios menos conhecidos do seguro residencial, este certamente é um dos mais importantes, pois pode garantir que você não tenha prejuízo em diversos tipos de situações. Isso porque a responsabilidade civil familiar coberta pelo seguro residencial significa que qualquer dano causado por você ou seus familiares a outras pessoas seja pago inteiramente pela empresa seguradora.

Um exemplo disso é que, se você possui um filho pequeno e este, em algum momento na rua, ou mesmo na escola, gere algum machucado em um colega que precise ser atendido e medicado em um hospital, estes custos serão cobertos pelo seguro residencial.

Outra possibilidade coberta por algumas seguradoras é com relação a empregados domésticos que prestem serviço em sua residência. Neste caso, se estes profissionais, como jardineiros, diaristas, ou qualquer outro que trabalhe dentro de sua casa, venha a sofrer algum ferimento, todo o atendimento médico a estas pessoas também será pago pelo seu seguro residencial.

– Necessidade de check-up por parte da seguradora

Além de todos os benefícios desconhecidos do seguro residencial, também há uma obrigatoriedade que muitas pessoas não conhecem no momento em que vão realizar a contratação deste tipo de seguro, que é o check-up básico. Ou seja, uma avaliação para que a empresa seguradora possa avaliar se o imóvel está em perfeitas condições para que possa ser segurado.

Em alguns casos, este check-up pode incluir detalhes como a existência de vazamentos, infiltrações, danos estruturais prévios, entre outros problemas que possam inviabilizar a realização do seguro. É possível, também, que esta avaliação possa determinar o valor a ser cobrado pela seguradora para que possa prestar o serviço de seguro ao seu imóvel.

Agora que você conhece melhor o seguro residencial, avalie qual a melhor seguradora para garantir a segurança da sua casa ou apartamento, e inclua as coberturas necessárias para que você tenha uma tranquilidade muito maior a respeito de sua residência.

Para saber ainda mais sobre o seguro residencial, todos os demais tipos de seguros e vários outros serviços financeiros oferecidos atualmente, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros assuntos relacionados, como empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, taxas de juros e muito mais, de modo que possa saber como identificar a melhor forma de lidar com o seu dinheiro!