A necessidade de se contratar um seguro residencial é cada vez maior, pois, por se tratar de um dos bens mais valiosos que se pode adquirir atualmente, a proteção de sua casa ou apartamento é essencial para que não se tenha qualquer tipo de problema ou prejuízo financeiro. Assim, o número de pessoas que busca pelo seguro residencial é, naturalmente, muito maior hoje do que nos últimos anos.
Porém, e preciso que se entenda que a contratação de um seguro residencial é algo que não deve ser feito por impulso, ou sem o conhecimento completo do que a sua apólice cobre ou não com relação à sua residência. Este tipo de cuidado pode evitar muitos problemas e dores de cabeça no futuro.
Para facilitar a tarefa de contratação de um seguro residencial, no entanto, existem algumas dicas simples, mas que podem ajudar de forma muito significativa para que se tenha um seguro completo e que seja ideal para a sua necessidade.
A seguir, confira quais são estas dicas e saiba como definir, com precisão, qual o seguro residencial mais indicado para você:
– Saiba quais são as suas necessidades antes de começar a buscar pelo melhor seguro residencial
Um erro muito comum de quem busca um seguro residencial é procurar pelas alternativas do mercado sem saber, exatamente, quais são as suas necessidades neste tipo de serviço. Por exemplo, um imóvel que fique em uma região elevada, na qual não há o risco de inundações, por exemplo, pode não precisar deste tipo de cobertura adicional em seu serviço.
Diferentemente, um imóvel que esteja localizado às margens de rios ou lagos e possa vir a ter mais problemas relacionados a alagamentos em épocas de chuvas deve contar com esta cobertura de maneira essencial. Assim, o primeiro passo para que se possa contratar um bom seguro residencial é saber quais são as suas necessidades, de acordo com as especificações de seu imóvel.
Com estes detalhes em mente, será possível começar a buscar por seguradoras que ofereçam as melhores opções de seguro residencial para o seu imóvel, bem como passar a avaliar preços, benefícios e outros detalhes complementares antes de sua contratação.
– Avalie as diferentes seguradoras quanto à sua qualidade, confiabilidade e atendimento
Qualquer tipo de serviço que seja contratado por um cliente exige que se tenha o máximo cuidado com relação à empresa que será contratada para a prestação do referido serviço. Com o seguro residencial isso não é diferente, e a contratação deve ser feita com todo o cuidado para que se contrate o serviço de uma empresa de confiança e que poderá lhe prestar um bom atendimento no futuro.
Desta maneira, é essencial que se busque por informações a respeito das diferentes seguradoras nas quais você possa cogitar contratar o seu seguro residencial, de forma que se conheça sua reputação e histórico de atendimento aos clientes. Com o uso da internet, isso se tornou algo bastante facilitado, pois as páginas destas empresas nas redes sociais possuem diversos comentários de clientes anteriores que podem lhe ajudar a conhecer melhor as empresas.
Assim, identifique aquelas que possuem um melhor histórico, que sejam reconhecidas no mercado e possam lhe oferecer o melhor serviço possível, ao mesmo tempo em que, empresas que não atendem a estes requisitos, possam ser eliminadas de sua lista de possíveis seguradoras para o seu imóvel.
– Conte com a ajuda de um corretor de seguros
Ao contratar um seguro residencial, é comum que os clientes pensem que não precisam da ajuda de especialistas, como os corretores de seguros, pois imaginam saber exatamente o que querem, precisam e quais os termos de um contrato de seguro. No entanto, o ideal é que se conte com a ajuda de um corretor de confiança, pois este profissional pode esclarecer muitas dúvidas e indicar melhores coberturas de acordo com o seu imóvel.
Porém, é de suma importância que se contrate apenas profissionais qualificados e que estejam com o seu registro profissional em ordem. Os corretores de seguros devem ser qualificados pela Superintendência de Seguros Privados, ou simplesmente Susep.
Com este cuidado e a ajuda de um especialista qualificado, será possível contratar um seguro residencial muito melhor, que não deixe brechas que possam fazer com que se tenha qualquer tipo de prejuízo em situações inesperadas no futuro.
– Esclareça todas as suas dúvidas antes de assinar o contrato de seguro residencial
Algo comum a qualquer tipo de contrato de serviço é a presença de informações minuciosas, as quais podem, em alguns casos, gerar dúvidas em quem contrata este serviço. Com o seguro residencial isso acontece da mesma maneira, pois existem muitas informações na apólice que devem ser esclarecidas antes que se faça a assinatura de seu contrato de seguro.
Assim, é fundamental que se leia com atenção a toda a sua apólice e que suas dúvidas sejam esclarecidas antes da contratação do serviço. Isso significa que, se houver qualquer ponto em sua apólice que lhe gere dúvidas, você não deve ter medo de perguntar ao vendedor, corretor ou ao profissional que lhe atender sobre este ponto.
Com isso, você poderá saber exatamente quais são os pontos de cobertura de sua apólice e quando poderá recorrer ao seu seguro residencial, de maneira que não tenha qualquer tipo de problema ou dificuldade na utilização de seu serviço.
– Considere as coberturas adicionais oferecidas pela seguradora
Na grande maioria dos pacotes de seguro residencial, existem os planos básicos, que cobrem acidentes ou incidentes comuns a uma residência, mas existe a possibilidade de complementar o seu seguro com as coberturas adicionais. Obviamente isso afeta o valor a ser pago, o que torna ainda mais importante considerar quais são as coberturas adicionais que realmente serão úteis para o seu caso.
Uma residência que tenha muitas peças de vidro, como portas entre os espaços, por exemplo, pode requerer uma cobertura adicional para reparo e troca de vidros, o que impede que se tenha prejuízo caso uma destas peças seja danificada.
No entanto, todas as coberturas adicionais devem ser avaliadas e levadas em consideração, de forma que se tenha um seguro muito mais completo, útil e que não represente apenas um gasto desnecessário ao seu orçamento.
Agora que você sabe como contratar um seguro residencial com estas dicas, coloque isso em prática e avalie qual segurador oferece o melhor serviço para a cobertura de sua residência, de forma que você e sua família tenham uma tranquilidade ainda maior com relação ao seu lar.
Saiba ainda mais sobre este e muitos outros serviços de seguros ao visitar a página da AnjoCred e acompanhar nossas publicações sobre este e vários temas relacionados ao universo financeiro!