De todos os serviços financeiros disponibilizados pelos bancos e instituições financeiras, o empréstimo pessoal é um dos mais conhecidos e, também, mais buscado por pessoas de todo o país. Isso se deve ao fato de que, por meio do empréstimo, é possível conseguir dinheiro além de seu orçamento regular e fazer o pagamento por este serviço de forma parcelada, com taxas de juros que se adaptam ao seu bolso e sua realidade financeira.
No entanto, algo que gera dúvidas em muitas pessoas é com relação ao uso do empréstimo pessoal no momento de crise atual, causado pela pandemia da Covid-19, que fez com que muitos tipos de serviços fossem afetados. Além disso, muitas pessoas tiveram suas fontes de renda seriamente comprometidas, de forma que o uso de serviços financeiros possa gerar este tipo de questionamento.
Assim, não é difícil que você se depare com a dúvida sobre se é mais fácil ou mais difícil conseguir realizar um empréstimo pessoal hoje em relação ao período anterior à pandemia.
A resposta para esta dúvida é que muitas empresas do setor financeiro, inclusive os bancos, modificaram de forma bastante direta as suas ofertas de serviços, de forma que as dificuldades da pandemia pudessem ser amenizadas, na medida do possível.
Desta maneira, a resposta é que, sim, fazer um empréstimo pessoal neste período é ainda mais fácil do que em comparação ao mesmo serviço no período anterior à pandemia. No entanto, esta facilidade não deve ser confundida com uma utilização descontrolada deste tipo de serviço financeiro, pois mesmo com todas as facilidades isso ainda pode fazer com que se adquira uma dívida difícil de ser paga no futuro, caso não seja algo bem planejado.
Os motivos que tornam mais fácil realizar um empréstimo pessoal durante a pandemia
Além de saber que a realização do empréstimo pessoal é mais fácil neste período de pandemia, é preciso que se saiba, também, os motivos que levam a este tipo de situação. Ou seja, quais as mudanças implementadas pelos bancos e instituições financeiras para que este tipo de serviço se tornasse ainda mais acessível a todas as pessoas.
Assim, confira a seguir quais foram as principais mudanças que o empréstimo pessoal sofreu após a chegada da pandemia para que se tornasse um serviço ainda mais fácil de ser utilizado para o benefício de sua vida financeira:
– Diminuição das taxas de juros
Uma das principais mudanças, e uma das primeiras a ser implementada no empréstimo pessoal após a chegada da pandemia da Covid-19 ao Brasil, foi a diminuição das taxas de juros aplicadas pelas instituições financeiras a este tipo de serviço.
Ou seja, realizar um empréstimo pessoal se tornou algo mais barato, para que as pessoas que sofreram com a diminuição de sua renda em consequência da crise causada pela pandemia pudessem contar com este tipo de serviço para não enfrentar dificuldades financeiras ainda maiores.
Em alguns bancos e instituições, as taxas de juros, já reduzidas, passaram a ser mínimas para comerciantes e empreendedores. Com isso, pessoas que possuem um negócio próprio encontraram um auxílio para que não precisassem fechar as suas portas ao longo do período em que o distanciamento social é necessário, de forma que podem adaptar sua forma de trabalho com este auxílio financeiro.
– Maior facilidade de realização de empréstimo para negativados
As pessoas que possuem o nome sujo no mercado já contavam com a possibilidade de conseguir empréstimo em algumas instituições financeiras, embora isso fosse possível com uma série de restrições, limitações e outras diferenças em relação aos empréstimos convencionais.
Com a pandemia, entretanto, a realização de um empréstimo pessoal para negativados se tornou algo ainda mais facilitado, pois estas empresas passaram a oferecer condições menos rígidas para a realização do serviço, além de diminuir a alta taxa de juros ligada a este tipo de empréstimo.
Ou seja, mesmo com as dificuldades causadas pela pandemia, quem possui dívidas e pendências financeiras pode recorrer ao empréstimo para que possa ter dinheiro extra para limpar seu nome e evitar que o retorno à normalidade, em breve, seja com uma situação financeira ainda mais negativa em relação ao momento anterior à pandemia.
– Maior prazo para o pagamento do empréstimo pessoal
Além da diminuição de juros, outro fator que faz com que a utilização do empréstimo pessoal seja mais fácil atualmente é a possibilidade de prolongar o pagamento por um período maior em relação ao mesmo serviço anteriormente. Ou seja, não é preciso que se pague uma parcela maior para que o empréstimo seja quitado em um prazo mais limitado.
Assim, é possível realizar empréstimos com parcelas ainda mais baixas e que podem se adaptar à realidade financeira de qualquer pessoa, de forma que este serviço não irá consumir uma grande parcela de seu orçamento familiar e gerar dificuldades no período de pagamento.
Obviamente, o número de parcelas em que um empréstimo pode ser pago é definido de acordo com a empresa em que este serviço é contratado, bem como de acordo com o limite de crédito disponibilizado, o que torna importante realizar uma pesquisa a respeito das instituições com melhores condições de pagamento para o empréstimo.
– Maior facilidade na contratação pela internet
Contratar um empréstimo pela internet não é exatamente uma inovação das empresas no período da pandemia, mas é um fator que deve ser ressaltado para a maior facilidade de contratação do serviço neste momento. Isso porque, mesmo bancos mais tradicionais, que solicitavam algum tipo de contato presencial na contratação do empréstimo passaram a oferecer maiores facilidades no uso da internet para esta finalidade.
Hoje, muitos bancos e instituições financeiras permitem não apenas que se faça a contratação do empréstimo pessoal por meio de sua página da internet, mas também por meio de seus aplicativos. Assim, com alguns toques na tela de seu smartphone, os clientes podem simular, consultar condições e contratar os serviços de empréstimos financeiros.
Agora que você sabe que o empréstimo pessoal é um serviço ainda mais acessível durante a pandemia, bem como os motivos que tornam isso uma realidade, aproveite estas condições facilitadas, faça um bom planejamento financeiro e, se necessário, busque pelo empréstimo em uma instituição financeira que lhe ofereça boas condições de pagamento, desde taxas reduzidas a melhores prazos de quitação do serviço.
Para saber ainda mais sobre o empréstimo pessoal, outras modalidades de empréstimo e a forma como os serviços financeiros podem ser utilizados no momento de pandemia, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados, os quais poderão lhe ajudar a cuidar ainda melhor do seu dinheiro e de sua vida financeira de uma maneira geral.