Assim como a ficção se inspira na vida real, assistir filmes e séries também é bastante estimulante para o nosso dia a dia. Nas séries sobre finanças – um dos temas mais intrigantes -, situações ocorridas em bolsas de valores, corretoras e bancos expõem assuntos variados a um público que nem sempre tem acesso a essas questões.
Para quem assistiu as fraudes realizadas por Gordon Gekko em Wall Street, filme de Oliver Stone de 1987 com sequência em 2010, o mercado financeiro se mostrou um ambiente hostil e para poucos. Já em A Grande Aposta, de Adam McKay, há uma exibição sobre os acontecimentos da crise financeira global entre 2007/2008, a partir da vida de Michael Burry, um empresário de médio porte. Assim como esses filmes foram sucesso de bilheteria, há uma variedade especial de séries sobre finanças, interessantíssimas para quem não quer perder nada sobre o mercado financeiro.
O sucesso das séries
O hábito dos espectadores vem mudando muito nas últimas décadas. O cinema já não é o principal local para se assistir um bom filme, já que a TV e internet vêm facilitando o acesso para todas as camadas da sociedade, mais ainda quando saímos da supremacia dos filmes para o sucesso estrondoso das séries.
Na verdade, as séries já são sucesso desde os tempos dos folhetins ou mesmo do cinema mudo, quando eram criadas sequencias da história original. As rádios também popularizaram as dramatizações em séries, saindo na narrativa das novelas para algo mais dinâmico.
Uma série tem uma história contada em capítulos, que são distribuídos em temporadas que são criadas já com um número estabelecido de episódios. Enquanto as novelas apresentam um capítulo por dia até que se encerrem, as séries lançam episódios novos semanais e temporadas que variam de um a dois anos para serem lançadas.
I Love Lucy foi a primeira série de grande sucesso na TV e um marco na dramaturgia, mas a primeira realmente a ser lançada foi Pinwright’s Progress, em 1946. A primeira série brasileira foi Rancho Alegre, humorístico estrelado por Chacrinha, que ainda usava seu nome verdadeiro, Abelardo Barbosa. Em seguida, foi lançado o famoso Sítio do Pica Pau Amarelo.
Os costumes sociais e dramas são recorrentes nas séries televisivas, mas outros assuntos, como finanças e advocacia, por exemplo, também costumam trazer muito sucesso. Como as séries mais famosas trazem para o dia a dia muito de sua temática, como gírias e expressões, roupas, ambientes, entre outros, é comum buscar aquelas que trarão também aprendizado.
É o caso das séries sobre o mercado financeiro. Em geral fascinantes, elas ajudam muitas pessoas a começar a olhar para o seu dinheiro com mais cuidado e direcionamento. Algumas até estimulam o investimento, principalmente no mercado de ações, através de personagens cheios de nuances e, muitas vezes, surpreendentes.
Em período de pandemia, assistir séries em casa se tornou o principal programa. Nas folgas do home office, os streamings nunca fizeram tanto sucesso e as séries passaram a ser ainda mais consumidas pelos ávidos espectadores. Seja em busca de novidades ou de séries emblemáticas que ainda estão no catálogo, o importante é garantir a diversão.
As melhores séries sobre finanças
Na dúvida por qual série sobre finanças começar? Abaixo temos cinco dicas sobre as mais procuradas e interessantes sobre o assunto, que podem garantir muito mais do que diversão, mas um bom aprendizado sobre dinheiro.
1 – Billions
Uma das séries mais queridas da atualidade, Billions mostra o mundo dos bilionários no mercado financeiro e batalhas jurídicas acirradas, que fogem da separação entre mocinhos e bandidos: todos tem seus lados bons e ruins, que se alternam nessa rica narrativa.
O realismo dos episódios se dá pelo amplo conhecimento sobre finanças que é exposto pelos personagens. A história se passa com o protagonista Bobby Axelrod, sócio e gestor da Axe Capital, uma corretora financeira, com um embate contínuo com Chuck Rhoades, um procurador federal.
Tanto o bilionário Bobby quanto o advogado têm sede de poder e são capazes de quase tudo para obtê-lo. Enquanto eles destroem seus oponentes, as decisões e ações geram fortes consequências para as pessoas e o mercado financeiro em geral.
No decorrer dos episódios, é possível entender bem sobre o funcionamento de ações, commodities, renda fixa, fundos e a pressão vivida por escritórios e agencias investidoras – como uma verdadeira panela de pressão -, assim como ações peculiares ou ilícitas, como investimentos com algoritmos e fluxos de curto prazo.
Lançada em 2017, a série já tem a sexta temporada garantida pela Netflix, para 2022.
2 – Traders
Série canadense lançada em 1996, ela vem fazendo sucesso entre os seriados antigos disponíveis em streamings. O cenário é o banco de investimentos Gardner Ross, localizado em Bay Street, Toronto, onde gerentes expõem a sua rotina, de forma fictícia mas extremamente realista, como lidam com o público e com o dinheiro de seus clientes.
São cinco temporadas, um total de 83 episódios, disponíveis atualmente na Amazon Video. A principal experiência do mercado financeiro que ela oferece é desmitificar e desconstruir a visão sobre bancos, gerentes e as finanças em geral.
3 – Million Dollar Trader
Em formato de reality show, a série, de apenas quatro episódios, foi marcada para quem aprecia o mercado financeiro. O narrador Andrew Lincoln apresenta o desenrolar e a trajetória de doze candidatos a corretores, que caem para oito no decorrer da trama. Eles passam por um rigoroso treinamento de aplicações financeiras e que são detalhadas para o espectador.
Cada participante tem um perfil diferente, o que mostra a pluralidade de opções e formas de atuação nos investimentos. Enquanto lidam com investimentos de um milhão por dois meses, pessoas como um engenheiro de TI aposentado, um bancário e uma mulher, mãe e profissional, se desdobram entre a falta de conhecimento prático e a intuição para fazer as escolhas mais assertivas.
A série se passa no período seguinte à crise financeira mundial que ocorreu de 2007 a 2009.
4 – Suits
Embora tenha como cenário principal um escritório de advocacia, o mercado financeiro está sempre exposto nos episódios das oito temporadas. A longa série é um grande sucesso, atualmente disponível na Netflix, que expõe a questão emocional dos profissionais e mostra como age o mercado financeiro sob os olhos da justiça.
5 – Girlboss
Com apenas uma temporada e um gosto de quero mais, a série fala sobre Sophia, uma jovem que tenta ser empreendedora e que consegue o sucesso de forma rápida. Mas, apesar do resultado positivo, ser obrigada a ter o controle sobre sua vida e suas finanças se torna um desafio e tanto para uma jovem rebelde e imatura.
Sem abordar o mercado financeiro em si, o interessante sobre essa série é o ângulo, já que ela mostra o ponto de vista da personagem, sua necessidade de empreender e investir, mesmo sem entender nada sobre o mundo dos negócios. A identificação é grande para quem está passando pelos mesmos questionamentos.
O mundo dos negócios não precisa ser um bicho de sete cabeças. Acompanhe nosso site e conheça mais sobre finanças, economia, investimentos e muito mais, numa linguagem simples, objetiva e atual.