Qual a taxa de juros para empréstimo pessoal?

Precisar de dinheiro extra para a realização de qualquer tipo de objetivo ou finalidade é algo muito comum a um elevado número de brasileiros, o que faz com que haja uma grande procura pelos serviços de empréstimo. Isso porque esse serviço financeiro permite que se tenha acesso a dinheiro emprestado de forma rápida, com pagamento parcelado, para que se adeque à realidade financeira destas pessoas.

Porém, existem diversos tipos e modalidades distintas de empréstimos, dentre as quais se destaca o empréstimo pessoal, que é, na prática, o modelo mais conhecido e praticado de empréstimo em todo o país. No empréstimo pessoal, o serviço é oferecido diretamente pela empresa credora ao cliente, com base em seu histórico financeiro e comprovação de renda, mas sem a apresentação de qualquer outro tipo de garantia, como acontece nos refinanciamentos, por exemplo.

Isso faz o empréstimo pessoal ser, também, um dos mais rápidos com relação à aprovação de seu crédito e, consequentemente, a liberação do dinheiro, de forma que é bastante indicado para quem precisa deste valor para fins emergenciais, como atendimentos médicos, por exemplo.

Em algumas empresas, especialmente naquelas que permitem a contratação do empréstimo pessoal online, esta liberação do dinheiro pode acontecer até mesmo em questão de algumas poucas horas, no mesmo dia da solicitação do serviço.

Mas existe um detalhe muito importante no empréstimo pessoal que poucas pessoas se atentam, e que é fundamental para a definição do preço deste serviço, que é a taxa de juros. Embora esteja presente em qualquer serviço de crédito e em todas as modalidades de empréstimo, é um ponto que deve ser conhecido para que não se tenha nenhum tipo de surpresa negativa com relação ao uso deste serviço financeiro.

É importante salientar, também, que isso exige uma rápida pesquisa entre diferentes empresas credoras, pois a taxa de juros do empréstimo pessoal, bem como a de qualquer outro serviço, não é definida por leis ou regulamentações, mas aplicada de acordo com as estratégias comerciais e objetivos de cada empresa credora. Assim, é possível encontrar empréstimos com taxas mais baixas ou mais altas, de acordo com a empresa na qual o serviço é contratado.

As taxas de juros do empréstimo pessoal nos principais bancos brasileiros

Para ajudar você a avaliar ainda melhor o empréstimo pessoal e qual a melhor opção de banco ou instituição financeira para a contratação deste serviço, confira a seguir quais são as taxas de juros aplicadas por algumas das principais empresas credoras do Brasil no empréstimo pessoal:

– Caixa Econômica Federal – 3,29% ao mês

A Caixa Econômica Federal é um dos principais bancos do país, e responsável pela prestação de muitos serviços aos cidadãos brasileiros. Dentre estes serviços, o empréstimo pessoal é um dos mais procurados, o que faz com que seja um dos mais contratados nesta instituição.

Em geral, a taxa de juros do empréstimo pessoal praticada pela Caixa é média, e fica entre as mais baixas oferecidas por empresas deste porte, com 3,29% de juros ao mês, o que torna o empréstimo pessoal da Caixa um serviço bastante acessível, mesmo para pessoas com renda limitada.

– Banco do Brasil – 2,84% ao mês

Quanto mais baixas as taxas de juros, melhor o serviço se torna para os clientes, o que leva o Banco do Brasil a um patamar superior entre as instituições credoras que oferecem o empréstimo pessoal.

A taxa de juros de 2,84% faz este banco ser um dos que possui o empréstimo pessoal mais barato no país, de modo que ainda mais pessoas possam utilizar este serviço para ter acesso a um dinheiro necessário para diversas finalidades em seu dia a dia.

Entre os principais bancos brasileiros, o Banco do Brasil é o único que possui uma taxa de juros inferior a 3% para o empréstimo pessoal, de modo que deve ser uma opção considerada por quem busca este tipo de serviço financeiro.

– Bradesco – 5,23% ao mês

Se o Banco do Brasil oferece uma das taxas mais baixas do mercado para o empréstimo pessoal, o Bradesco segue uma linha diferente, com pouco mais de 5% de juros ao mês para o serviço.

No entanto, é preciso que sejam considerados outros fatores a respeito do empréstimo pessoal no Bradesco, como a possibilidade de pagamento facilitado ou prazo estendido para correntistas da instituição. Porém, no que diz respeito apenas à taxa de juros deste serviço, o Bradesco pode ser apontado como uma opção a ser vista com maior cautela pela taxa de juros mais elevada em comparação a outros bancos.

– Itaú – 3,98% ao mês

Outro banco bastante conhecido do público brasileiro, o Itaú é outro banco que oferece o serviço de empréstimo pessoal a seus clientes, os quais contam com uma taxa pouco inferior a 4% de juros ao mês. Isso coloca o serviço em um nível de médio a elevado em relação ao custo do empréstimo nesta instituição.

Embora seja uma taxa de juros mais baixa em relação ao Bradesco, por exemplo, o empréstimo pessoal no Itaú ainda é bem mais caro do que em instituições como a Caixa ou Banco do Brasil, o que não o torna uma opção interessante para pessoas com uma renda diminuta.

– Santander – 4,13% ao mês

Embora o valor da taxa de juros não seja especificado ou regulamentado, há uma semelhança muito grande nestes valores entre algumas instituições. Prova disso é que o empréstimo pessoal no Santander conta com uma taxa de 4,13%, apenas 0,15% superior à do Itaú, por exemplo.

Esta proximidade no valor da taxa de juros faz com que haja pouca diferença no custo efetivo total entre estas instituições, especialmente se observadas outras condições, como o prazo de pagamento, por exemplo, que pode ser maior em uma instituição, de modo que se torne um serviço mais atraente, mesmo que com uma pequena variação da taxa de juros.

Ao observar estas taxas de juros dos principais bancos brasileiros, é possível observar que há uma linha bastante próxima entre a maior parte das instituições, de modo que apenas a taxa de juros não seja o único fator a ser levado em consideração. Porém, no caso de variações mais significativas, pode ser importante fazer simulações para avaliar de maneira ainda melhor qual a melhor opção de banco para fazer o seu empréstimo pessoal.

Se você deseja saber ainda mais sobre o empréstimo pessoal, ou a taxa de juros de outros serviços financeiros e muitas outras informações a respeito de como lidar com o seu dinheiro, controle de orçamento, cartões de crédito e educação financeira de uma forma geral, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados!