Ter o seu próprio negócio é um desejo muito comum de várias pessoas em todo o Brasil, pois é algo que pode permitir, por exemplo, que a pessoa trabalhe com aquilo que gosta de fazer, com uma maior liberdade de carga horária, entre muitos outros fatores. Porém, isso é algo que apresenta muitas dificuldades, as quais podem fazer até mesmo com que se coloque em risco a continuidade de uma empresa.
Entre estas dificuldades, uma das maiores é, certamente, passar por longos períodos no vermelho, ou seja, com prejuízos. Isso acontece quando, por alguns motivos, a sua empresa não consegue gerar o dinheiro suficiente para arcar com todas as despesas, de forma que apresente prejuízos ao invés dos lucros esperados.
Se isso não for solucionado de maneira rápida, a manutenção de uma empresa no vermelho é um fator que pode fazer com que seja necessário fechar as portas em pouco tempo, pois isso pode gerar uma situação financeira insustentável. A maior dificuldade de contornar essa situação é que, ao se ver com uma empresa no vermelho, muitos empreendedores não sabem o que fazer para solucionar esse problema.
Para evitar que esse tipo de situação possa levar ao fechamento de sua empresa, confira a seguir algumas dicas de como tirar a sua empresa do vermelho, por mais difícil que isso possa parecer.
Busque a renegociação de suas dívidas
O primeiro passo para conseguir tirar a sua empresa do vermelho é buscar por uma renegociação de suas dívidas. Em geral, a maior parte das empresas que fica no vermelho possui débitos pendentes com seus fornecedores, o que pode inviabilizar a realização de seu trabalho, por exemplo.
Dessa forma, evitar que o fornecimento seja suspenso é o primeiro passo para conseguir começar a mudar a situação financeira de sua empresa. Em muitos casos, essa busca por uma renegociação pode gerar o perdão de multas e juros, de modo que isso já represente uma grande economia aos cofres de sua empresa, para que seja um pouco mais fácil reorganizar suas finanças.
Procure maneiras de combater a inadimplência de seus clientes
Algo que pode fazer com que muitas empresas enfrentem dificuldades financeiras e fiquem no vermelho é a inadimplência por parte de seus clientes. Ou seja, vendas feitas a prazo ficam sem pagamento, de modo que sua empresa fique sem o dinheiro destas vendas e sem o produto vendido.
Isso torna necessário que se busque combater a inadimplência de seus clientes, para que a sua empresa não fique no vermelho, o que pode ser feito por meio de tentativas de renegociações, parcelamentos, pagamentos facilitados, entre outras estratégias possíveis.
Além disso, para evitar que esse tipo de problema possa comprometer a sua empresa e a levar a ficar no vermelho, outra medida que pode ser muito benéfica é aumentar a rigorosidade de sua análise de crédito. Ou seja, fazer menos vendas parceladas e apenas para pessoas que comprovem, sem sombra de dúvida, que são capazes de pagar por suas dívidas.
Em um primeiro momento, pode até parecer que isso irá afetar suas vendas, mas a verdade é que se tornará muito mais seguro para a sua empresa vender com a garantia de pagamento e não apenas contar com a regularidade de seus clientes. É preferível até mesmo fazer menos vendas, mas receber por todas elas, do que perder dinheiro ao vender e não receber o pagamento devido.
Separe completamente as suas dívidas pessoais das dívidas de sua empresa
Um erro bastante comum, cometido especialmente por empreendedores novatos, é a confusão entre a sua vida financeira particular e as contas da empresa. Isso pode fazer com que a sua empresa pareça estar muito mais afundada em dívidas do que a realidade. Tenha em mente que as suas dívidas devem ser vistas como algo separado e que em nada afeta a empresa.
Essa confusão e o uso do dinheiro da empresa para o pagamento de contas pessoais é algo que leva muitas empresas, sejam pequenas ou até mesmo médias, a chegar em situações alarmantes e não conseguir manter suas atividades. Então, uma decisão importante para tirar seu negócio do vermelho é separar as suas finanças pessoais das finanças de sua empresa.
Desta forma, é possível que a empresa possa sustentar as atividades com uma facilidade muito maior, enquanto as suas dívidas pessoais devem ser controladas e acertadas com o uso do seu dinheiro, e não com o dinheiro que sua empresa precisa para pagar fornecedores, funcionários, contas de consumo, entre outros gastos.
Acompanhe o fluxo de caixa diariamente
Para que você consiga tirar a sua empresa do vermelho, é preciso que você saiba exatamente qual a sua situação financeira, os problemas, os detalhes, entre muitos outros fatores. Um deles é saber como está o seu fluxo de caixa, que deve ser acompanhado de maneira diária, para que o controle de suas finanças não seja perdido.
Desta maneira, analisar o seu fluxo de caixa apenas poucas vezes no mês, ou mesmo em intervalos de vários dias dentro da semana, é algo que pode fazer com que você tenha dificuldades ainda maiores para tirar sua empresa do vermelho. Assim, faça este acompanhamento de forma diária, pois qualquer coisa diferente disso pode comprometer seriamente as chances de sucesso de sua empresa.
Conte com a ajuda de um contador
A ajuda profissional é algo que pode ser de grande ajuda a qualquer empreendedor, especialmente aqueles que buscam maneiras de tirar uma empresa do vermelho. Neste caso, um contador pode ser um importante aliado para que você tenha uma melhor compreensão a respeito de qual a sua real situação financeira e quais as medidas mais importantes a serem tomadas.
Mais do que permitir essa melhor visualização de suas finanças, ter o apoio de um contador permitirá que seu foco seja voltado para aplicação das medidas necessárias e a realização do trabalho propriamente dito. Esse é justamente o ponto que muitos empreendedores precisam aprender a aplicar em seu dia a dia: que o trabalho em equipe pode ser muito mais efetivo do que a tentativa de resolver tudo sozinho.
Agora que você sabe qual caminho seguir para conseguir tirar a sua empresa do vermelho, utilize esse conhecimento e trabalhe com um foco muito maior para voltar a apresentar bons resultados em seu empreendimento.
Para saber ainda mais sobre como lidar com as dívidas e utilizar o dinheiro de forma muito mais saudável, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas, que vão desde a realização de empréstimos até a economia doméstica e como cortar gastos em seu dia a dia!