Conheça aplicativos que podem ajudar na mudança de hábitos financeiros

Um desafio ainda maior do que aumentar a renda é conter os gastos para não chegar ao final do mês sem nenhum dinheiro na conta. Afinal, o imediatismo imposto pela sociedade são obstáculos para quem almeja se planejar a longo prazo. De acordo com um levantamento de mercado, em torno de 58% dos brasileiros não possuem qualquer tipo de controle financeiro.

A importância do controle financeiro

Se você pretende ter uma relação mais saudável com o dinheiro e quitar as contas, ter controle financeiro é imprescindível. Essa prática protege os indivíduos de taxas adicionais, como, por exemplo, os altos juros cobrados pelas operadoras de cartão de crédito.

A administração das despesas é positiva não apenas para a sua vida pessoal, como também para o seu negócio, sobretudo se você atua como gestor ou é profissional autônomo. Não seria bom conseguir planejar férias, comprar um automóvel ou se aposentar com conforto? Isso é viável, apenas requer um pouco de ordem e disciplina com dinheiro.

A boa notícia é que a tecnologia evoluiu rapidamente e está à disposição para ajudar as pessoas a mudarem os seus hábitos. Na atualidade, existem inúmeros aplicativos desenvolvidos para ajudá-lo a se manter dentro do orçamento estabelecido. Pensando nisso, reunimos algumas ferramentas bastante úteis para você baixar no seu smartphone ou computador. Confira a lista a seguir e comece a mudar a sua relação com dinheiro já!

Personal Capital

Em adição a métodos sofisticados para controlar o orçamento, os usuários do Personal Capital conseguem rastrear investimentos e simular modelos de aposentadoria. O objetivo é que esse app se torne um conselheiro financeiro, dando novos prospectos para você aplicar o seu dinheiro. Quer alcançar metas de médio e longo prazo? Então essa plataforma é recomendada para você.

Minhas Economias

A proposta do Minhas Economias é deixar o seu controle financeiro mais simples. Com uma interface bastante intuitiva, ele permite registras seus recebimentos e despesas para então definir um orçamento. Outro aspecto interessante do app é a possibilidade de gerenciar os cartões de crédito e demais encargos, inclusive a partir da criação de lembretes para não atrasar pagamentos. Ou seja, se você costuma esquecer as datas de vencimento das contas, esse recurso é muito útil. Pagar em dia evita multas e, em certos casos, garante algum desconto.

Mobills

O Mobills é um excelente aliada para quem quer alterar seus hábitos financeiros. Esse gerenciador de despesas gratuito oferece relatórios e gráficos separados por categoria. Por consequência, você consegue ver com clareza para onde o seu dinheiro vai todo mês. Identifique em que áreas serão os maiores gastos, defina orçamentos e passe a economizar com eficiência. Recentemente, o app foi selecionado em 1• lugar na categoria financeira da Escolha do editor e o selo de Excelência em Android concedido pelo Google. Esse prêmio é muito importante, já que confirma a reputação da plataforma entre os especialistas.

Como os dados ficam salvos na nuvem, você consegue acessá-los de qualquer dispositivo e a sincronização é rápida.

Simples Money

Pensado para cuidar das suas finanças e contribuir para que você economize dinheiro, o Simples Money separa tantos os gastos fixos quanto os parcelados. Um dos diferenciais do app está no fato dele separar as contas conforme o dia de vencimento, o que deixa o processo bem mais prático para o usuário. A nossa sugestão é que você registre tanto o salário quanto qualquer renda extra que ganhar. Quanto mais disciplinado você for com essas informações, mais fácil será alterar seus hábitos financeiros.

Minhas Finanças

Após baixar o Minhas Finanças, você tem acesso a um calendário para anotar todos os gastos e ganhos em um mesmo local. A plataforma pode ser integrada com o Google Drive, bem como com o Google Agenda. E não é só isso: você também pode salvar os comprovantes como PDF ou em suas fotos.

Como é possível concluir, não faltam opções de aplicativos direcionados à organização de finanças pessoais e mudanças de hábitos. Portanto, sugerimos que você aproveite as recomendações acima até encontrar a alternativa ideal para as suas demandas. O primeiro passo é identificar os hábitos negativos e utilizar os apps para mudá-los o quanto antes, pois assim os resultados virão. Temos certeza que os primeiros rendimentos servirão para mantê-lo focado em suas metas futuras.

GuiaBolso

O GuiaBolso aceita a conexão com suas contas bancárias e é bem versátil. Nessa plataforma, os usuários podem pesquisar os empréstimos com condições mais favoráveis. O próprio aplicativo já indica o quanto você pagará por mês e total, incluindo os juros. Por meio do Radar de CPF, é possível saber como está a situação do seu CPF junto a órgãos como Serasa e SPC.

Em adição, a plataforma registra as despesas e mostra, com gráficos, os gastos e as economias mensais.

Organizze Finanças

É um gestor financeiro simples de ser utilizado mesmo por quem não tem muito conhecimento sobre aplicativos. A versão básica do Organizze é gratuita, enquanto opção premium permite a integração de contas e cartões de créditos, a anexação de comprovantes e o agendamento de pagamentos. O usuário também consegue lançar as despesas manualmente e separar os gastos em categorias e subcategorias.

Outras atitudes para melhorar sua relação com dinheiro

Antes de concluir o texto, gostaríamos de apontar alguns hábitos que contribuem para equilibrar as suas finanças:

Automatize os investimentos

Uma boa ideia é programar um valor mensal para algum investimento, como CDB ou LCI, por exemplo. A quantia pode ser definida conforme o seu orçamento, mas é fundamental que você automatize o processo para garantir que o dinheiro não fique na conta corrente e acabe sendo gasto por completo. Esse é um dos passos mais efetivos para quem almeja ter um fundo de emergência ou qualquer reserva financeira de longo prazo.

Revise seus contratos

Verifique se você está aproveitando ao máximo os serviços que contratou. Isto é, se você não vai na academia há meses, cancele a mensalidade e exercite-se ao ar livre. Caso não assista a todos os canais de TV por assinatura, peça para rever o tipo de plano. Você logo verá como essas reduções fazem grande diferença nas finanças pessoais.

Evite gastos supérfluos

Só você pode determinar o que é supérfluo para a sua realidade, mas algumas pequenas mudanças fazem grande diferença fim do mês. Se viável, cozinhe mais em casa ao invés de fazer as refeições em restaurante e troque o carro pela bicicleta pela caminhada quando as distâncias forem pequenas.

Se você tem interesse em aprender mais sobre como organizar sua vida financeira, acompanhe os outros artigos no nosso site. E lembre-se que nós da AnjoCred estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida que ainda persiste acerca desse tema.