Refinanciamento: o que é e como funciona?

A necessidade de conseguir dinheiro emprestado de forma rápida e com pouca burocracia, independentemente de sua finalidade, é algo que pode acometer a qualquer pessoa. Nesta situação, é bastante comum que o primeiro serviço a ser procurado seja o empréstimo, que oferece a possibilidade de recebimento deste dinheiro sem muitas dificuldades.

Porém, algumas modalidades de empréstimo podem ter alguns detalhes que tornem a sua contratação um pouco mais difícil, como a necessidade de comprovação de renda, por exemplo. Mas para que isso não o impeça de conseguir obter o dinheiro emprestado necessário, existem algumas modalidades que garantem uma chance maior de aprovação.

Uma destas modalidades de empréstimo é o refinanciamento, um serviço que, embora possa beneficiar muitas pessoas, ainda é menos conhecido, e utilizado, em comparação com os demais tipos deste serviço. Assim, é importante que se conheça melhor o refinanciamento, para que se possa avaliar se esta é uma boa opção para você, de acordo com a sua realidade financeira.

O que é o refinanciamento

O primeiro ponto que deve ser compreendido é que, embora tenha esta nomenclatura, este serviço se trata de uma modalidade de empréstimo. Em geral, possui muita semelhança com o empréstimo com garantia, seja de imóvel ou de automóveis, pois possuem a mesma característica.

Ou seja, se trata de um serviço que permite que você obtenha dinheiro emprestado, de acordo com um bem material que esteja em seu nome. Assim, de acordo com o valor deste bem, você conseguirá realizar o seu empréstimo e a empresa credora não correrá risco algum de prejuízo, uma vez que haverá a garantia deste valor com o uso do bem refinanciado.

O refinanciamento também é um serviço que pode ser utilizado para a troca de dívidas mais caras, e que comprometam o seu orçamento, por uma dívida mais barata. Neste caso, isso pode ser caracterizado como um refinanciamento de dívida, para que se tenham melhores condições de pagamento e prazos mais estendidos.

Saiba como funciona o refinanciamento

O funcionamento do refinanciamento é bastante simples de se compreender, pois é algo entre um empréstimo com garantia e um financiamento. No empréstimo com garantia, um bem é colocado como garantia de pagamento do serviço, de modo que possa ser tomado pelo credor em caso de inadimplência, enquanto o financiamento é a compra de um bem por meio de uma empresa credora, que será a proprietária até que a compra seja quitada.

No caso do refinanciamento, de certa maneira, você realiza uma nova compra de algo que já é seu. Isso porque, no caso de um refinanciamento de imóvel, por exemplo, você passará o controle deste bem para a empresa credora, que lhe concederá o empréstimo, e precisará pagar as parcelas para que este imóvel, neste exemplo, volte a ser algo de sua propriedade.

Obviamente, para que você consiga realizar um refinanciamento, seja de um veículo, um imóvel ou qualquer outro bem, é importante que este esteja em seu nome e, preferencialmente, quitado. Caso não esteja quitado, este bem terá a sua dívida paga, mas o valor será acrescido em sua dívida com a instituição credora, de modo que também será, ao final de todo o processo, paga por você, com o acréscimo das taxas e juros normais.

Os benefícios do refinanciamento

Assim como em qualquer tipo de serviço financeiro, é preciso que se avalie os benefícios que podem ser proporcionados por sua utilização. Desta maneira, para que você possa realizar uma análise mais detalhada sobre o refinanciamento, confira quais são as principais vantagens que pode obter com a contratação deste tipo de empréstimo:

– Possibilidade de obter maiores valores

O refinanciamento é um serviço que lida, na maioria absoluta das vezes, com itens de valor elevado, como os veículos e automóveis. Isso significa que você pode conseguir receber um valor considerável por parte das empresas credoras, as quais podem refinanciar até mesmo o valor total de seus bens.

Isso permite uma utilização mais ampla do dinheiro recebido, uma vez que esta é completamente livre. Desta maneira, não é incomum que algumas pessoas realizem refinanciamentos para que possam, por exemplo, investir em seu próprio negócio.

– Taxas de juros mais baixas

Ao oferecer a possibilidade de refinanciamento a seus clientes, as empresas credoras assumem um risco muito pequeno, uma vez que terão o próprio bem refinanciado como garantia de pagamento, caso o cliente fique inadimplente. Por conta disso, as taxas de juros do refinanciamento podem ser mais baixas, de modo que as suas parcelas caibam no orçamento de muitas pessoas.

Assim, para quem precisa obter grandes quantias em um empréstimo, mas procura por taxas mais baixas e parcelas que não comprometam o seu orçamento, o refinanciamento pode ser uma boa opção. Isso, porém, também deve fazer parte de seu planejamento financeiro, para que, mesmo com taxas mais baixas, estas parcelas não possam gerar qualquer tipo de dificuldades financeiras.

– Maior prazo para a quitação de sua dívida

Outro benefício muito grande do refinanciamento é que os clientes podem obter um prazo mais longo para o pagamento deste serviço. Enquanto alguns empréstimos tradicionais chegam a prazos de apenas 60 meses para que sejam quitados, o refinanciamento, de acordo com as empresas e o serviço específico contratado, pode ter o seu pagamento realizado em até 180 parcelas.

Esta diluição do pagamento em mais parcelas também contribui para que o valor de seus pagamentos mensais seja um pouco mais baixo, de modo que não gere um impacto negativo tão grande ao seu orçamento. Obviamente, também devem ser observadas as taxas de juros e o custo efetivo total do serviço, para que se saiba se isso vale a pena para você.

Agora que você conhece melhor o refinanciamento e sabe como este serviço funciona e os benefícios que pode lhe gerar, faça um planejamento financeiro completo e avalie se esta é a melhor forma para conseguir dinheiro emprestado ou renegociar as suas dívidas. Com este cuidado, você poderá saber como utilizar o recurso da melhor maneira possível e melhorar a sua saúde financeira.

Se você deseja saber ainda mais sobre o refinanciamento, as diferentes modalidades de empréstimos e os próprios financiamentos que podem ser realizados, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados. Você poderá encontrar informações sobre os mais diferentes serviços financeiros, dicas de economia para o seu dia a dia e aprender a calcular os juros pagos pelos serviços que você utiliza.

Desta forma, você poderá saber como cuidar ainda melhor do seu dinheiro, identificar as melhores oportunidades de investimento para que o seu dinheiro renda mais e, principalmente, saber como se manter longe das dívidas!