Primeiro carro? Aprenda já como contratar um seguro

Primeiro carro? Parabéns! Vida longa! Para isso, claro, você precisa contar com a proteção de um Seguro para Automóveis.

seguro carro

Caso você tenha alguma dúvida sobre a importância do seguro, vamos falar sobre dois temas importantes em nossas vidas:

  • Gestão de risco;
  • Segurança Patrimonial.

Gestão de risco nada mais é do que o exercício de identificar ameaças e adotar medidas para neutralizá-las. Se o serviço de meteorologia diz que no final da tarde vai fazer frio e chover, você, mesmo saindo de casa de manhã, sob um lindo céu azul, levará um agasalho e um guarda-chuva na bolsa, não é verdade?

Fazer a gestão de risco é se antecipar às ameaças. Sabemos que para proprietários de veículos há diversos riscos que, caso se transformem em ocorrências, podem trazer um desagradável e indesejado abalo financeiro e patrimonial.

É onde entra a segurança patrimonial. Já pensou o que acontece com a sua situação financeira e patrimonial se o seu veículo sofre um roubo? Infelizmente, somos obrigados a encarar essa situação de frente. Seria o pior dos pesadelos ficar sem o patrimônio e, ainda por cima, devendo todas as parcelas ainda em aberto.

Só que pode ocorrer situação ainda mais grave, por exemplo, aquela em que você colide com um terceiro e o B.O aponta que você foi o culpado. Em outras palavras, você, além de ter que consertar o seu carro, ainda tem que arcar com os prejuízos do terceiro, fora os possíveis danos pessoais decorrentes do acidente.

A seguradora existe para proteger seu patrimônio e suas finanças. Mediante o pagamento de uma importância, conhecida como “prêmio”, a companhia de seguro assume os riscos ao seu patrimônio.

Em caso de eventos, conhecidos como sinistros, que tragam danos a você ou a terceiros, físicos ou materiais, a companhia assume a obrigação de indenizar as partes envolvidas até o valor máximo estabelecido na apólice de seguro.

Procure uma corretora de seguros

Sendo assim, ao adquirir um veículo novo, inclua a mensalidade do seguro no orçamento, pois não faz sentido correr riscos financeiros e patrimoniais, ainda mais em se tratando de um bem que você possivelmente fez aquele sacrifício para comprar.

Até aqui tudo bem, mas quanto custa um seguro? O Seguro de Automóvel pode variar bastante de preço, de acordo com a seguradora e as coberturas escolhidas.

Comprar seguro não é como ir ao supermercado. Trata-se de uma venda técnica, que envolve inúmeras variáveis, as quais podem torná-lo mais ou menos oneroso, menos ou mais adequado ao seu perfil.

É por essa razão que a recomendação mais importante para quem precisa contratar um seguro é procurar uma corretora.

As corretoras são empresas autorizadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) para comercializar os produtos de diferentes companhias de seguro. Todos os corretores fazem cursos e se submetem a provas para poder receber o certificado e atuar na comercialização de seguros.

O corretor é, portanto, um especialista em seguros, que tem a obrigação de conhecer os produtos que vende aos seus clientes. Sendo assim, a compra de seguro é uma compra consultiva. Caberá ao bom corretor ajudar você a escolher a apólice certa para o seu perfil, o que requer grande conhecimento dos produtos e de cada seguradora.

Não olhe só para o preço

Pode parecer extravagante para você ouvir que o melhor preço não deve ser o primeiro critério na hora de escolher sua seguradora. Você é que sabe quanto custa ter que pagar a prestação do carro, o IPVA, o combustível e a manutenção. Ainda tem que escolher o seguro mais caro?

Não necessariamente, mas é preciso ter muito cuidado com o que você comprará. A essência do seguro são as coberturas. Coberturas são os valores máximos com os quais a seguradora irá indenizá-lo no caso da ocorrência de eventos previstos, como colisão, incêndio e roubo.

Uma das formas de se reduzir o preço do seguro é reduzir o valor das coberturas, assim como aumentar o valor da franquia. A franquia é o valor mínimo, a partir do qual a seguradora pagará os danos ao seu veículo em caso de acidente. Em outras palavras, se você sofrer um acidente e o custo do reparo for inferior ao valor da franquia, você arcará com 100% do conserto.

Quanto mais alta for sua franquia, menor será sua proteção em caso de pequenos acidentes.

Outro ponto importante é conhecer a reputação da seguradora. Você deve pesquisar sobre o que acontece quando os clientes daquela seguradora sofrem um sinistro. A companhia paga rapidamente ou demora a indenizar seus clientes?

Outro ponto importante é a qualidade dos serviços de assistência 24 horas. São serviços como:

  • Reboque;
  • Socorro mecânico;
  • Troca de pneus;
  • Chaveiro;
  • Transporte e hospedagem de passageiros, em caso de retenção do veículo em oficina.

Você precisa conhecer a reputação das centrais 24 horas, pesquisar se os processos são ágeis e o serviço é feito dentro do prazo.

Em outras palavras, às vezes vale pagar um pouco mais caro para ter uma proteção maior e melhor.

Existe seguro barato?

A resposta é, sim, você pode encontrar seguro barato, inclusive produtos bem populares de grandes seguradoras, como Sul-América e Tokio Marine. Porém, o nosso propósito é mostrar a você todas as alternativas.

Mas é preciso fazer o alerta de que você não estará contratando uma cobertura completa. Há planos de seguro só para incêndio e roubo. Caso você sofra uma colisão, não será indenizado.

Para baratear o seguro, você pode proteger seu carro com sistemas de rastreamento, alarmes e bloqueadores. Tudo isso ajuda a baratear o preço do seguro.

O que nos leva, enfim, a reforçar a necessidade de utilizar o serviço de um corretor de seguro. Este artigo tem o propósito de prepará-lo para contratar um seguro para o seu primeiro carro. A melhor forma de fazer isso é garantir que você procure o profissional certo para ajudá-lo na escolha da melhor proteção para o seu patrimônio e para suas finanças.

Tenha muita paciência. Você não precisa correr para fazer o seguro. Faça cotação em quantas seguradoras achar necessário, compare o que você sai ganhando e perdendo em uma apólice em relação à outra. Tire do seu corretor todas as informações para obter a melhor relação custo-benefício e esteja ciente dos riscos que você está transferindo para a seguradora e quais está assumindo.

Esperamos que este artigo tenha sido realmente útil para você. O que queremos é prestar serviços a pessoas como você, fazendo de nossos leitores consumidores conscientes. Caso você tenha se sentido beneficiado pelo conteúdo deste artigo, confira os demais artigos do site AnjoCred, feitos para esclarecer e para informar.