Saiba como criar um workflow para gerenciar sua equipe de vendas

A busca por melhores resultados é algo completamente natural para qualquer empresa, e isso passa diretamente por sua equipe de vendas, que é a responsável por lhe gerar lucro, diretamente. Assim, um melhor gerenciamento desta equipe de vendas é essencial para que a sua empresa possa ter chances de sucesso muito maiores, além de permitir o seu crescimento e a sedimentação em seu segmento de mercado.

Existem muitas estratégias e formas de colocar esse gerenciamento de sua equipe de vendas em prática, sempre com o objetivo de otimizar os seus resultados. E uma das mais eficientes estratégias para isso é com a implementação de um workflow, que pode garantir um gerenciamento muito mais fácil e um trabalho mais positivo de toda a sua equipe.

O que é um workflow?

O primeiro passo para que se possa colocar um workflow de gerenciamento de equipe de vendas em prática é saber, na prática, de que se trata este tipo de estratégia. Em um primeiro momento, pode parecer algo muito complexo, mas o workflow, além de simples, é algo muito prático e eficiente para a sua empresa.

De forma bastante simples, o workflow pode ser definido como um esquema de fluxo, que se baseia em algumas regras de automatização do trabalho que deve ser realizado, de acordo com as etapas necessárias para isso. Ou seja, o workflow permite que se divida o trabalho da equipe de vendas em algumas etapas, de modo que o trabalho possa ser aperfeiçoado em cada uma delas e gerar, consequentemente, resultados muito melhores.

A implementação do workflow também pode garantir que se tenha uma maior atenção a estas etapas, de modo que a sua equipe de vendas seja mais eficiente. Com este cuidado, uma ação não irá sobrepor a outra, de modo que o cliente possa ser muito mais bem atendido e sua experiência alcance a excelência necessária para que se possa ter uma maior conversão de leads, ou até mesmo a fidelização de seu público graças ao uso do workflow.

Como criar o workflow para gerenciamento de sua equipe de vendas

Para que se possa criar o seu workflow, o ideal é que se separe as etapas do processo de vendas e se faça a capacitação de sua equipe para cada uma destas etapas. Isso pode ser feito com o treinamento de seus colaboradores ou com a contratação de outros profissionais para que possam realizar, de forma específica, cada uma destas etapas necessárias para a realização de suas vendas.

O primeiro passo para a implementação de seu workflow é com a designação de profissionais para a etapa de pré-venda de seus produtos ou serviços. Ou seja, a captação de clientes por meio de ações de marketing e divulgação de sua empresa, para que se possa conseguir chegar a mais pessoas e gerar mais leads para o seu negócio.

Uma vez que se tenha feito esta captação de clientes, a etapa seguinte é o atendimento destes clientes, para que possa ser feita a sua conversão. Assim, é preciso que se tenha profissionais de venda capacitados para convencerem seus clientes de que os produtos e serviços de sua empresa são os ideais e concretizarem as suas vendas.

Uma das diferenças que o workflow pode trazer para um melhor gerenciamento de sua equipe de vendas é a separação dos processos de atendimento e de cobrança. Desta forma, ao implementar o workflow, o ideal é que se tenha um time de profissionais responsável apenas por oferecer as condições e opções de pagamento aos clientes, bem como pela realização de possíveis cobranças posteriores.

Por fim, o workflow é encerrado com a etapa de pós-venda, que significa o contato com os clientes que já realizaram a compra de seus produtos e serviços. Além de auxiliar na fidelização de seus clientes, isso permite que se tenha uma melhor observação da satisfação de seu público, bem como a identificação de pontos a serem melhorados em seu trabalho, ou ao longo do próprio processo de vendas.

Os benefícios do workflow para seu processo de vendas

Obviamente, a importância da implementação de um workflow para o melhor gerenciamento de sua equipe de vendas se deve, em grande parte, aos benefícios que isso pode gerar para a sua empresa. Assim, é importante que se conheça estes benefícios, de forma que se possa compreender ainda melhor os motivos pelos quais se deve utilizar esta ferramenta em seu negócio.

O primeiro, e um dos maiores benefícios proporcionados pelo workflow, é a otimização de seu processo de vendas. Com a separação em etapas, e a designação de profissionais específicos para cada uma destas etapas, é possível que se tenha um trabalho muito mais bem realizado por seus colaboradores, uma vez que podem atuar em processos nos quais sejam mais eficientes.

Consequentemente a esta otimização do trabalho, ainda há a possibilidade do aumento de suas vendas, uma vez que os processos podem acontecer de forma simultânea. Ou seja, enquanto uma equipe realiza o atendimento de um determinado cliente, o trabalho de captação segue realizado por outros profissionais de sua equipe de vendas, para que não haja tempo ocioso entre atendimentos, por exemplo.

Mais do que estes aspectos relacionados à produtividade e aumento de suas vendas, ainda há uma melhora significativa da experiência que seus clientes podem ter no processo de vendas. Isso porque, com um atendimento especializado ao longo das diferentes etapas do workflow, o cliente pode se sentir mais valorizado pela empresa, de forma que a sua fidelização seja muito mais facilitada.

Assim, a implementação do workflow para um melhor gerenciamento de vendas gera benefícios muito impactantes e distintos para a sua empresa, de modo que haja apenas benefícios para o seu negócio. Mesmo que seja necessário um investimento maior, como a contratação de mais profissionais para a sua equipe, o retorno gerado é muito grande, de modo que haja um retorno praticamente imediato deste investimento.

Agora que você conhece melhor o que é o workflow, como aplicar e quais os benefícios que isso pode gerar para a sua empresa, considere aplicar este recurso em seu negócio da maneira mais rápida possível. Isso permitirá que se tenha um crescimento significativo, para que sua empresa possa atingir patamares muito mais altos dentro de seu segmento de mercado.

Para saber ainda mais sobre o workflow, e muitas outras estratégias e ferramentas que possam beneficiar o seu negócio, visite a página da AnjoCred e veja as nossas publicações sobre estes e outros temas relacionados. Você poderá, por exemplo, saber como cuidar melhor das finanças de sua empresa, bem como de suas finanças pessoais, para que não passe por dificuldades financeiras em nenhum destes aspectos.