Ao optar pelo empreendedorismo, os profissionais devem passar a compreender uma série de termos e conceitos, os quais são determinantes para que se possa ter uma chance muito maior de sucesso. No entanto, alguns termos podem gerar grande confusão e questionamentos para novos empreendedores, de forma que a sua compreensão possa ser feita de forma mais rápida.
Um dos melhores exemplos disso é o ESG, um conceito cada vez mais presente no empreendedorismo, uma vez que isso é determinante para que os empreendedores possam fazer melhores escolhas na condução de seu negócio. Assim, este conceito deve ser compreendido de forma rápida, para que as empresas possam usufruir de seus benefícios, e não ficar para trás perante seus concorrentes.
O que é ESG
De uma maneira bastante simples, o ESG pode ser definido como um conceito que define a forma como as empresas atuam em seu segmento de mercado. Ou seja, as ações realizadas pelas empresas são baseadas nos conceitos inerentes a esta sigla, que significa Environment, Social and Governance.
Environment, se refere ao aspecto ambiental, e determina a forma como as empresas atuam de acordo com a sua responsabilidade ambiental. Assim, as empresas que implementam o ESG em seu trabalho avaliam se as suas atividades poderão gerar algum tipo de impacto ambiental negativo, e consideram mudanças em busca de uma maior sustentabilidade.
Social, que possui o mesmo significado em português, sem a necessidade de tradução, se refere à forma como as empresas atuam perante a sociedade na qual estão inseridas. Desta forma, as empresas podem considerar ações que gerem um impacto social muito melhor, com a possibilidade de melhor qualidade de vida às pessoas à sua volta, uma vez que não podem se manter à parte desta realidade, como aconteceu por muitos anos.
Por fim, Governance se refere à governança, ou à administração das empresas e a forma como seus responsáveis tomam decisões que podem influenciar o mundo ao seu redor. Dentro do conceito de ESG, a governança é o que determina que uma empresa deve manter sempre uma administração transparente, para que a própria empresa possa obter uma maior confiabilidade dentro de seu segmento de mercado.
A importância do ESG para o empreendedorismo
Uma vez que se tenha compreendido o que é o ESG, é possível que se saiba, também, qual a sua importância para o empreendedorismo. Isso pode ser bem mais abrangente do que se pode imaginar, uma vez que o conceito abrange os três principais pilares do funcionamento de uma empresa e a forma como isso atinge o mundo ao redor desta empresa.
O primeiro ponto que faz com que o ESG seja fundamental para os empreendedores é que a forma como a empresa aplica o conceito ao seu trabalho pode ser determinante para as decisões comerciais a serem tomadas. Uma oportunidade de negócio que respeite este conceito terá ampla preferência, enquanto outras que gerem qualquer tipo de efeito contrário ao ESG deverá ser recusada e modificada.
A implementação do ESG também diz respeito à forma como a empresa pode ser vista pelo público, pois as suas decisões impactarão a vida de muitas pessoas, e não apenas de seus responsáveis ou até mesmo funcionários desta empresa. Ao aplicar a sustentabilidade do ESG em suas ações, a empresa pode modificar a forma como o público enxerga sua imagem, e gerar melhores oportunidades de negócio.
Assim, a importância do ESG para o universo do empreendedorismo é imensa, pois é o fator determinante para definir como a empresa atuará dentro de seu segmento e como poderá ser vista pelos demais, como o público ou parceiros. Desta maneira, atualmente, uma empresa que não compreenda e aplique os conceitos do ESG terá muitas dificuldades para conseguir obter bons resultados em seus negócios.
Os benefícios do ESG para os empreendedores
Além de saber o que é o ESG, bem como a sua importância para o universo do empreendedorismo, também é preciso que se conheça os benefícios que isso pode proporcionar. Desta maneira, é possível compreender de forma ainda mais fácil os motivos pelos quais este conceito deve ser aplicado em sua empresa.
Um dos primeiros benefícios que a aplicação do ESG pode proporcionar a uma empresa é a significativa redução de seu impacto negativo para o meio ambiente. Ao escolher opções de serviço mais limpas, como energias renováveis e reciclagem de resíduos, estas empresas podem passar a serem vistas como parceiras do meio ambiente, e obter uma imagem melhor perante o público, como acontece com as Empresas Verdes, por exemplo.
Ainda com relação a esta melhora da atuação ambiental por parte das empresas, é possível apontar um outro grande benefício, que é a redução de custos para estas empresas. Esta redução é o resultado de uma melhor utilização de seus recursos e materiais, o que torna dispensável a compra de maiores quantidades destes itens para que a empresa possa realizar o seu trabalho.
Outro benefício importante da aplicação do conceito do ESG, e consequentemente da melhora de sua responsabilidade ambiental, é uma imagem muito mais positiva da empresa no mercado. Isso pode fazer com que mais pessoas passem a utilizar seus produtos e serviços, e até mesmo divulgá-los, uma vez que podem se sentir mais respeitadas pela marca, o que impulsiona seus resultados de maneira bastante positiva.
Esta melhora da imagem da empresa, ainda proporciona mais um importante benefício, que é a captação de novos investidores e parceiros pode ser muito mais facilitada, para que se tenha uma possibilidade de crescimento por parte deste empreendimento. Desta forma, é possível que os empreendedores consigam fechar parcerias com outras marcas, ou atrair maiores investimentos para o seu negócio como uma consequência da implementação do ESG em seu trabalho, o que reduz significativamente a dificuldade existente nestas ações.
Para complementar os benefícios oferecidos pelo ESG para as empresas, ainda deve ser mencionada a significativa redução da possibilidade de problemas que levem a processos contra a empresa. Isso porque esta passa a trabalhar de uma forma muito mais condizente com os aspectos ambientais e sociais, e deixa esta relação muito mais próxima, de modo que quaisquer problemas possam ser mais facilmente resolvidos.
Agora que você conhece melhor o ESG, bem como a sua importância para o empreendedorismo e os benefícios, avalie como este conceito pode ser aplicado ao seu trabalho, e usufrua de todas as vantagens que isso pode trazer ao seu negócio.
Para saber ainda mais sobre o ESG e outros conceitos essenciais para o empreendedorismo, bem como outras maneiras de aumentar as chances de sucesso do seu negócio, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados!