Os 14 melhores livros sobre educação financeira

Não basta entender do assunto. Se não houver uma vontade contínua de renovar o conhecimento, muito do que foi aprendido pode se tornar obsoleto. A Educação Financeira é uma das áreas que mais requerem atualização, já que o mercado de investimentos está sempre apresentando novidades. Ficar desatento a elas pode causar prejuízos no bolso.

melhores-livros-sobre-educacao-financeira
Open book on the table in library

O interesse em controlar as finanças e fazer o dinheiro render, vem atraindo cada vez mais os “gurus” das finanças, que lançam livros sobre o assunto, oferecem palestras, cursos e muito mais. Fora o natural oportunismo que a temática propõe para lucrar, há muitos livros no mercado que podem causar verdadeiras revoluções na forma de lidar com o dinheiro.

Ótimas oportunidades de leitura e aprendizado

Visitar uma livraria, em busca do melhor livro sobre Educação Financeira, pode ser uma aventura. Há muitas opções que disputam a atenção do leitor, por meio de frases de efeito, títulos impactantes, resenhas instigantes, mas não há nada melhor do que uma boa dica para a leitura.

Para ajudar a aprimorar ainda mais sua Educação Financeira, listamos os 14 melhores livros da área que merecem ser lidos e assimilados. Alguns são clássicos da literatura mundial e outros são ótimas novidades:

1 – Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi

O dinheiro é uma das principais causas de divórcio, inclusive no Brasil. As crises financeiras que acabam afetando os casais também se misturam à forma como cada um tem em lidar com as finanças. O escritor Gustavo Cerbasi apresenta situações comuns, que provocam reflexões sobre o assunto e propõe estratégias para lidar melhor com a renda familiar. O livro também aborda os variados perfis financeiros e como podem se relacionar melhor entre eles.

Lançado em 2004, o livro é símbolo de sucesso e está ainda entre os livros de autoajuda mais vendidos do mundo. Ele inspirou filme “Até que a morte nos separe”.

2 – Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kyoosaki

Uma lenda sobre Educação Financeira, o livro foi escrito pelo milionário Robert Kyosaki que relata as influências que recebeu de homens importantes de sua vida. O pai pobre era o seu, que mesmo sendo inteligente e honesto não conseguiu alcançar uma situação financeira confortável. Já o pai rico era um comerciante, pai de seu melhor amigo e que conseguiu criar uma grande riqueza.

O ensinamento simples de ambos ajudou a Kyosaki a ter uma visão empreendedora, capaz de torná-lo livre financeiramente.

3 – Os Segredos da Mente Milionária, de Hary T. Eker

Também escrito por um milionário que deseja expor o segredo de seu sucesso nas finanças, o “Os Segredos da Mente Milionária” fala sobre a influência do pensamento sobre as ações. Sua história pessoal relatada no livro, é repleta de fracassos até que ele passou a mudar a forma de pensar, tirou as ideias negativas de sua mente e passou a criar uma “mentalidade rica” que foi fundamental para sua transformação.

4 – Alocação de Ativos, de Henrique Carvalho

O economista Henrique Carvalho apresenta uma linguagem descomplicada para falar sobre como investir bem o dinheiro. Em geral, os livros que abordam economia são cheios de termos técnicos e rebuscados, que afastam o leigo do assunto, mas em “Alocação de Ativos” é possível entender sobre fundo de investimentos e planejamentos com muito mais segurança para praticá-los.

5 – Os Axiomas de Zurique, de Max Gunther

A Suíça possui uma das maiores rendas per capita do mundo, mesmo sendo um país pequeno da Europa, não tendo acesso ao mar, reservas minerais ou solos férteis para produção agrícola. E foi a forma de pensar de sua população que levou o país a essa situação privilegiada no mundo.

A inspiradora ascensão do país e as regras adotadas para ganhar fortunas são abordadas neste livro, por um filho de um banqueiro suíço. Ele relata os 12 axiomas adotados pelo país sobre finanças, que podem ser também usados por quem deseja mudar sua Educação Financeira.

6 – A Nova Regra do Jogo, de Rafael Paschoarelli

A maior parte das pessoas são leigas quando o assunto é dinheiro, e por isso mesmo, se tornam presas fáceis de inescrupulosos. A obra retrata as armadilhas no jogo financeiro, relatando como indústrias, comércios e instituições financeiras utilizam informações pessoais privilegiadas para gerar seus lucros.

7 – Quem Pensa Enriquece, de Napoleon Hill

Foram 20 anos de investigação sobre como os homens mais ricos do mundo atingiram suas fortunas e o autor identificou 15 características que o levou a conquistar sua posição financeira. Apesar de sua primeira edição ser de em 1937, o livro é atualíssimo.

8 – Como Investir em Imóveis, de Leandro Ávila

Especialista no ramo imobiliário, o autor apresenta macetes para investir em imóveis, expõe as vantagens e detalha todos os custos envolvidos na negociação. Ótima leitura, não só para quem deseja realizar o sonho da casa própria, mas quem busca uma alternativa de investimento seguro e rentável.

9 – O Investidor Inteligente, Benjamin Grahan

Um livro completo sobre investimentos seja ações, títulos e renda fixa. Indicado por milionários que ganharam fortunas com esse tipo de investimento, o livro aponta os melhores caminhos para o investimento e oferece dicas para não cair em ciladas.

10 – Adeus, Aposentadoria, de Gustavo Cerbasi

O modelo tradicional de aposentadoria está com os dias contados, e este livro propõe ao leitor formas de planejar melhor o seu futuro por meio do investimento e do empreendedorismo. Uma nova visão sobre como lidar com a carreira e as expectativas financeiras.

11 – Como Organizar Sua Vida Financeira, de Gustavo Cerbasi

Mais um livro de Gustavo Cerbasi, mas mais objetivo, sobre como criar um perfil voltado para o investimento. Nele, é possível identificar seu perfil e como lidar com assuntos relativos a finanças, lidar com dívidas e economizar.

12 – As Mulheres e o Dinheiro, de Suze Orman

Mesmo com todas as dificuldades e diferenças, as mulheres possuem qualidades únicas que podem estimular ainda mais sua conquista financeira. O livro aborda como a perseverança e determinação feminina, podem ser um estímulo capaz de sair do previsível.

13 – Terapia Financeira, de Reinaldo Domingos

A obra expõe as principais razões para as dificuldades financeiras e uma metodologia criada pelo autor para controlar as próprias finanças.

14 – O Homem Mais Rico da Babilônia

O livro relata as práticas bem-sucedidas dos antigos babilônicos, que ainda são muito atuais e estimulantes. Algumas dessas dicas falam sobre não desperdiçar recursos, assegurar renda para o futuro, pagar pontualmente as dívidas e estudar sempre.

Manter a leitura em dia é um ótimo estimulante também para ganhar dinheiro. Afinal, o conhecimento pode ser a alma do negócio. Listamos 14 livros sobre Educação Financeira, que vão ajudar bastante a trilhar um caminho de sucesso!