Como um coach pode te ajudar com as finanças pessoais?

Não são raros os casos de pessoas que sentem grande dificuldade de guardar dinheiro e poupar. Grande parte do povo vive em situações muito difíceis e se vê obrigado, sempre, a se comprometer com empréstimos e outras dívidas com as quais não pode pagar. Para essas pessoas, um coach pode ser a melhor maneira de colocar as finanças em dia e aprender a lidar com seus impulsos consumistas.

como-um-coach-pode-te-ajudar-com-as-financas-pessoais

Mas, o que é um Coach?

Coach é um profissional que ajuda um aprendiz ou cliente a adquirir um objetivo pessoal ou profissional específico, através de treinamento e orientação. O aprendiz é, por vezes, denominado coachee.

No mercado financeiro existem profissionais capazes de orientar e ajudar a seus “coachees” a lidarem melhor com suas dificuldades de controle financeiro e outros problemas. São profissionais que ajudam a poupar cada centavo e ainda orientam sobre as melhores formas de fazer o dinheiro render. Isso é uma necessidade cada dia maior, sobretudo em tempos de crise. ACREDITE!

No Brasil, mais 900 mil pessoas estão inadimplentes. Só no final de março deste ano, 59,2 milhões de brasileiros estavam na lista de órgãos de proteção ao crédito. A crise econômica e o desemprego colaboraram para isso. Mas afinal, é possível se recuperar e fazer um bom plano de ação para poder pagar as contas e até investir? É possível mudar a vida para melhor com a contratação de um coach? Sim, é possível.

Como um coach pode te ajudar com as finanças pessoais?

Um coach vai lhe ajudar a desenvolver um plano de ação, que nada mais é do que um mapeamento, passo a passo, do que se pode fazer diariamente para poupar dinheiro, cortar gastos desnecessários e investir em melhores oportunidades.

Como pode ser esse plano de ação?

Isso varia de caso para caso, mas na maioria das vezes, uma etapa básica e importante é estar atento a sete passos importantes. O coach poderá, por exemplo, orientar ao seu “coacheer”.

1º passo: Acompanhe a movimentação financeira da sua conta

Muitas pessoas não tem o hábito de acompanhar diariamente a movimentação financeira. Muitas vezes, pensam dispor de uma quantia em conta corrente que já não está mais lá, faz tempo. E nessa situação, tendem a gastar mais e sem controle.

Sejamos honestos: é impossível saber o quanto se pode ou não gastar, se não se acompanha o saldo diariamente. Ao menos duas vezes por dia. Assim, fica mais fácil alcançar o sonho de se ter um controle financeiro e ver o dinheiro sobrar na conta.

2º passo: Pesquise o preço dos produtos

Esse é outro problema grande na vida de quem não possui controle financeiro. O primeiro item que vê, logo quer comprar sem antes pesquisar onde encontrá-lo mais barato. Esse desejo de comprar a qualquer custo, o coach tende a mostrar que é errado e vai orientar a pessoa a sempre pensar se realmente tem necessidade do item ou não.
Aquela velha história: antes de comprar, pesquise o valor dos itens que deseja comprar. Nem tudo que é mais caro, é melhor. Nem sempre esperar significa perder.

3º passo: Evite gasto supérfluo

Quem nunca foi até o supermercado comprar “sabão” e chegou em casa com um monte de coisas que não estavam planejadas, que atire a primeira pedra. Principalmente se a pessoa vai ao mercado com fome, então tende a encher o carrinho de “tranqueiras”. Está errado!
Compre apenas o que for necessário, SEMPRE. Evite desperdício!

Existem despesas que em nada acrescentam no dia a dia. Compras por impulso que são feitas desnecessariamente e que podem descontrolar bastante a conta bancária. O coach ajuda a controlar esse impulso, mostrando que de fato, o que se compra somente para satisfazer um desejo, muitas vezes não compensa. Pense antes de comprar, sobre qual a finalidade do gasto.

4º passo: Pague sempre à vista

A compra a prazo é uma tentação, principalmente quando parcelada no cartão. Muita gente está enforcadíssima no cartão por conta disso.
Então, outra lição importante que um coach vai ajudar a entender, é evitar parcelar a compra sempre que possível. O parcelamento é uma pendência que, mês a mês, diminui o saldo bancário. Além do mais, na compra à vista, o valor do desconto pode ser bem razoável. A economia é maior e você consegue poupar um dinheiro a mais para deixar no investimento ou apenas guardado na conta.

Sozinhas, muitas pessoas não conseguem enxergar isso, até que um profissional lhes mostre na prática como pode ser bastante vantajoso pensar e agir assim.

5º Passo: Evite compras acumuladas no cartão de crédito

A mão que busca o cartão na carteira, sempre que surge algo novo para comprar, chega a tremer. É assim com muita gente, que não pensa duas vezes antes de pagar qualquer coisa no cartão de crédito. Também é um erro.

Use o cartão apenas quando for benéfico, quando se tem o controle da conta bancária. O uso do cartão causa a ilusão de ter sempre o dinheiro na hora. Caso a pessoa não tenha o controle financeiro da conta, quando chegar à fatura, o saldo ficará no vermelho. Evite parcelar a fatura, pois os juros do crédito rotativo já passam de 486,8% ao ano.

6º Passo: Trace objetivos realistas

Um dos problemas de quem sofre com o descontrole financeiro, é traçar metas inalcançáveis. Na primeira dificuldade a pessoa se frustra e torna há gastar um pouco mais. O coach ajuda a traçar metas mais realistas, que na medida em que forem sendo cumpridas, trará satisfação a quem as desempenha.

Por exemplo: O ato de poupar 10% do seu salário. Depois 20% e assim sucessivamente, até aonde conseguir. Não trace uma meta muito ousada, pois se não conseguir, poderá se frustrar.

7º Passo: Viva o seu padrão de vida

Muita gente se deixa levar pela ilusão. O carro importado porque o colega ou vizinho comprou, é melhor do que o nacional na garagem própria. Um profissional poderá fazer a pessoa entender que é errado tentar viver um padrão de vida caro, se o seu rendimento não comporta.

A melhor forma de viver, nestas circunstâncias, é conforme suas condições, sem comprometer a sua renda e nem o seu sono. O prazer de viver bem não está no quanto se gasta, mas na qualidade dos bons momentos que se pode viver e que não dependem de dinheiro algum.

Eis a lição do coach: O que sobrar na conta é lucro. Procure informações sobre os melhores investimentos. Assim, o seu dinheiro poupado renderá e você poderá viver mais sossegado. E acredite, esse sossego não tem dinheiro que pague.

Ainda tem dúvidas de como um coach pode mudar para melhor a sua vida? Acesse ao site da AnjoCred e fique por dentro deste e de outros assuntos!