Se você ainda não está certo da importância de um seguro para a proteção do seu carro, fique tranquilo. No presente texto, nós explicaremos algumas razões que comprovam bem essa necessidade.
Hoje, comprar um automóvel significa gastar um valor, muitas vezes, bem elevado e em múltiplas parcelas. Ou seja, adquirir um carro significa conquistar um patrimônio bastante caro e altamente valioso para a nossa conveniência. E para garantir que todo esse investimento não seja em vão, é fundamental contar com um seguro para o seu carro.
Apesar da tranquilidade que um bom seguro traz para o contratante, muitas pessoas ainda resistem em proteger os seus bens. Prova disso é a estimativa de que 80% da frota nacional de veículos circula sem nenhum tipo de cobertura contra sinistros. Caso você faça parte desse percentual e tenha dúvidas sobre o tema, o texto a seguir irá ajudá-lo.
Os benefícios de um seguro para proteger o seu carro
Sem dúvidas, você já ouviu falar nos benefícios que um seguro para o carro oferece. Contudo, trata-se de um custo significativo que pode pesar no orçamento. Sendo assim, é válido reforçar os inúmeros benefícios do serviço em questão.
A proteção contra roubos e furtos é grande conhecida do público, mas sempre vale a pena mencioná-la. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2017, um carro é roubado no Brasil a cada minuto. Portanto, nós estamos sujeitos à violência diariamente e o seguro evita futuras dores de cabeça.
Até porque, mesmo sem o carro em mãos, você terá de honrar todas as prestações do financiamento, caso não tenha uma apólice.
E com certeza você não deseja ter uma dívida e não ter carro, não é mesmo? Nesse cenário, o dano pode ser enorme, sobretudo se você tiver que adquirir um outro automóvel.
A importância de um seguro para o seu carro ficar mais protegido fica evidente também no caso de colisões. Até os motoristas mais cuidadosos e que praticam a direção defensiva são suscetíveis a acidentes. Uma breve distração ou a imprudência de outros indivíduos bastam para causar um grande problema.
No geral, o preço do seguro e da franquia são bem mais baratos do que bancar o prejuízo de uma colisão, por exemplo. Portanto, é imprescindível ter em vista o custo-benefício do serviço.
É pertinente dizer que o seguro não protege somente o dono do próprio veículo em um eventual acidente, como também o veículo de terceiros que possam estar envolvidos. Ao contratar o seguro para o seu carro com cobertura de terceiros, você cuida dos demais motoristas.
Como há sempre o dever de indenizar por prejuízos causados, o mais recomendado é investir em um seguro contra danos a terceiros. Nesse mesmo tópico, cabe dizer que existem cada vez mais automóveis de marcas premium, então até pequenas colisões podem gerar custos de conserto elevadíssimos.
Também por causa dos altos preços dos automóveis, nota-se uma crescente tendência de faltas de peças à pronta-entrega no mercado nacional. Como resultado, o automóvel pode ficar parado por um longo período e o direito a um carro reserva passa a ser uma comodidade a mais.
A importância do seguro para veículos contra acidentes naturais
Outro aspecto menos citado, mas que merece destaque, é a proteção contra danos causados por incidentes da natureza e incêndios. Ninguém pensa que terá de lidar com essas situações, porém eles são capazes de causar grandes problemas. E como alagamentos, raios de quedas de árvores estão cada vez mais recorrentes, toda precaução é válida.
Aqui também o seguro para o seu carro é muito útil. Dessa forma, se o seu carro for danificado por uma enchente ou algo do tipo, você só precisa acionar o seguro, pagar a franquia e aguardar que a companhia resolva o problema.
Nem dentro da garagem o seu patrimônio está completamente seguro. Afinal, ele sempre está sujeito a inundações, defeitos mecânicos e assaltos, por exemplo. O ideal então é proteger o carro desde o começo e levar em conta a importância da cobertura já na saída da concessionária.
O oferecimento de serviços adicionais e facilidades
Por fim, muitas pessoas associam o seguro com a cobertura de acidentes e roubos, entre outros imprevistos maiores. A verdade, porém, é que o contrato costuma incluir ainda: troca de pneus, serviços de chaveiros e guincho, para citar alguns. Contando com serviços de 24 horas, a seguradora vai te ajudar nas mais distintas emergências.
Dicas para escolher o seguro para veículos mais adequado para você
A partir do momento que você decide assinar o contrato de seguro para o seu veículo, o próximo passo é pesquisar bastante. Isso porque os orçamentos tendem a variar muito e é fundamental que o valor seja condizente com as suas finanças. Tenha sempre em mente que sem as parcelas em dia, o seguro não oferece a proteção almejada. Ou seja, selecione um produto que se encaixe no orçamento e que atenda às suas necessidades.
Questione sobre os cálculos da seguradora, que levam em consideração fatores pessoais e são relativos a condições regionais e de uso.
Quando não vale a pena contratar um seguro para o seu carro
Em contrapartida, certamente haverá indivíduos afirmando que não vale a pena arcar com a anuidade do seguro. Para justificar essa posição, a maioria das pessoas cita uma possível economia no longo prazo que permitiria a aquisição de um novo patrimônio.
Tal pensamento só é válido em circunstância muito específicas, mas é imprescindível destacar alguns pontos:
• Essa decisão requer disciplina financeira para se separar a quantia correspondente ao seguro para eventuais emergências ou para a criação de um fundo para o futuro carro;
• A pessoa tem de estar certa de que o seu orçamento suporta uma perda eventual do veículo por um tempo;
• Deve-se pensar nos custos de acidentes que envolvam terceiros, como ressaltamos antes.
Só depois de refletir sobre os tópicos acima será possível tomar uma decisão consciente sobre um seguro para o seu carro. Os riscos e benefícios de cada alternativa devem estar bem evidentes, pois se trata de gastos importantes.
Conclusão
Em um cenário turbulento como o atual, cuidar bem de suas finanças é de extrema importância. Sendo assim, é preciso analisar em detalhes todos os impactos econômicos gerados por um veículo. E ainda que a contratação de um seguro seja opcional, os crescentes riscos aos quais os motoristas estão expostos recomendam a busca por esse serviço. Somente dessa forma você encontrará um serviço para veículos que contemple uma proteção apropriada ao seu veículo e a terceiros.
Esperamos que os pontos destacados acima tenham esclarecido a importância de um seguro para o seu carro ficar mais protegido. Agora, nós convidamos você a acessar o site da AnjoCred para ler sobre outros assuntos relevantes em economia pessoal. Aguardamos você!