O planejamento para o futuro é algo essencial, ainda mais quando se trata do aspecto financeiro, pois, obviamente, todos desejam ter melhores condições de vida e tranquilidade financeira conforme ficam mais velhos. Aliado a isso, o fato de que a poupança é um dos serviços de investimentos mais utilizados no Brasil, é possível afirmar que há uma relação direta com o seu futuro.
Ou seja, ter uma poupança pode ser algo muito benéfico para o seu futuro, de modo que não se tenha dificuldades financeiras e ainda se crie hábitos mais saudáveis no que diz respeito à forma de lidar com o seu dinheiro. Assim, mesmo que não seja um dos investimentos mais rentáveis atualmente, é algo completamente válido analisar a possibilidade de ter uma poupança para garantir um futuro mais tranquilo.
Para que isso possa ser ainda mais claro de ser visualizado, observe a seguir quais são as formas como uma poupança pode ajudar no seu futuro e por quais motivos você deveria começar a poupar o seu dinheiro deste modo.
– Modo seguro de guardar o seu dinheiro
Um dos principais meios de a poupança ajudar o seu futuro é por ser uma das formas mais seguras de guardar o seu dinheiro. Ou seja, ao invés dos antigos cofrinhos que mantinham o seu dinheiro parado em casa, é possível manter os seus valores em uma poupança.
Além de estar livre de riscos como perdas e assaltos, por exemplo, a poupança ainda possui uma garantia extra muito importante, que é oferecida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Com essa garantia, mesmo que algo aconteça com o banco em que sua poupança está depositada, o seu dinheiro estará seguro, e você não corre riscos de prejuízo.
Assim, mesmo que o rendimento da poupança seja baixíssimo, e você não vá exatamente ganhar dinheiro com isso, você não terá qualquer chance de perder esse dinheiro, que estará seguro e bem guardado para que possa ser utilizado em seu futuro.
– Criação do hábito de guardar dinheiro
Algo com o qual muitos brasileiros sofrem são os hábitos ruins com relação ao dinheiro, o que faz com que não consigam guardar dinheiro e gastem muito mais do que podem pagar. Isso cria pessoas muito mais endividadas e com sérios problemas em sua vida financeira.
Por conta disso, a poupança pode ser apontada como uma excelente ajuda para o seu futuro, pois é uma forma de criar o hábito de economizar e guardar dinheiro. Ou seja, no futuro, depois de algum tempo com a realização da poupança, economizar já será algo natural para você, de modo que os problemas com dívidas sejam muito menores, ou mesmo inexistentes em sua vida.
Essa criação do hábito de economizar com uma poupança é algo que deve ser feito o mais rápido possível. Assim, mesmo adolescentes e pessoas que iniciam em seu primeiro emprego, por exemplo, já devem optar por começar a guardar o seu dinheiro em uma poupança, para que, no futuro, guardar dinheiro seja algo natural para você, além de ter uma quantia guardada que poderá lhe ajudar em seus objetivos.
– Primeiro passo em investimentos
É natural que muitas pessoas pensem em começar a investir no futuro, mas não saibam por onde começar para fazer com que o seu dinheiro renda mais. Muitas vezes, há uma insegurança por conta dos riscos existentes e o medo de perder dinheiro por causa de algum investimento mal planejado.
A utilização de uma poupança pode ser uma grande ajuda para o seu futuro também neste aspecto, e isso por diferentes motivos. O primeiro deles é que a poupança é, na grande maioria dos casos, o primeiro contato que as pessoas têm com algum tipo de investimento, de modo que sirva para que se consiga perder um pouco do medo e começar a fazer investimentos maiores no futuro em razão de sua experiência com esse serviço.
Além disso, ter uma poupança pode ajudar a fazer melhores investimentos no futuro por conta do valor economizado nesta conta. Assim, não será necessário tirar dinheiro de seu orçamento regular para começar a investir, o que poderá ser feito com o dinheiro guardado em sua poupança, com a diminuição dos riscos que os investimentos mais avançados poderiam gerar para sua saúde financeira.
– Reserva de emergência
Planejar-se para o futuro significa, muitas vezes, estar pronto para passar por momentos de dificuldade da melhor maneira possível. Ou seja, se você perder o emprego é preciso ter algum dinheiro guardado para que consiga manter seus gastos básicos até a recolocação no mercado de trabalho.
Esse é o conceito da reserva de emergência, que pode ser outro benefício da poupança. Como você já viu anteriormente, a poupança é um modo seguro de guardar o seu dinheiro, e tem garantias para que o valor depositado nesta conta não seja afetado de forma alguma.
Porém, o que faz da poupança uma boa opção para manter a sua reserva de emergência e ajudar no seu futuro é o fato de que o dinheiro existente nesta conta ode ser acessado a qualquer momento. Dessa forma, a qualquer momento em que tenha dificuldades financeiras e precise ter acesso ao valor guardado, não haverá dificuldades com a poupança.
Diferentemente, outros investimentos podem possuir prazos de resgate mais longos, o que significa que não poderiam ser acessados com a mesma facilidade. Assim, uma das formas como a poupança pode ajudá-lo no futuro é como um meio de manter a sua reserva de emergência, ou o dinheiro que será utilizado para controlar problemas financeiros e solucionar qualquer situação emergencial que possa enfrentar no futuro.
Agora que você já sabe como a poupança pode ajudar no futuro, considere ter uma conta deste tipo para armazenar o seu dinheiro, mas já com o conhecimento de que isso não significará grandes rendimentos. No entanto, haverá a garantia da segurança de seu dinheiro e outros benefícios para sua vida financeira, os quais podem não ser tão simplesmente obtidos com outros investimentos.
Se você ainda deseja saber mais sobre a poupança, os seus benefícios e quais outros investimentos podem ser feitos com segurança, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro. Você poderá encontrar, ainda, informações sobre muitos outros serviços financeiros, como empréstimos, consórcios, seguros, cartões de crédito e muito mais.
Assim, além de aprender a cuidar melhor do seu dinheiro, identificar boas oportunidades de fazer investimentos e controlar melhor o seu orçamento, você ainda terá chances muito maiores de evitar os principais problemas financeiros, que são o acúmulo de dívidas, inadimplência, perda de crédito e todas suas consequências negativas.