Possuir um carro é um dos desejos comuns a um número bastante elevado de pessoas, além de ser uma necessidade por conta da facilidade de locomoção e oportunidades profissionais que isso proporciona. No entanto, comprar um carro novo é algo que exige um investimento muito grande, o qual pode ser impossível para grande parte dos brasileiros.
Para contornar esta dificuldade, porém, é possível comprar um carro usado, o qual pode ser adquirido por um valor muito mais baixo em comparação com um veículo novo. Isso não significa que o seu veículo será pior em qualquer sentido, pois grande parte dos veículos usados que estão à venda no mercado atualmente está em muito bom estado, além de passar por avaliações rigorosas antes de serem colocados à disposição dos clientes.
Ou seja, comprar um veículo usado é um modo muito mais acessível de conseguir realizar o desejo de contar com o seu próprio veículo. Desta forma, muito mais pessoas podem ter acesso a este tipo de bem, que é um dos mais valiosos que se pode adquirir atualmente.
No entanto, embora comprar um veículo usado seja algo muito simples, existem algumas dúvidas que podem surgir para os compradores deste tipo de carro. Em especial, uma delas que merece destaque é a respeito do seguro automotivo.
Isso porque o seguro é, geralmente, oferecido para veículos novos, assim que são comprados em concessionárias, para que seus novos donos tenham maior tranquilidade a respeito de seu carro. Desta maneira, muitas pessoas podem não saber se podem, ou não, fazer um seguro para o seu carro usado, e deixar o veículo desprotegido em muitas situações do dia a dia.
Este problema, entretanto, não precisa acometer o seu veículo, pois a resposta é bastante simples: Sim, é possível contratar um seguro para o seu carro usado. Porém, é preciso que se entenda que, neste caso, o serviço do seguro automotivo não funciona exatamente da mesma forma, pois há algumas particularidades e diferenças estabelecidas pelas seguradoras para veículos usados.
Saiba como contratar um seguro para o seu carro usado
Após a compra de seu carro usado, é muito importante contar com um seguro automotivo para evitar que o seu carro possa gerar qualquer tipo de prejuízo. Justamente por esse motivo é que se deve saber como proceder para a contratação deste serviço de maneira rápida.
O primeiro passo e buscar por seguradoras que ofereçam o seguro automotivo para carros usados, uma vez que esta não é uma modalidade de seguro oferecida por todas estas empresas. Isso porque, em alguns casos, as seguradoras podem enxergar os carros usados como mais suscetíveis a problemas que requerem o uso frequente dos serviços de seguro, de forma que não lhes seja lucrativo o suficiente.
Esta menor oferta não precisa significar nenhuma preocupação a mais, pois existem, sim, seguradoras que oferecem seguros bastante completos para quem possui um carro usado. Mas é preciso que se saiba que este serviço possui valores e requisitos que devem ser seguidos para que o seguro seja contratado, efetivamente.
O primeiro ponto a ser compreendido é que, quanto mais velho o seu carro, mais caro será o valor de seu seguro, pois isso indica uma maior possibilidade de que o veículo apresente problemas. Isso faz algumas seguradoras limitarem o serviço de acordo com a data de fabricação do veículo.
Desta maneira, é possível que a seguradora ofereça seguro para carros que tenham até cinco ou dez anos de fabricação, por exemplo, o que pode variar de acordo com cada seguradora e suas estratégias comerciais. Outra possibilidade é o oferecimento de apólices de seguro mais básicas, como, por exemplo, apenas contra roubos e furtos, para que donos de veículos mais antigos tenham esta segurança a mais, embora sem muitos complementos ao serviço.
Além disso, outro fator considerado pelas seguradoras no momento de oferecer um seguro para carro usado é se o veículo é nacional ou importado. Esta diferença é muito importante, pois, em geral, os veículos importados têm uma chance muito menor de contarem com o seguro, pois são carros que possuem um custo de manutenção elevado por conta das poucas peças disponíveis no mercado.
Enquanto veículos com até dez ou quinze anos podem contar com o serviço de seguro, mesmo que de forma mais básica, desde que de fabricação nacional, os carros importados podem ter um limite que varia entre três ou cinco anos de sua fabricação para que possam ser segurados. Isso faz com que este fator deva ser bastante importante para a sua avaliação no momento da compra de seu carro usado, pois carros importados, além de uma manutenção mais cara, podem ter um seguro ainda mais difícil ou limitado.
Outros fatores avaliados para o seguro de carro usado
Como você já pode perceber, o ano de fabricação e, consequentemente, a idade de seu carro usado são fatores determinantes não apenas para a contratação do seguro automotivo, mas também para a precificação deste serviço. Porém, estes não são os únicos fatores que podem modificar o valor a ser pago por este tipo de seguro, pois outros pontos são analisados pelas seguradoras.
Um destes fatores é o modelo do veículo, pois existem alguns carros específicos que podem apresentar maiores problemas, e que são, assim, menos atraentes às seguradoras, uma vez que podem utilizar seus serviços com uma maior frequência. Em geral, no entanto, este não costuma ser um fator que elimina um determinado tipo de carro de ser elegível para o seguro, mas sim que impacta diretamente no valor a ser pago por este serviço.
Além disso, o histórico do condutor também pode fazer com que o seguro para carro usado seja mais caro, ou que apresente maior dificuldade em sua contratação. Isso porque as empresas seguradoras avaliam se o proprietário do veículo já se envolveu em muitos acidentes de trânsito, se possui multas ou advertências por condução perigosa, entre outros problemas semelhantes.
Obviamente, estes pontos a serem levados em consideração podem ser modificados de empresa para empresa, com seguradoras que exijam ainda mais detalhes a respeito do proprietário e do próprio veículo para que o serviço seja oferecido e prestado da melhor maneira possível.
Agora que você conhece um pouco melhor o seguro automotivo para carros usados, bem como o fato de que pode, sim, contar com esta proteção para o seu carro, busque por empresas que ofereçam esta modalidade de seguro e garanta que seu veículo estará protegido contra diversos tipos de prejuízos.
Para saber ainda mais sobre este e muitos outros tipos de seguros, bem como os demais serviços financeiros que podem lhe ajudar em seu dia a dia, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações!