Os serviços de crédito financeiro, como empréstimos e financiamentos, por exemplo, são alguns dos mais utilizados por pessoas de todo o Brasil, seja para que se possa realizar pagamentos, fazer compras de itens de valor elevado ou simplesmente para reorganizar a sua vida financeira.
No entanto, algo que preocupa a grande parte dos usuários deste tipo de serviço é a possibilidade de terem o seu pedido de empréstimo ou financiamento negado por parte da empresa credora. Isso acontece por conta da análise de crédito, uma etapa importante do processo de contratação deste serviço e presente em qualquer tipo de serviço financeiro de crédito.
Embora seja algo de suma importância, não é difícil encontrar pessoas com dificuldades para explicar o que é e como funciona a análise de crédito, de forma que possam vir a ter problemas por não compreender corretamente estas informações a respeito desta etapa do serviço.
Assim, para que não se tenha dificuldades e problemas na utilização dos serviços financeiros, é preciso se inteirar a respeito do que é, e de como funciona, uma análise de crédito, bem como a sua importância para a liberação de empréstimos, financiamentos, cartões e demais serviços disponibilizados pelas empresas credoras atualmente.
Saiba o que é a análise de crédito e a sua importância aos serviços financeiros
O primeiro passo para que se compreenda a importância da análise de crédito na solicitação de qualquer serviço financeiro é saber do que se trata este procedimento, muito citado, mas pouco explicado pelas empresas credoras.
De uma maneira simples, a análise de crédito é um procedimento no qual a empresa credora reúne todos os dados necessários sobre o seu cliente e verifica a sua veracidade bem como o histórico desta pessoa. Desta forma, qualquer tipo de problema como a existência de dívidas não pagas em seu nome, inadimplência, restrições ou irregularidades que possam representar problemas à realização deste serviço.
Ou seja, qualquer inconsistência que possa ser encontrada durante a análise dos dados do cliente pode impedir a realização deste tipo de serviço, pois isso indicará que o solicitante poderá representar algum tipo de risco para a empresa credora em questão.
Com isso em mente, já é possível compreender melhor qual é a importância da realização de uma análise de crédito, que tem como objetivo principal minimizar os riscos de prejuízo da empresa credora, para que não libere crédito para pessoas que possam representar risco e possam deixar de pagar suas parcelas de quitação do serviço.
Desta forma, não são apenas as pessoas que possuem histórico ruim de pagamentos podem ter o seu pedido de crédito negado ao buscar por serviços financeiros, mas também aquelas que não possuem comprovação de renda suficiente para arcar com o pagamento das parcelas de quitação, pois qualquer imprevisto em seu orçamento poderia lhe dificultar este pagamento.
Assim, a real importância da análise de crédito realizada pelas empresas financeiras é evitar que o serviço seja disponibilizado a pessoas que podem lhe gerar qualquer tipo de problema relacionado a inadimplência, o que poderia gerar prejuízos para esta empresa.
Saiba como é realizada a análise de crédito
Agora que você conhece melhor o que é a análise de crédito e qual a sua importância para as empresas e instituições financeiras, é importante saber, também, como funciona a análise de crédito e as etapas em que este procedimento é feito.
O primeiro passo para a realização da análise de crédito por parte das empresas credoras é o envio dos documentos solicitados pela empresa ao cliente que solicita o serviço de crédito. Em geral, os documentos necessários para a realização da análise de crédito são os seguintes:
– RG ou documento de identificação oficial com foto;
– CPF;
– Comprovante de residência;
– Comprovante de renda.
Em alguns casos, empresas e instituições financeiras podem solicitar alguns documentos adicionais para complementar as informações a respeito do cliente, de modo que tenha ainda mais condições para averiguar o histórico financeiro e pessoal deste cliente.
Após o envio destes documentos, o primeiro passo para a realização da análise de crédito é uma consulta ao número de CPF do cliente em órgãos de proteção ao crédito. Isso é feito para que, caso haja alguma restrição ou inclusão destes dados em listas de inadimplência, a empresa credora possa recusar a solicitação de crédito e evitar o seu risco de prejuízo.
Além desta consulta aos órgãos de proteção ao crédito referente às listas de inadimplência, as empresas credoras também verificam o score financeiro deste cliente. O score financeiro é um sistema de pontuação que vai de zero a mil pontos e indica o quão confiável é um cliente, e possui um peso muito importante para a decisão de todas as empresas credoras e oferecer, ou não crédito a seus clientes.
No entanto, é importante que se saiba que o score financeiro é apenas um indicativo, e não uma determinação de ter, ou não, o serviço de crédito aprovado. Ou seja, mesmo clientes com um score financeiro baixo, podem ter o crédito aprovado caso apresentem comprovações de que podem arcar com o pagamento das parcelas de quitação de seu serviço de crédito.
Por fim, é verificada a renda comprovada do cliente, para que a empresa credora possa averiguar se o cliente poderá arcar tranquilamente com o pagamento de seu débito. Em geral, o valor das parcelas de pagamento de um serviço de crédito não deve ultrapassar 30% da renda total do cliente.
Nos casos em que o valor da parcela ultrapasse este limite, pode ser possível que a análise de crédito seja negativa, para evitar que o cliente assuma uma dívida que poderá lhe gerar complicações financeiras no futuro.
Caso estes processos sejam realizados e o cliente seja aprovado, o serviço de crédito será aprovado e em pouco tempo o cliente terá liberado o dinheiro ou serviço solicitado, seja um empréstimo, financiamento ou um cartão. Em muitos casos, esta liberação do serviço já acontece em apenas algumas horas, pois todas as etapas da análise de crédito podem ser realizadas pela internet, de modo que o procedimento se torna cada vez mais ágil.
Agora que você conhece melhor a análise de crédito, seu funcionamento e a importância deste processo para a liberação de um serviço de crédito, verifique os seus dados anteriormente e amplie as suas chances de aprovação nos pedidos deste tipo de serviço financeiro.
Para saber ainda mais sobre a análise de crédito e todos os demais detalhes de muitos serviços financeiros, visite a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, como financiamentos, empréstimos, consórcios, seguros, taxas de juros, controle de gastos e muito mais!