Artigos de educação financeira para ler agora

Segundo especialistas, o livro de Samuel Smiles, “Self-Help”, lançando em 1859, como o pioneiro do fenômeno de autoajuda. Mas foi “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki lançado em 1997, que o mercado editorial se voltou totalmente aos livros de autoajuda para educação financeira.

A partir de sua própria experiência em enriquecer, o autor apresenta para o leitor uma série de dicas que visam mudar sua forma de lidar com o dinheiro e a aprimorar suas ações sob seus sonhos mais importantes. Muitos outros livros e artigos de educação financeira surgiram, em busca do sucesso editorial, mas é preciso saber escolher os que realmente podem significar uma mudança em sua vida cotidiana, para melhor!

A educação financeira nos livros

Hoje já é mais fácil compreender a importância da educação financeira na vida das pessoas. Se desde criança já fosse ensinado o valor do dinheiro e como é fundamental usá-lo com mais sabedoria, teríamos menos inadimplentes no cadastro de devedores.

No Brasil, ainda é um tabu falar de dinheiro, como se o assunto fosse uma demonstração de pobreza e endividamento. Ao contrário, falar de dinheiro ajuda a valorizá-lo da forma correta,sem o peso constante de que lhe é atribuído. Afinal, dinheiro é um meio de conseguir realizar sonhos, projetos e de nos sustentar, já que é por meio dele que nos alimentamos, moramos, nos vestimos e podemos concretizar nossos desejos materiais.

Não é errado ter ambição e buscar formas de obter lucros por meio de investimentos financeiros e bons negócios. Não é pecado querer viajar, comprar um carro mais moderno e se mudar para uma casa mais confortável e própria. Mas é preciso sair do sonho e buscar a sua concretização, por meio de ações objetivas como investir, economizar, cortar custos e ampliar a renda.

Parece impossível, mas na prática qualquer pessoa pode ter o que se chama de “pé de meia”. Mesmo com um baixo salário, economizar um pouco permite ter algo num futuro próximo, além de também servir como um fundo de reserva para situações inesperadas. Se o salário não dá até o final do mês, se os gastos são maiores que as entradas, é preciso reorganizar sua vida financeira e, mais que isso, mudar seus hábitos.

Essa mudança de hábitos é, basicamente, usar o seu dinheiro com aquilo que lhe é fundamental e cortar os excessos. É claro que os momentos de prazer devem existir, mas para que eles sejam maiores no futuro, é preciso que sejam bem escolhidos no presente. Isso significa não exagerar nas compras, evitar gastos com coisas que parecem pequenas mas que na balança do orçamento acabam saindo bem mais caras do que se imagina.

Como a maior parte das escolas não ensinam educação financeira e o tabu de falar sobre dinheiro em família é mais presente do que se imagina, os livros de autoajuda encontraram um caminho promissor e rentável. E como tudo que se torna moda e é bastante procurado, há livros que servem apenas para enriquecer os próprios autores e não o leitor, enquanto outros apresentam material relevante.

Mesmo que ainda populares, os livros de autoajuda para economia financeira foram mudando sua narrativa ao longo da década, pelas massivas críticas que sofreram. A principal delas é a de oferecer soluções simples para situações complexas, ignorando diversos aspectos que envolvem a questão.

Para evitar cair nessas ciladas de livros famosos e respostas fáceis, buscamos artigos relevantes sobre o assunto, que possam ser realmente uteis nessa jornada do autoconhecimento e da mudança sobre sua vida financeira:

1 – Descomplicando a Economia do Século XXI – de Randy Charles Epping


O livro tem uma linguagem simples, sobre um assunto que parece assustador para a maior parte das pessoas, que é exatamente economia financeira. Ele explica de forma bem didática, como age a economia do mundo moderno, com boas explicações sobre conceitos econômicos.

2 – Pai Rico, Pai Pobre – de Robert Kiyosaki


O clássico ainda é uma leitura pertinente nos dias de hoje. Sua narrativa inspirou tantos outros livros sobre o mesmo tema, cuja experiência pessoal de Kiyosaki , um milionário americano que se inspirou no pai de seu amigo, que se tornou rico com hábitos bastante diferentes do seu pai biológico, que continuou pobre. É educação financeira básica, simples e que pode ajudar o leitor a controlar sua vida financeira e a lhe dar uma nova visão de economia.

3 – Os Segredos da Mente Milionária – de T.Harv Eker


Como pensa uma mente que conquistou a riqueza? Ouvindo pessoas que não nasceram de ‘berço de ouro”, o autor tenta desvendar o que elas possuem em comum para conseguirem o sucesso financeiro e profissional. Ele parte do princípio que a mente milionária pode se desenvolver desde a infância, moldando hábitos que vão diferenciar as pessoas.

4 – O investidor Inteligente – de Benjamin Graham


A “bíblia do mercado de ações” é uma aula sobre investimentos, principalmente para leigos. Ele é útil também para desmitificar a ideia de que investimento e bolsa de valores são coisas para pessoas ricas. Nele também, o autor dá informações úteis sobre educação financeira básica e o valor do dinheiro na vida de todos.

5 – O Homem mais Rico da Babilônia – de George S. Clason


Um dos maiores Best Sellers do segmento, o livro traz ótimas recomendações para reorganizar sua vida financeira, mudar hábitos, solucionar problemas cotidianos do assunto e a multiplicar sua renda.
Baseado na história da cidade de Babilônia como principal centro comercial do mundo, na sua época, o autor mostra conceitos que se mantém intactos até os dias de hoje.

6 – Casais inteligentes enriquecem juntos – de Gustavo Cerbas


Motivo de brigas e desavenças, o dinheiro ou a sua ausência é um dos principais motivos para a separação de casais. Mas para o autor, é exatamente a falta de conversa sobre o assunto que provoca o distanciamento de ambos e o desgaste da relação.

O autor traça diferentes perfis de casais e ações para identificá-los, assim como planos a serem traçados em conjunto para que consigam ter controle orçamentário e um próspero enriquecimento no futuro. Com boas dicas sobre educação financeira para casais, seguros e investimentos, o livro pode ser útil para casais iniciantes e para os que já possuem uma vida em comum.

7 – Educação Financeira ao Alcance de Todos – de José Pio Martins


No livro o autor busca elucidar a educação financeira, numa linguagem para leigos e capaz de ensinar conceitos como passivo circulante, geração de renda, patrimônio líquido e muito mais, como forma de democratizar a economia e torná-la acessível para todos.

Há ainda um verdadeiro guia sobre termos do “economês” e o Programa dos Dez Passos.

8 – Adeus Aposentadoria – de Gustavo Cerbasi


O livro sugere ao leitor ir além dos programas de aposentadoria já conhecidos e buscar uma vida muito mais tranquila financeiramente no futuro. Tudo isso a partir de uma nova forma de ver o dinheiro e a lidar com ele, agora no presente.
Com dicas específicas para cada faixa etária, Cerbasi fala sobre educação financeira em si, investimentos, empreendedorismo, gerenciamento de carreira, multiplicação de renda e muito mais.

9 – A Nova Regra do Jogo – de Rafael Paschoarelli


A proposta é mostrar ao leitor que no momento, o foco é cuidar do seu dinheiro para não ficar sem ele. O texto visa instigar o leitor a mudar sua forma de encarar o dinheiro e a questionar os métodos que utiliza para economizá-lo. Fala também sobre o funcionamento do mercado financeiro e dicas de como investir para obter mais lucros.

Conheça mais sobre o mercado financeiro, o mundo dos investimentos e educação financeira, com informações úteis e atualizadas no site anjocred.com.br.