Saiba o que muda nos bancos durante a crise do COVID-19

A pandemia causada pelo COVID-19, o Coronavírus, gerou uma crise que já afeta a todos os tipos de serviços e a todas as pessoas, com diferenças significativas no cotidiano. Um dos serviços afetados pela crise do COVID-19 são os bancos, essenciais para muitas atividades e que prestam serviços indispensáveis a muitos.

bancos durante a crise

Assim, a forma de trabalho e atendimento nos bancos foi alterada, para que estas empresas possam seguir com o atendimento ao público, sem que isso gere aglomerações que possam facilitar a proliferação do Coronavírus.Porém, por serem mudanças bruscas e feitas em caráter de emergência, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas a respeito deste funcionamento momentâneo dos bancos.

Para compreender melhor a forma como é o funcionamento dos bancos durante a crise do COVID-19, confira a seguir, algumas das principais mudanças do atendimento bancário neste período:

Atendimento em horário reduzido

Uma das primeiras mudanças que os bancos sofreram com a pandemia foi uma redução em seu horário de atendimento. Isso porque, com um menor período com as portas abertas ao público, passa a haver uma menor circulação de pessoas nestes estabelecimentos e, consequentemente, um risco menor de proliferação do vírus.

Diferentemente das demais empresas, essa redução no tempo de atendimento ao público visa, também, evitar que a população tenha dificuldades financeiras durante a crise.

Desta forma, as pessoas que precisam dos serviços bancários podem ser atendidas mesmo neste período, o que diminui as chances de que famílias tenham problemas relacionados à falta de dinheiro.

Incentivo ao uso de aplicativos e internet banking

O uso da internet e de tecnologias para a utilização de serviços bancários já é uma realidade há muito tempo, de forma que são serviços comuns e utilizados por muitas pessoas.

Porém, com o período de crise proporcionado pela pandemia do COVID-19, o uso destes serviços passou a ser ainda mais incentivado pelos próprios bancos, inclusive com um aumento de opções de serviço disponíveis nestes canais de atendimento. Isso faz com que seja preciso um fluxo menor de clientes nas agências bancárias, o que contribui para que haja um controle na proliferação do vírus.

Desta maneira, caso precise de algum atendimento bancário durante a pandemia, sempre considere o uso do internet banking por meio de sites ou aplicativos antes do atendimento presencial.Caso exista essa possibilidade, o serviço ou atendimento poderá ser feito sem que você precise sair de sua casa e se expor ao risco de contaminação pelo COVID-19.

Priorização do atendimento a pessoas que estejam em grupos de risco

Embora o COVID-19 seja um vírus ainda pouco conhecido, de uma forma geral, por conta de seu histórico pelo mundo é possível determinar quem são as pessoas que possuem um risco maior caso contraiam o vírus.Assim, o grupo de risco é composto principalmente por pessoas idosas e pessoas que apresentem histórico de doenças como hipertensão, diabetes entre outras.

Por conta disso, é fundamental que estas pessoas fiquem o menor tempo possível fora de casa, ou que se mantenham em isolamento completo para minimizar as chances de contaminação.Desta maneira, para que pessoas do grupo de risco não precisem esperar por muito tempo em agências bancárias, seu atendimento é priorizado, para que sejam liberados para retorno a sua residência o mais rápido possível.

Em algumas agências, já se estuda o atendimento somente a estas pessoas, embora ainda seja algo que pode ser colocado em prática no caso de a epidemia se estender por um período muito longo.

Acesso facilitado a linhas de crédito e melhores condições de pagamento

Uma das maiores preocupações que a crise do COVID-9 gerou, além do âmbito da saúde pública, é em relação à economia e a forma como essa situação irá impactar negativamente empresas que deverão se manter fechadas ou com funcionamento limitado por tempo indeterminado.

Isso faz com que muitas pessoas e empresários busquem alternativas para conseguir se manter bem financeiramente nesse período de pandemia e evitar complicações para o futuro, após esta crise.Desta maneira, os bancos passaram a oferecer alguns serviços específicos para que o impacto negativo possa ser minimizado, como o crédito facilitado para empresas, por exemplo.

Com isso, há uma tentativa de que as empresas possam manter seu capital de giro e condições de pagamentos a funcionários e fornecedores, mesmo com a diminuição de vendas que deve ocorrer nos próximos meses.Muitas destas linhas de crédito apresentam condições de pagamento facilitadas, com taxas de juros abaixo do valor comum utilizado normalmente, pois é uma maneira de se minimizar os impactos negativos da crise à economia de uma forma geral.

Para saber ainda mais sobre as alterações em serviços financeiros e como a crise do COVID-19 afeta a economia geral e o seu bolso, especificamente, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre estes e muitos outros temas que lhe ajudarão a evitar dificuldades financeiras neste período.