Você conhece qual a base salarial necessária para conseguir um empréstimo pessoal?

A necessidade de conseguir uma determinada quantia em dinheiro de forma rápida é um problema que atinge uma grande parte da população brasileira, especialmente as pessoas que ainda não conseguem organizar de maneira correta o seu orçamento e guardar dinheiro. Assim como aquelas que enfrentam alguma ocasião inesperada, como acidentes ou problemas de saúde, por exemplo, sem contar com uma reserva financeira para estes momentos.

base de salário necessária para fazer empréstimo pessoal

Para conseguir superar estas dificuldades e problemas relacionados à necessidade imediata de dinheiro, o empréstimo financeiro é uma das alternativas mais atraentes, pois proporciona que as pessoas possam conseguir o dinheiro emprestado por uma empresa ou instituição financeira e pagar este empréstimo em parcelas que se adequem à sua condição financeira.

Desta forma, um grande número de pessoas tem buscado o empréstimo financeiro, o que causou também um consequente aumento no número de empresas e instituições que passaram a disponibilizar este tipo de serviço, oferecendo melhores condições e facilitando a obtenção de crédito para a liberação do empréstimo, de forma que consigam assim atrair o maior número de clientes possível.

No entanto, mesmo com a maior facilidade e o aumento da oferta destas instituições financeiras para que um maior número de pessoas possa obter uma aprovação e seu crédito para a realização de empréstimos, existem ainda algumas regras a serem observadas para que o empréstimo pessoal possa, de fato, ser realizado.

Estas regras, em geral, possuem um caráter de segurança para as empresas financeiras, que possuem assim uma maior garantia de que o empréstimo será pago, evitando encontrar problemas de inadimplência no caso dos solicitantes não encontrarem condições de pagar seu empréstimo no futuro. Isto afeta também a forma como limite de crédito e o número de parcelas em que o empréstimo pode ser pago são oferecidas a cada pessoa.

Entre estas regras, uma das principais observações das instituições financeiras para que um crédito seja aprovado e a realização do empréstimo pessoal possa acontecer é o salário de quem pede o empréstimo. Esta observação é importante pois o pagamento e a possibilidade de crédito do solicitante passam pelo valor do salário, levando assim as empresas a possuírem uma segurança maior ou menor para a realização do empréstimo pessoal.

O salário base para a aprovação de seu empréstimo pessoal

Uma das maiores preocupações dos solicitantes que irão tentar obter um empréstimo pessoal está relacionada ao salário, pois, incorretamente, as pessoas pensam que é necessário possuir um salário muito alto para que se consiga a aprovação de crédito e a consequente realização do empréstimo pessoal, com a liberação do dinheiro solicitado.

Isto, no entanto, não é verdade, não há um valor acima do salário mínimo que sirva como base para a aprovação do empréstimo pessoal, não sendo necessário que se tenha um salário de valor X para que possa conseguir a liberação de um empréstimo.

O que acontece, na realidade, é que qualquer trabalhador com uma renda mensal comprovada pode solicitar o seu empréstimo pessoal. Como o salário mínimo estabelece o valor mínimo que um trabalhador deve receber por mês, este é, por consequência o salário base para que possa ser realizado o empréstimo pessoal.

No entanto, o valor do salário pode sim provocar algumas alterações na realização do empréstimo, como a quantidade de dinheiro que pode ser conseguida no empréstimo, o valor de cada parcela para o seu pagamento e o número de parcelas em que o pagamento pode ser dividido.

Assim, confira a seguir quais são as alterações que o salário base mensal do solicitante pode impactar para o empréstimo:

  • Valor do empréstimo

O valor de seu salário possui uma relação direta com a quantia de dinheiro que pode ser obtida no empréstimo, pois quanto maior sua renda maior será o seu crédito. isto se deve ao fato de que, podendo comprometer um maior valor mensal, o valor final de pagamento pode ser mais elevado, influenciando assim o valor recebido por empréstimo.

Isto significa que as pessoas que recebem um salário mínimo irão conseguir um valor menor de empréstimo, enquanto uma pessoa que possui um salário maior poderá conseguir um crédito mais elevado, podendo solicitar um valor maior de dinheiro em seu empréstimo.

  • Valor das parcelas

O salário base do solicitante também impacta de forma direta no valor das parcelas para o pagamento do empréstimo, pois estas possuem um limite de no máximo 30% do valor de renda mensal, ficando assim limitadas a este salário base. Desta forma, um empréstimo que tenha como base um salário mínimo terá um limite de pagamento das parcelas bem menor em relação aos demais.

  • Número de parcelas

O salário base também irá influenciar de forma direta o número de parcelas para o pagamento total do empréstimo, pois a limitação de 30% da renda mensal faz com que o valor seja dividido em um maior número de parcelas para que o solicitante possa quitar sua dívida.

Este valor é definido pelas instituições financeiras para que o solicitante não comprometa a maior parte de sua renda para o pagamento de seu empréstimo, uma vez que isto poderia gerar dificuldades financeiras para os solicitantes, bem como levar a uma dificuldade de pagamento do empréstimo, aumentando as chances de inadimplência.

Desta forma, é possível que qualquer trabalhador com uma renda mensal a partir de um salário mínimo possa solicitar um empréstimo pessoal para qualquer finalidade, sendo esta uma opção bastante viável para diversas ocasiões, como investimentos ou pagamento de dívidas, por exemplo.

Porém, sempre vale ressaltar que antes de se fazer um empréstimo pessoal o solicitante deve fazer uma comparação entre as diversas empresas que disponibilizam este tipo de serviço financeiro, encontrando assim a melhor alternativa para o seu orçamento, uma vez que as taxas de juros e condições de pagamento podem variar bastante de uma instituição financeira para outra.

Com este cuidado e um conhecimento prévio a respeito do funcionamento de empréstimos, é possível utilizar este serviço da melhor maneira possível, sem colocar em risco o seu orçamento e sua saúde financeira, evitando problemas que possam impedir sua estabilidade financeira no futuro durante o pagamento das parcelas de seu empréstimo.

Para se preparar ainda mais para a realização de uma solicitação de empréstimo ou qualquer tipo de ação que envolva seu orçamento e sua saúde financeira, acesse o site da AnjoCred e leia nossos artigos sobre diversos temas a respeito do universo financeiro, como empréstimos, investimentos, as melhores maneiras de se organizar financeiramente e até como conseguir guardar dinheiro para situações de emergência, como acidentes e problemas de saúde, por exemplo, entre outros assuntos para aumentar o seu conhecimento financeiro e começar a cuidar ainda melhor do seu dinheiro.