Como a educação financeira te ajuda na hora da formatura

A educação financeira é um tema cada vez mais em destaque, pois o número de pessoas que deseja saber como utilizar o seu dinheiro de maneira correta e se manter longe das dívidas é, também, maior a cada ano. Esta educação financeira faz com que as pessoas utilizem o dinheiro com consciência em diversas situações de sua vida, especialmente em seu cotidiano, com os gastos corriqueiros.

No entanto, existe uma fase da vida de muitas pessoas na qual a educação financeira ainda não é muito mencionada, que é o momento da formatura. Este momento é muito importante e especial a todos os formandos, pois é a conclusão de uma graduação que poderá lhe direcionar a uma profissão por toda a sua vida.

Além disso, a formatura é a conclusão de uma etapa que pode ser bastante difícil para muitas pessoas, uma vez que a grande maioria dos estudantes precisa conciliar os estudos com o trabalho, para pagarem por seu curso de graduação. Exatamente por isso, o fim deste curso e a formatura é um momento no qual todos os estudantes desejam apenas comemorar o alcance de seu objetivo.

Porém, este desejo de comemorar e a felicidade do momento podem fazer com que a formatura gere gastos muito elevados, uma vez que as festas são muito luxuosas e exigem trajes de gala, aluguel de espaços, equipe de serviço, entre muitos outros detalhes.

Por conta disso, é essencial contar com a educação financeira no momento de sua formatura, pois este conhecimento a respeito de como utilizar o seu dinheiro pode lhe ajudar a economizar uma grande quantia, de modo que a sua vida profissional não comece no vermelho por conta de uma formatura excessivamente dispendiosa.

Como aplicar os conhecimentos da educação financeira em sua formatura

Para lhe ajudar a comemorar a sua formatura sem que isso signifique se afundar em dívidas e adquirir problemas financeiros para o seu futuro, existem alguns passos que são ensinados pela educação financeira que podem ser facilmente colocados em prática.

A seguir, confira quais são estes passos e saiba como você pode comemorar a sua formatura de forma responsável financeiramente e começar a sua vida profissional livre de dívidas.

– Sempre compare opções de preço em qualquer serviço:

De uma maneira geral, as empresas responsáveis pelas festas de formatura tomam a iniciativa de abordar os estudantes em seu ambiente de estudo, pouco antes da época desta festa. Com isso, os alunos tendem a fechar contrato com esta empresa sem conhecer outras opções, o que pode lhes fazer gastar mais dinheiro do que o necessário.

Assim, o ideal é nunca fechar contrato com nenhuma empresa de forma direta, pois isso limita as suas alternativas. O melhor a se fazer é orçar os valores em, ao menos, três empresas diferentes, o que lhe dará maior poder de negociação para fechar contrato com a empresa que oferecer o melhor custo-benefício.

Isso não se limita, também, apenas à questão de qual empresa será responsável pela sua festa de formatura, mas a todos os demais gastos que são necessários para esta comemoração. Um exemplo disso é o aluguel ou compra de roupas, que deve ter o menor gasto possível, uma vez que também é algo que pode gerar um custo elevado.

– Prefira fazer compras em grupo para obter maiores descontos:

Muitas vezes, a comemoração da formatura reúne um número muito grande de pessoas, que podem optar por fazer pagamentos de alguns itens de forma individual. Isso, no entanto, é um erro do ponto de vista financeiro, pois as compras individuais são mais caras, uma vez que o retorno dos vendedores é menor.

Desta forma, o ideal é que se reúnam algumas pessoas para fazer as compras de itens necessários, de modo que se possam negociar maiores descontos para o grupo, ao invés de se pagar um valor maior de forma individual. Este é um passo básico da educação financeira, e que deve ser colocado em prática sempre que possível, para reduzir ao mínimo possível o preço pago por um produto ou serviço.

Assim, quanto mais pessoas realizarem as compras de itens para a sua festa de formatura em conjunto, maior será o desconto que poderão obter, de modo que todas as pessoas que se formarão possam comemorar esta conquista sem gastar tanto dinheiro.

– Considere eventos alternativos para sua formatura:

Algo que é do conhecimento de todas as pessoas que estão prestes a se formar é que a festa de formatura é um evento muito caro, e que pode estar fora das condições financeiras de muitas pessoas. No entanto, isso não significa que você não deva celebrar sua conquista de se formar no curso escolhido.

Para conseguir celebrar este momento sem gastar tanto dinheiro, é possível buscar por eventos alternativos, que não gerem gastos tão elevados. Um exemplo disso, e que é escolhido por um número cada vez maior de estudantes em sua formatura, é a realização de uma viagem de comemoração.

Ou seja, ao invés de gastar muito dinheiro com uma festa de formatura, é possível encontrar pacotes de viagens mais baratos para alguns dos principais destinos turísticos. Caso essa viagem seja feita em conjunto com mais pessoas, é possível até mesmo conseguir descontos nestes pacotes de viagens, o que significa economizar ainda mais, sem deixar de comemorar sua formatura.

– Guarde dinheiro para iniciar a sua carreira profissional:

Se você já teve algum contato com a educação financeira, sabe que a principal dica é economizar dinheiro para objetivos maiores em seu futuro. Ou seja, ter uma reserva para conseguir cumprir objetivos que possam melhorar a sua vida futuramente.

Isso deve ser colocado em prática, também, no momento de sua formatura, pois é a partir disso que a sua carreira profissional começará. E para isso, pode ser necessário que se faça um investimento, de modo que possa começar a trabalhar e, consequentemente, ganhar dinheiro.

Um exemplo disso são os profissionais da área de odontologia, os quais podem precisar montar um consultório, investir em equipamentos e materiais necessários, para que se possa começar a trabalhar. Com isso, não é indicado que se gaste muito em uma formatura, pois pode prejudicar o seu investimento no momento mais necessário, que é em seu trabalho, propriamente dito.

Para que você possa conhecer ainda melhor a educação financeira e aplicar seus ensinamentos em seu dia a dia, acesse a página da AnjoCred e navegue por nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados, como empréstimos, financiamentos, seguros, cartões de crédito, taxas de juros, cálculos financeiros e muito mais.

Assim você poderá saber como cuidar melhor do seu dinheiro e quais as melhores opção de investimento, de forma que não tenha problemas em sua vida financeira no futuro.