A vida de muitas pessoas é bastante atribulada por conta de estudos, trabalhos, atividades extras, necessidade de conseguir dinheiro, entre muitos outros fatores. Desta forma, qualquer tempo em que possa se divertir e estar com amigos e familiares é um momento que deve ser bastante valorizado, até mesmo para que se tenha um alívio emocional e psicológico.
Entretanto, não é incomum que a vida social de algumas pessoas tenha um impacto direto sobre a sua vida financeira, pois em grande parte das vezes estes momentos compartilhados são em estabelecimentos comerciais, restaurantes, baladas, entre outros.
Assim, embora sejam momentos importantes, podem gerar gastos muito elevados e que causam problemas ao seu orçamento, uma vez que podem ser maiores do que a sua previsão e causem dificuldades financeiras para você no final do mês, por exemplo.
Porém, isso não significa que você deva abrir mão de sua vida social apenas para proteger a sua vida financeira, mas sim que deve buscar por algumas opções para que possa conciliar estes dois aspectos da melhor maneira possível. Embora isso pareça algo difícil de ser feito, existem algumas dicas que podem lhe ajudar a manter uma vida social bastante ativa sem comprometer o seu orçamento.
A seguir, confira quais são algumas destas dicas e saiba como ter uma vida financeira e uma vida social positivas ao mesmo tempo:
1. Prefira reuniões em casa
Grande parte da vida social das pessoas se baseia no encontro entre amigos e familiares, que marcam um determinado local como ponto de encontro onde poderão beber, comer e se divertir. Este tipo de reunião é bastante positiva, mas gera gastos elevados, uma vez que existe o consumo, taxa de garçons, couvert, artístico, entre vários outros detalhes que elevam o valor a ser pago.
Uma forma de contornar isso, e economizar muito dinheiro, é fazer a opção por reuniões realizadas em sua casa, ou na casa de algum de seus amigos. Desta maneira, vocês poderão se reunir e gastar menos dinheiro ao cozinhar em casa e não precisarem pagar pelo serviço de um restaurante ou um estabelecimento comercial.
Assim, os gastos serão muito menores e poderão ser divididos igualmente, de forma que todos economizem dinheiro e possam até mesmo se reunir mais vezes, de forma que a sua vida social seja tão beneficiada por este tipo de ação quanto a sua vida financeira.
2. Opte por realizar atividades gratuitas ou mais baratas
De uma maneira geral, a vida social está ligada diretamente a ir a locais que possuem algum tipo de custo, seja ingresso ou qualquer tipo de pagamento necessário para a realização de alguma atividade. Entretanto, estas não são as únicas opções disponíveis para que você possa se divertir com seus amigos, pois existem muitos locais que permitem acesso gratuito.
Parques, praças e locais públicos, por exemplo, são uma opção de lugar em que você pode se reunir com seus amigos e realizar algumas atividades gratuitas, como praticar esportes ou fazer um piquenique, por exemplo. Com isso, o seu orçamento será aliviado de maneira muito importante e você poderá diversificar a forma como lida com seu ciclo social, com a variação de atividades a serem feitas, por exemplo.
3. Estabeleça um limite de gastos para a sua vida social
Um dos maiores cuidados que se pode ter para controlar melhor o seu orçamento é manter um controle de gastos, no qual são inclusos os valores de contas básicas, como água, luz, internet, entre outros. Porém, muitas pessoas se esquecem de reservar, entre estes gastos fixos, um valor para a sua vida social, o que faz com que estes gastos sejam menos controlados e representem um valor maior do que a sua realidade financeira permite.
Assim, uma maneira de conseguir aliar a sua vida social com a sua vida financeira é começar a estabelecer um limite de gastos que poderá ser utilizado para esta finalidade. Com isso, mesmo que seja necessário sair menos vezes, ou gastar menos a cada uma das vezes em que se encontrar com seus amigos, você poderá manter o controle de seu orçamento, sem que isso gere um prejuízo financeiro para você.
4. Saiba dizer não mais vezes
Outro erro bastante comum da vida social de muitas pessoas é realizar atividades que não são de seu agrado, ou que estão fora de suas possibilidades financeiras, apenas para agradar a seus amigos e familiares. Isso faz com que você se divirta menos e tenha mais chances de prejuízos financeiros por conta das escolhas de outras pessoas sobre o que você irá fazer.
Para corrigir isso e impedir que aconteça novamente, é preciso que se tenha poder de decisão sobre aquilo que você deseja e pode fazer. Ou seja, começar a dizer não mais vezes para as escolhas de outras pessoas, e basear suas escolhas apenas no que você quer e pode fazer.
Com isso você gastará menos dinheiro em serviços e produtos que não deseja consumir em momentos de reuniões com outras pessoas e poderá manter seus gastos mais controlados, além de aproveitar muito melhor a sua vida social ao realizar apenas atividades que sejam, de fato, de seu interesse.
5. Avalie melhor o seu círculo social
Muitas vezes o círculo social de uma pessoa é formado com base em seu ambiente de trabalho ou de estudos, por exemplo, de forma que você comece a sair mais com as pessoas que encontra nestes ambientes. Entretanto, isso não significa que estas pessoas possuem os mesmos interesses e possibilidades que você, o que pode afetar a sua vida financeira e a própria vida social.
Isso significa que você não deve se prender a este círculo de pessoas, pois pode encontrar outras pessoas com as quais tenha interesses e possibilidades mais bem alinhados. Ou seja, se permita escolher melhor as pessoas com quem passa o seu tempo livre, pois isso pode gerar maiores benefícios tanto para sua vida social quanto para a sua vida financeira.
Agora que você sabe melhor como conciliar a sua vida social com a sua vida financeira, coloque este conhecimento em prática e comece a se divertir sem a preocupação de que os seus momentos de lazer possam gerar qualquer tipo de problemas ou dificuldades financeiras para você.
Para saber ainda mais sobre como realizar diversos tipos de ações sem prejudicar a sua vida financeira, acesse o blog da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações, entre as quais você poderá ler artigos sobre estes e muitos outros temas relacionados.
Isso lhe permitirá ampliar o seu conhecimento financeiro de forma que possa cuidar ainda melhor de seu dinheiro, sem o risco de sofrer com qualquer tipo de problema financeiro em seu futuro!