A análise de crédito é uma ferramenta muito importante para qualquer empresa que ofereça serviços financeiros para os quais seja necessário a liberação do crédito necessário ao cliente. Isso porque, por meio desta análise, é possível evitar situações que possam gerar perdas e prejuízos à empresa.
Entre as situações que podem ser identificadas em uma boa análise de crédito estão exemplos como clientes que não possuem condições de quitar o seu débito, caso utilizem um empréstimo, ou mesmo tentativas de golpes financeiros, nos quais o prejuízo é todo da empresa credora. Assim, esta é uma etapa do processo de liberação de serviços essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa que ofereça serviços financeiros.
No entanto, é comum que até mesmo alguns profissionais tenham dúvidas no que diz respeito o a como elaborar uma boa análise de crédito, com o objetivo de minimizar os riscos de prejuízos à sua empresa. Porém, não é preciso que isso seja motivo de grandes preocupações.
Isso porque existem alguns passos simples que podem ser seguidos para que você possa realizar uma análise de crédito com precisão, sem deixar nenhum detalhe escapar a sua atenção e identificar, de fato, se o cliente deve, ou não, ter o seu crédito liberado com segurança total para a empresa credora.
Os passos necessários para elaborar uma precisa análise de crédito
Para facilitar o seu trabalho e ajudá-lo a fazer análises de créditos muito mais precisas, confira a seguir quais são alguns passos que devem ser seguidos nesta etapa, para que você possa avaliar da melhor maneira possível os pedidos de serviços financeiros de seus clientes:
– Faça um cadastro completo de seus clientes
Uma das maneiras mais simples de tornar uma análise de crédito mais precisa é com o maior número de informações possível a respeito de seus clientes. Ou seja, não se baseie apenas em informações básicas a respeito dos clientes que desejam usufruir de seus serviços, mas sim em informações completas a respeito de seus dados pessoais, profissionais e financeiros.
Isso vai evitar que informações falsas ou incorretas possam passar despercebidas por você e ajudará a manter uma análise muito mais correta a respeito de seus clientes.
Além disso, isso lhe poupará tempo por não precisar, posteriormente, solicitar as informações complementares a seus clientes, uma vez que todos os seus dados estarão à sua disposição no cadastro inicial para que possam solicitar seus serviços.
– Não abra mão de documentos que comprovem as informações de seus clientes
O envio de documentos para a realização da análise de crédito é algo bastante tradicional e simples de ser feito, e é um dos passos mais importantes para que se possa ter uma análise muito mais precisa. Isso porque estes documentos devem comprovar as informações cedidas pelos clientes em seu cadastro.
Desta maneira, os documentos evitam que a sua empresa possa ser vítima de golpes ou fraudes para que qualquer pessoa possa conseguir acesso a dinheiro emprestado, por exemplo. Justamente por isso estes documentos são de fundamental importância para que se tenha uma melhor análise de crédito.
Isso significa que, em hipótese alguma, uma análise deva ser realizada sem o devido envio dos documentos para que se tenha como comprovar as informações de seu cliente. Caso o envio não seja realizado corretamente, mesmo após a instrução correta de seu procedimento, isso pode significar uma chance maior de inconsistências no cadastro de seu cliente, e um maior risco para a empresa credora.
– Utilize o score financeiro para ter uma visão melhor do perfil de seu cliente
Uma das principais ferramentas que se pode utilizar para uma boa análise de crédito, atualmente, é o score financeiro. Este sistema de pontuação, implementado pelos órgãos de proteção ao crédito indicam, de acordo com os pontos de cada pessoa, se há uma chance maior, ou menor, de que o cliente apresente problemas como a inadimplência no pagamento de seus serviços.
Assim, ao encontrar um cliente com um score muito baixo, é preciso que se tenha uma atenção ainda maior em sua análise, pois este é um forte indicativo de potenciais problemas na liberação de crédito a este cliente. Porém, mesmo nos casos em que a pontuação do score financeiro é alta, este não deve ser o único parâmetro para a liberação de crédito.
Ou seja, você possui no score financeiro uma ferramenta bastante útil, mas que não deve ser a única utilizada em sua avaliação sobre um determinado cliente, mas sim um fator a ser levado em consideração, em meio a outras informações.
– Se atente ao histórico de pagamentos de seu cliente
É bastante comum que um dado levado em consideração na análise de crédito seja a existência de pendências e dívidas em aberto no nome de seu cliente, o que caracteriza o famoso nome sujo no mercado. No entanto, para uma análise mais precisa, este não deve ser o único fato a ser considerado, mas sim todo o seu histórico de pagamentos.
Desta forma, o que deve ser levado em consideração em sua análise de crédito é o fato de o cliente já ter tido o nome sujo em algum momento e há quanto tempo seu nome está limpo no mercado. Caso o cliente tenha o nome limpo há mais de seis meses, este pode ser um bom indicativo, pois representa um bom histórico recente.
Já nos casos em que o cliente tenha tido o nome sujo ainda nos últimos meses pode ser um indicativo de risco maior de inadimplência para os próximos meses. Obviamente, se o cliente pagou as suas dívidas anteriores, isso deve ser levado em consideração, mas com um peso menor do que a comparação com um cliente com histórico mais regular de pagamentos.
– Defina limites de crédito de acordo com o perfil de seus clientes
Qualquer empresa credora deseja fornecer crédito a seus clientes, pois é deste tipo de ação que vem o seu lucro. Porém, ao mesmo tempo, com um risco mínimo de prejuízos por conta de inadimplência de seus clientes.
Uma boa maneira de conseguir oferecer crédito a mais pessoas, mas sem ampliar os seus riscos, é definir alguns limites de crédito de acordo com o perfil de seus clientes.
Por exemplo, um cliente que tenha quitado suas dívidas recentemente, e não ofereça total confiança para um empréstimo mais elevado, pode ter liberado um limite menor. Assim a empresa credora fará o seu serviço, obterá lucro, mas sem riscos de grandes prejuízos caso o cliente esse torne inadimplente.
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