A poupança é uma das formas de investimento mais conhecidas por quase todos os brasileiros, uma vez que tende a ser a primeira forma de guardar dinheiro conhecida por estas pessoas. Assim, é natural que seja, ainda hoje, o investimento mais realizado em todo o Brasil.
No entanto, a poupança tem recebido cada vez mais críticas por conta de seu baixíssimo rendimento, uma vez que é um dos investimentos menos rentáveis dentre todos os disponíveis atualmente. Mas isso também faz com que muitas destas pessoas que possuem uma conta poupança tenham grandes dúvidas a respeito deste serviço.
Entre estas dúvidas e questionamentos, o maior deles é, certamente, qual o real rendimento da poupança atualmente. Mesmo com o conhecimento de que é baixo, a grande maioria dos clientes não possui esta informação de forma clara, o que faz com que seja preciso analisar melhor para saber, como exatamente o seu dinheiro rende na poupança.
Conheça o rendimento atual da poupança
O primeiro passo para compreender o rendimento da poupança é de que este serviço apresenta taxas de juros mensais e anuais. Assim, o rendimento de sua poupança dependerá diretamente de quanto tempo o valor estará depositado em sua conta poupança.
Além disso, existem variações constantes, que podem alterar alguns números, mas sem grandes diferenças no rendimento deste serviço. Ou seja, mesmo que atualizações sejam feitas, a poupança não passará a render mais ou menos de forma significativa.
Assim, você pode compreender melhor que, hoje, o rendimento da poupança é de aproximadamente 4,37% ao ano. Isso significa que uma pessoa que tenha dez mil reais na sua poupança hoje, daqui a exatamente um ano terá um valor de 10.437,50 reais, o que não representa uma valorização muito grande para um período de um ano.
No caso de pessoas que pretendam deixar o seu dinheiro ainda menos de um ano em uma conta poupança, o rendimento pode ser ainda menor, uma vez que a taxa mensal da poupança é de cerca de 0,35%. Ou seja, com o mesmo exemplo anterior, uma pessoa que tenha dez mil reais na poupança hoje, daqui a um mês terá 10.035,00.
Obviamente, esse exemplo é feito apenas para que a conta seja mais facilmente visualizada, pois a taxa de juros é referente ao valor existente em sua poupança. Desta maneira, quanto menor o dinheiro existente em uma conta poupança, menor será o seu rendimento, de forma que esse tipo de investimento seja ainda menos rentável a quem possui uma renda reduzida.
Vale a pena deixar o dinheiro na poupança?
Além da dúvida sobre o rendimento da poupança, e com o conhecimento de seu rendimento diminuto, uma outra dúvida que surge na cabeça de muitas pessoas é se vale a pena, ainda hoje, deixar o seu dinheiro na poupança. Por mais que pareça uma dúvida simples, esse pode ser um questionamento bastante complexo, pois existem diferentes pontos a serem observados.
Um ponto que pode pesar a favor da manutenção do dinheiro em uma conta poupança é a segurança que esse serviço pode lhe garantir, uma vez que é um serviço garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Assim, para quem não busca um bom rendimento, mas apenas um local para guardar o seu dinheiro, a poupança pode ser vista como uma boa opção.
No entanto, existe o fator da inflação, que muitas vezes supera o rendimento da poupança, o que pode ser algo bastante perigoso para os investidores que tenham dinheiro em uma conta poupança. Isso porque, ao render um valor menor do que a inflação do mesmo período, o seu dinheiro passa a perder poder de compra, o que significa que você perderá dinheiro neste período.
Assim, por mais que seja um serviço muito popular, de fácil utilização, o uso da poupança pode não ser o mais indicado atualmente, justamente por conta de seu rendimento praticamente nulo, que faz com que se possa perder dinheiro ao longo do tempo.
Quais as melhores alternativas de investimento ao invés da poupança
Com a poupança com um rendimento bastante reduzido e sem caracterizar uma boa opção para aplicar o seu dinheiro, é natural que exista um questionamento a respeito de quais as melhores opções para substituir a poupança como forma de fazer o seu dinheiro render.
Neste ponto, é preciso observar que substituir a poupança por outras formas de investimento não significa precisar assumir mais riscos. Isso porque existem outras alternativas de investimento que são, também, bastante seguras, indicadas especialmente para aquelas pessoas que não desejam assumir risco algum com relação a seu dinheiro.
Assim, observe a seguir quais são algumas das melhores opções de investimento para substituir a poupança, com um bom rendimento, mas com a mesma segurança:
Tesouro Direto
O tesouro direto é um título público, oferecido pelo governo para que investidores coloquem dinheiro e possam receber um determinado valor de juros após algum período. A segurança deste investimento é muito grande, uma vez que é oferecido pelo governo, de forma que, na prática, o investidor empresta dinheiro ao governo para receber com juros no futuro.
Uma vantagem do investimento no tesouro direto é que não é preciso esperar por muito tempo para que o seu dinheiro seja retirado. Obviamente, quanto maior o prazo do investimento, maior será o rendimento, mas o dinheiro pode ser resgatado a qualquer momento em casos de necessidade ou situações emergenciais, por exemplo.
CDB
O CDB, ou Comprovante de Depósito bancário, possui um funcionamento bastante semelhante ao tesouro direto, mas, diferentemente, é um título privado, ou seja, oferecido pelos bancos aos investidores. Desta forma, ao invés de emprestar dinheiro ao governo, você emprestará dinheiro aos bancos, para receber juros ainda maiores do que o tesouro direto no futuro.
A segurança do CDB é muito grande, pois, assim como a poupança, também é garantido pelo FGC. Ou seja, mesmo que algo aconteça com o banco para o qual você emprestou dinheiro através do CDB, o seu dinheiro estará garantido e você não terá prejuízo de maneira alguma.
Agora que você conhece melhor a poupança e o seu rendimento, além de outras opções de investimento para aplicar o seu dinheiro com segurança, avalie qual destas é a melhor opção para você, de acordo com a sua realidade financeira e a necessidade de melhor rendimento para o seu dinheiro.
Para saber ainda mais sobre a poupança e muitas outras opções de investimento, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados. Além disso, encontre informações sobre serviços financeiros como empréstimos, financiamentos, seguros, cartões de crédito e muito mais, para que você possa cuidar ainda melhor do seu dinheiro!