Já ouviu falar no empréstimo online? Essa pode ser a salvação para quem trabalha como autônomo e se vê na necessidade de um dinheiro extra para uma emergência, ou até mesmo para quitar dívidas antigas e evitar que elas se multipliquem cada vez mais.
Até um tempo atrás, o empréstimo pessoal era uma solução que gerava receio na maioria das pessoas por ser um processo burocrático. Isso, porque apenas as pessoas que tinham como comprovar renda conseguiam solicitar e aderir a um empréstimo pessoal. Nesse cenário, profissionais que trabalham como autônomos não tinham vez! Mas, felizmente, isso mudou e hoje é possível conseguir um empréstimo de forma muito mais fácil, inclusive, sem precisar comprovar renda.
Sabe aquela velha história de que a internet facilitou a vida das pessoas? Pois o que vamos apresentar aqui é mais uma comprovação de que isso é realmente verdade.
Mas atenção! Não é porque se tornou uma facilidade, que o empréstimo pode ser requerido sem planejamento. Se você já leu os nossos conteúdos, sabe muito bem que sempre frisamos a importância de ter um bom planejamento financeiro e controle dos gastos, principalmente quando o assunto é empréstimo.
Com a opção online, os cuidados devem ser redobrados, pois existem muitos fatores que podem fazer com que essa solução se torne um verdadeiro pesadelo. Confira, a seguir, quais são os principais cuidados a serem tomados ao optar por um empréstimo online para autônomos.
Cuidados que se deve ter antes mesmo de solicitar um empréstimo online
A facilidade de crédito é um atrativo para muitas pessoas que acabam ignorando boa parte desse processo e se veem em uma verdadeira emboscada tempo depois. Por isso, para não correr o risco de cair nessas emboscadas e só perceber quando já for tarde demais para voltar atrás, confira os cuidados a serem tomados:
1 – Pesquise, pesquise e pesquise – no ambiente online, você consegue ter acesso a um empréstimo em poucos minutos, mas da mesma forma que pode fechar negócio com uma instituição séria e que realmente vai lhe ajudar, você também pode cair em um golpe. Por isso, o primeiro cuidado é pesquisar todas as opções possíveis, selecionar quais são as melhores e verificar a credibilidade de cada uma delas.
Uma instituição só pode ser considerada confiável se ela for associada ao Banco Central, caso contrário, as chances de estar negociando com golpistas são bem grandes. Portanto, não deixe de conferir o histórico da instituição e a sua associação com o Banco Central.
2 – Avalie as taxas de juros – as opções de empréstimo online para autônomos, por não exigirem a comprovação de renda, possuem taxas de juros maiores do que as dos empréstimos comuns. Saber disso e ficar atento às taxas é um cuidado importante e necessário para que você avalie se conseguirá pagar as parcelas com tranquilidade.
3 – Calcule o valores exato que irá precisar! Nem mais, nem menos – é possível requerer um valor considerável em um empréstimo online para autônomos, mas lembre-se que quanto maior o valor, mais juros você vai pagar e mais tempo levará para quitar essa nova dívida. Por isso, não se deixe seduzir pela facilidade e solicite apenas o valor que você sabe que poderá pagar e que realmente precisa.
4 – Preste muita atenção no site das instituições – como dissemos anteriormente, há muitos golpes nesse mercado de empréstimo online. Nesse ponto, você já pesquisou as instituições e encontrou aquelas que oferecem as melhores condições, mas um detalhe muito importante que ajuda a identificar se é uma entidade confiável é a própria estrutura do site.
Sites que carregam lentamente, ou então, que tenham erros de português e poucas informações sobre a instituição, por exemplo, possivelmente são sites pouco confiáveis e que podem ser indícios de um golpe.
5 – Nunca deposite qualquer valor antes de receber o dinheiro do empréstimo – algumas dessas instituições que aplicam golpes de empréstimo fácil solicitam o depósito de um determinado valor, antes mesmo de você pegar o dinheiro emprestado. Não caia nessa armadilha! Você só começa a pagar pelo empréstimo depois de ter o dinheiro em mãos.
O que acontece quando você deposita qualquer valor com antecedência? Você cai em um golpe, ficando sem o dinheiro do empréstimo e complicando ainda mais a sua situação! Por isso, preste atenção nesses cuidados!
Como funciona o empréstimo online para autônomos?
A modalidade do empréstimo online para autônomos funciona da mesma forma dos demais empréstimos online. Se você possui uma conta corrente em uma agência bancária e movimenta essa conta com frequência, você terá mais facilidade para conseguir um empréstimo online.
Isso acontece porque a agência tem todos os dados sobre as suas movimentações e já possui um crédito pessoal pré-aprovado para você, com base em um valor que ela considera que você é capaz de pagar, de acordo com o dinheiro que entra e que sai da sua conta. Alguns bancos exigem que você tenha pelo menos um ano de conta para liberar o empréstimo, mas essa não é uma regra.
Como estamos falando das agências bancárias, essa é uma opção segura de empréstimo online, mas é preciso ter atenção redobrada nas taxas de juros, que são as mais altas do mercado.
Além dos bancos, outras instituições oferecem a possibilidade de empréstimo online para autônomos, sem qualquer dificuldade. Nesses casos, você pode optar pelo crédito pessoal, onde eles irão requisitar apenas uma aprovação de renda. Para isso, você poderá fornecer o extrato bancário para comprovar as movimentações na sua conta.
Outra ação comum nas instituições que oferecem empréstimo online para autônomos é a consulta ao nome do requerente, por isso, manter as suas dívidas em dia e ter o “nome limpo” é muito importante para não ser barrado nessas instituições e conseguir o crédito necessário.
Existe ainda uma outra possibilidade que é a consulta ao Cadastro Positivo. Esse cadastro é uma forma de comprovar para as instituições financeiras que você possui uma dívida em aberto, mas que paga as suas contas em dia. Assim, é confiável para que elas possam liberar um empréstimo sem a comprovação de renda.
Um bom planejamento financeiro pode evitar dívidas futuras
O planejamento financeiro deve ser uma regra na sua vida e se você ainda não o faz, é hora de começar a fazer! Principalmente depois de optar por um empréstimo online, afinal, você terá que controlar os seus gastos para dar conta dessas parcelas dentro do prazo e não aumentar ainda mais a sua dívida.
Quer saber como fazer um bom planejamento financeiro e ter uma vida mais tranquila? Confira os nossos outros conteúdos no nosso site da AnjoCred!