Como inovar em tempos de pandemia?

A pandemia causada pela Covid-19, o Coronavírus, modificou a vida de todas as pessoas em qualquer lugar do mundo, uma vez que fez com que fosse necessário evitar o contato com outras pessoas para diminuir o contágio e o avanço do vírus pelo mundo. Com isso, muitos empreendedores e comerciantes tiveram seu trabalho afetado, inclusive com a demissão de muitos funcionários em empresas que mais sofreram perdas por conta da pandemia.

 inovar em tempos de pandemia

Assim, com o Brasil ainda bastante afetado pela pandemia e com a vacinação em ritmo lento por todo o país, é necessário que os empreendedores busquem maneiras de inovar em seus negócios para que não sofram com resultados ainda piores que possam impossibilitar a manutenção de suas empresas.

Neste momento, surge uma das principais dúvidas que estas pessoas podem ter atualmente, que é sobre como conseguir inovar em seu trabalho durante a pandemia. Em um primeiro pensamento, isso pode parecer algo muito difícil e complicado de ser feito, mas a verdade é que sim, é possível inovar mesmo em um cenário complicado como o atual.

Mais do que isso, a inovação no trabalho e no empreendedorismo é essencial para que a sua empresa consiga passar por este período conturbado e se manter com resultados positivos e que lhe permitam voltar a crescer ainda mais após a pandemia mundial.

As melhores formas de inovar em seu negócio durante a pandemia

Para ajudar você a conseguir inovar em seu trabalho neste período de pandemia, observe a seguir quais são algumas formas simples, práticas, mas muito eficazes de conseguir inovar e manter o seu negócio em destaque e com bons resultados apesar de todas as dificuldades. Confira:

– Passe a oferecer seus produtos e serviços sem que o cliente precise sair de casa

Os serviços de entregas são bastante ligados ao setor alimentício, uma vez que este é um meio bastante tradicional de se pedir por lanches e refeições de diferentes redes de fast-food ou restaurantes. No entanto, o sistema de delivery não precisa se restringir apenas a este setor do comércio.

Para se diferenciar no momento da pandemia, e alinhar seu estabelecimento a uma era completamente tecnológica, oferecer a entrega de produtos em domicílio é uma forma simples de manter suas portas abertas e o atendimento a seus clientes em andamento, sem que seja necessário deixar de atuar profissionalmente.

Já as pessoas que trabalham com prestação de serviço de atendimento, como psicólogos, advogados e demais profissionais que possam prestar atendimento sem a necessidade de contato físico, uma opção para se inovar é a utilização de plataformas de reuniões em vídeo. Com isso, as reuniões, antes presenciais, podem ser feitas à distância com total segurança para os profissionais e clientes, que não precisam se expor ao risco de contaminação.

– Procure saber como os hábitos de seus clientes mudaram

Nos tempos de pandemia, o contato entre empresas e clientes diminui bastante, especialmente com relação aos serviços não essenciais. Desse modo, é natural que seus clientes tenham adquiridos novos hábitos, deixado de realizar ações antes vistas como rotineiras, bem como passado a consumir produtos e serviços diferentes.

Uma maneira de inovar e se diferenciar dos demais é tentar retomar este contato com clientes mais antigos, especialmente por meio de redes sociais, que facilitam esta aproximação entre empresas e clientes. Formulários de questões simples e rápidas podem ser utilizados para que se tenha uma melhor noção de quais são os desejos e necessidades de seus clientes atualmente, bem como os novos hábitos adquiridos neste período de afastamento.

Desse modo, será mais fácil identificar quais as melhores estratégias comerciais para começar a atender este público de acordo com seus novos interesses. Além de otimizar suas vendas, isso ainda pode fazer com que você economize dinheiro ao investir de maneira muito mais correta e assertiva com relação aos desejos de seu público-alvo.

– Evite copiar estratégias de concorrentes

Quando se trata de inovação, é muito comum que se veja uma ideia muito boa de outra empresa de seu segmento e se tenha o ímpeto de fazer algo semelhante em seu negócio. Embora isso possa parecer uma boa ideia, isso é algo pouco profissional e que pode gerar uma imagem ruim para o seu estabelecimento.

Ou seja, é melhor demorar um pouco mais de tempo para encontrar uma estratégia correta para o seu negócio, mas fazer com que isso eleve o patamar de sua empresa, e não que represente apenas uma cópia de algo implementado em outro local.

Isso, no entanto, não significa que se deva deixar de acompanhar as ações de seus concorrentes, pois é preciso saber quais os acontecimentos em seu segmento comercial, mas apenas para que isso sirva para que se trace estratégias únicas para que seu estabelecimento possa voltar a chamar a atenção do público mesmo em meio à pandemia.

– Intensifique a sua presença na internet

Nos anos anteriores à pandemia, estar na internet já era essencial para qualquer empresa que desejasse obter maior sucesso em suas vendas. Com a pandemia isso se tornou ainda mais importante, uma vez que este passou a ser um canal quase exclusivo de contato entre comerciantes e clientes.

No entanto, não basta mais apenas estar presente na internet e possuir páginas em redes sociais, é preciso que se tenha uma presença mais forte no ambiente virtual. Uma maneira de se conseguir fazer isso é por meio da presença em marketplace, ou seja, sites em que os clientes podem encontrar os seus produtos e agendar a entrega em sua casa.

Além disso, os sites próprios passaram a ser cada vez mais importantes, uma vez que transmitem uma maior segurança aos clientes de estarem em um ambiente seguro na internet. O atendimento nestas páginas é outro diferencial positivo, pois faz com que os clientes se sintam acolhidos e bem recepcionados, mesmo sem que precisem ir até sua loja física para isso.

Agora que você sabe como inovar em seu trabalho durante a pandemia, coloque isso em prática e tenha chances muito maiores de obter bons resultados em seu trabalho, para que o seu negócio não seja prejudicado por este período em que o distanciamento ainda é necessário por conta das medidas sanitárias exigidas para o controle do Coronavírus.

Para saber ainda mais sobre como inovar em seu comércio e ter resultados ainda melhores, mesmo em períodos difíceis, como a pandemia, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados. Isso vai permitir que você saiba como cuidar ainda melhor do seu negócio e de seu dinheiro, de forma que não tenha problemas financeiros em sua vida pessoal ou profissional!