Guardar dinheiro é algo que todas as pessoas desejam, de modo que possam se livrar das dívidas e, ainda, ter dinheiro para poder fazer suas compras e realizar desejos, sem que isso signifique um problema para a sua vida financeira. No entanto, exatamente na direção oposta disso, também são poucas pessoas que tem o hábito de poupar.
Ou seja, embora se queira guardar dinheiro, o mais comum é que as pessoas gastem seu dinheiro sem guardar uma parte de seu orçamento, especialmente pela falta de hábito. Isso faz com que se tenham chances praticamente nulas de conseguir montar uma poupança ou uma reserva de emergência, por exemplo.
Assim, para que se consiga poupar dinheiro é preciso realizar uma mudança de pensamento, para que se possa adquirir o hábito de poupar e conseguir manter uma melhor saúde financeira.
Porém, muitas pessoas encontram dificuldade nesta tarefa, uma vez que a mudança de hábitos é algo que pode representar uma grande dificuldade e levar tempo até que se torne algo natural.
O que fazer para adquirir o hábito de poupar
Para facilitar esta mudança de comportamento e adquirir o hábito de poupar dinheiro, existem algumas maneiras de iniciar este processo. Com o tempo, estas ações se tornarão mais fáceis de serem realizadas e farão parte de sua rotina, de modo que você poupe seu dinheiro de forma muito mais natural e sem nenhuma dificuldade.
Desta maneira, confira, a seguir, quais são as principais maneiras de adquirir o hábito de poupar e, assim, ter uma vida financeira muito melhor em seu futuro:
1. Adeque o padrão de vida de sua família à sua realidade financeira
Um dos maiores desafios para as pessoas que desejam poupar dinheiro é adequar o seu padrão de vida à sua realidade financeira, pois muitas vezes, o desejo de obter algo que não lhes é possível faz com que gastem muito dinheiro desnecessariamente. Assim, o primeiro passo para que você possa adquirir o hábito de poupar é adequar o seu padrão de vida.
Isso não significa que você precisa ter um padrão de vida ruim, mas sim que seus gastos devem ser condizentes com aquilo que você ganha. Desta forma, você pode fazer algumas pequenas modificações em seus hábitos, na busca por uma maior economia, como a opção por transporte público, ao invés de carros por aplicativo em seus deslocamentos, por exemplo.
2. Comece a fazer pequenas economias em seu dia a dia
Outro ponto muito importante para que você possa ter o hábito de poupar é a realização de pequenas economias em seu cotidiano, o que pode ser feito de uma maneira muito mais fácil do que se imagina.
Isso porque este tipo de economia não requer, por exemplo, que você deixe de comprar os produtos de seu dia a dia, mas sim que opte por opções de marcas mais baratas.
Além disso, ações em sua casa como apagar a luz de cômodos que não estejam em utilização, ou a identificação e conserto de vazamentos, também poderão gerar uma boa economia em suas contas básicas de luz e energia elétrica, por exemplo.
Com estes pequenos cuidados, o valor economizado a longo prazo pode ser muito grande, de forma que seja poupado na busca por uma poupança financeira maior.
Desta maneira, com estas economias, você poderá economizar sem fazer grandes alterações em sua rotina, com compras da mesma quantidade de produtos, mas com valores mais baixos, além de uma utilização mais inteligente dos recursos em sua casa.
3. Estabeleça metas de economia a serem atingidas mensalmente
Uma maneira bastante efetiva de conseguir adquirir este hábito de poupar dinheiro é com o estabelecimento de metas de economia a serem atingidas. Estas metas contribuem de forma muito positiva para que você se mantenha empenhado em guardar dinheiro, com o objetivo de atingir estes números.
Desta maneira, será muito mais fácil você conseguir poupar dinheiro em relação a esta mesma tentativa sem o estabelecimento de metas, pois isso pode lhe passar a impressão de que há mais dinheiro que pode ser gasto em seu orçamento.
Assim, para conseguir obter o hábito de poupar dinheiro de forma mais rápida, estabeleça metas de economia a serem atingidas. No entanto, garanta que estas metas são realistas e poderão ser alcançadas sem gerar dificuldades ao seu orçamento, pois metas muito difíceis de serem cumpridas podem gerar o efeito contrário e lhe desanimar em sua busca pela maior economia de seu dinheiro.
4. Evite realizar compras desnecessárias ou por impulso
Algo que afeta de maneira muito negativa o seu orçamento e diminui a chance de poupar dinheiro é a realização de compras por impulso, as quais são, em sua imensa maioria, de itens desnecessários para você e sua família.
Estes gastos, que não são programados, fazem com que o seu dinheiro possa ser desperdiçado rapidamente, uma vez que as compras por impulso dificilmente têm um controle ou uma consulta ao seu saldo disponível e seu planejamento, por exemplo.
Desta maneira, o ideal é que as compras por impulso sejam praticamente eliminadas de sua rotina, pois este dinheiro, gasto incorretamente, pode ser convertido para a sua poupança. Assim, você conseguirá economizar uma quantia muito maior de dinheiro em um período bem mais curto de tempo.
5. Comece a manter um registro de todos os seus gastos
Exatamente na contramão dos gastos por impulso, manter um registro de gastos pode fazer com que você tenha uma melhor visualização de sua situação econômica, bem como os valores gastos desnecessariamente e os quais podem ser cortados para um maior alívio de seu orçamento.
Este controle é bastante fácil e simples de ser feito, pois pode ser realizado tanto manualmente, em um caderno de anotações, por exemplo, quanto de forma digital, com o uso de aplicativos ou planilhas.
Porém, para que este controle realmente lhe ajude a obter o hábito de poupar, é preciso que seja mantido constantemente atualizado, para que reflita exatamente a sua situação financeira real.
Agora que você conhece algumas maneiras de começar a mudar seus hábitos para poder iniciar a sua poupança, coloque estas ações em prática e dê o primeiro passo em direção a uma saúde financeira ainda mais positiva em seu futuro.
Para saber ainda mais sobre ações para poupar o seu dinheiro, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre este e muitos outros assuntos relacionados ao universo financeiro, como empréstimos, financiamentos, seguros, economia, taxas de juros e Educação Financeira em geral, entre muitos outros temas.
Assim, você poderá saber como cuidar ainda melhor do seu dinheiro, identificar as melhores opções de investimento, bem como se manter longe de problemas relacionados a dívidas e inadimplência, por exemplo.