Com o crescimento da internet, as transações financeiras foram imensamente facilitadas. Os aplicativos bancários e cartões de crédito oferecem aos clientes cada vez mais serviços dinâmicos, seguros e práticos, que os afastam de filas e da necessidade de estar presente em uma agência, a não ser para sacar dinheiro. O mesmo ocorre com os empréstimos pessoais, que romperam a burocracia e já conseguem liberar o dinheiro necessário com uma rapidez impressionante.
Mas as facilidades que dinamizam a vida também podem causar problemas ainda maiores do que soluções. O impulso em sua aquisição, sem fazer as contas se ele realmente será útil ou apenas mais uma dívida é uma das principais causas de arrependimento, que ainda incluem cair em golpes e fazer a escolha errada de empréstimo. Para que ele seja realmente um alívio, é preciso utilizá-lo a seu favor nas finanças.
Por que optar por um empréstimo pessoal?
Quando o salário acaba, o sedutor cheque especial está ali pronto para ser utilizado. Ele causa uma impressão de que há muito mais dinheiro na conta, mas é uma mera ilusão, já que seus juros são dos mais altos e velozes do país. O mesmo ocorre com o cartão de crédito e a possibilidade de sacar dinheiro no rotativo, entrando numa bola de neve em dívidas difícil de ser sanada.
Muita gente vem recorrendo ao empréstimo pessoal para várias situações, dentre elas o socorro para uma situação surpresa, uma compra, uma viagem desejada e até na aquisição de bens valiosos como carro e imóvel. Com juros mais vantajosos e uma boa oferta de parcelas, muita gente tem encontrado neles a solução mais imediata.
Aprender a controlar seu dinheiro é fundamental para qualquer pessoa, que se mantém consciente de quanto são seus ganhos e gastos, separando uma porcentagem para poupar e não se endividando mais do que seu orçamento mensal. Não há milagres e sim controle, mesmo para quem tem um salário menor é possível se manter com o nome limpo na praça e a consciência tranquila.
Mas se a necessidade de empréstimo for inevitável, antes de fechar negócio é preciso planejar. Reavalie friamente suas contas, o que pode ou não ser cortado ou diminuído, assim como a possibilidade de eventuais gastos. Quando tudo estiver bem detalhado já é possível ir ao mercado para encontrar o que é mais adequado a sua realidade.
Avaliar a real necessidade do empréstimo pessoal é muito importante antes de assumir uma dívida mensal, que pode ser longa e limitar bastante seu orçamento. Já que utilizar o cheque especial discriminadamente pode ser um caminho para sua falência financeira, as opções de empréstimo pessoal podem ser ótimas para grande parte dos desejos. Antes de decidir qual é o melhor, as empresas que oferecem o produto fazem simulações em aplicativos que dão um real panorama sobre seu bolso num futuro próximo.
Algumas empresas oferecem suporte financeiro para que o cliente possa tomar suas decisões de forma tranquila e ciente do que é mais adequado, sem se arrepender. Uma das sugestões é a unificação de despesas, para controlar melhor as pendências. Algumas financeiras entendem que há clientes em busca de empréstimos que também podem ser potencialmente investidores, basta identificar o seu perfil e ter ajuda para se organizar.
Um bom exemplo de empréstimo pessoal é no início do ano, quando surgem impostos anuais, matrículas e materiais escolares ou mesmo as férias de verão com a família. Depois dos gastos com as festas de natal e ano novo é comum estar descapitalizado e sem saber como resolver essas questões. Mas com um bom empréstimo pessoal é possível resolver e parcelá-lo ao longo dos meses do ano com tudo resolvido.
Empréstimo ao seu favor
O empréstimo pessoal é uma ótima saída para inúmeras necessidades, mas precisa ser feito com consciência para não se transformar num problema ainda maior. Mesmo que ele seja uma realidade distante, é bom estar preparado para quando ele for necessário.
Listamos abaixo algumas dicas para tomar a decisão do empréstimo pessoal um benefício:
- Planeje, planeje e planeje!
Reflita bastante sobre a necessidade do crédito e se cabe em seu orçamento uma dívida mensal. É importante que não exista um comprometimento nos gastos fixos e que seja possível enxugar as pendências mensais sem comprometer sua qualidade de vida substancialmente. É preciso ponderar também o fator surpresa, quando situações adversas fazem com que seja necessário gastar além do previsto.
- Pesquise bem
A pesquisa é necessária para ter a noção exata do melhor tipo de empréstimo pessoal do momento, as taxas de juros, valores, parcelas fixas, além de comparar as empresas e melhores condições oferecidas.
A internet pode ajudar muito a agilizar essa pesquisa, mesmo que ainda existam pessoas que façam escolhas movidas pela comodidade e optem pela primeira sugestão que aparece. A falta de uma análise mais rigorosa pode ter um preço elevado, tanto no bolso quanto na consciência.
- Fuja dos empréstimos perfeitos
Há empresas que oferecem muitas facilidades que parecem surpreendentes e até inacreditáveis. Inclusive na hora de aprovar o crédito, com condições únicas até mesmo para quem está com dívidas na praça. Em geral essas empresas cobram juros muito altos, acima da média do mercado ou escondem estelionatários que podem cobrar taxas para um empréstimo que nunca cairá na conta.
- O que há por trás de um empréstimo
Ao pensar em contratar um empréstimo pessoal, o foco da pesquisa tende sempre a avaliar as taxas de juros. Há financeiras que oferecem taxas mais baixas, mas incluem outros tributos que oneram o custo efetivo total. Por isso é preciso comparar não só os juros mensais, mas principalmente o valor total do empréstimo e quanto será pago no final.
- Pense muito antes de fechar seu empréstimo
O empréstimo certo é quando o cliente contrata para uma situação inevitável e específica, mas que não irá pesar tanto no orçamento mensal. Como ocorre com compra de um bem durável e que vale a pena o endividamento. Fora isso, o ideal mesmo é não contrair um empréstimo pessoal e sim economizar para pagar à vista.
Os riscos de acumular pendências financeiras é grande, assim como adquirir um empréstimo para aquisições supérfluas e que podem gerar arrependimentos. Dessa forma, é de extrema importância que, antes de fazer essa escolha, você reavalie friamente se vale a pena ou não.
Os empréstimos pessoais estão cada vez mais disponíveis na web e menos burocráticos. E diante da facilidade também estão as ciladas que um endividamento mensal pode trazer. É preciso fazer escolhas conscientes e tornar o empréstimo pessoal algo realmente favorável às finanças. Saiba mais em nosso site AnjoCred!