Conheça 5 passos para solicitar o seu empréstimo do bolsa família

O bolsa família é o principal programa de auxílio financeiro para pessoas de baixa renda no Brasil. Sendo mantido pelo governo federal, garante que estas famílias com recursos abaixo do mínimo, tenham condições de se manter de forma digna. Tendo no benefício deste programa, a garantia mensal de poder comprar alimentos, roupas, itens básicos e manter suas contas básicas em dia.

Desta forma, o auxílio do bolsa família é de fundamental importância para evitar que as famílias de baixa renda fiquem abaixo da linha de pobreza ou miséria. Conseguindo desta maneira elevar a qualidade de vida do país e diminuir os problemas sociais causados pela necessidade.

No entanto, embora seja um auxílio de fundamental importância, o bolsa família é bastante limitado. Isso faz com que os beneficiários tenham alguma dificuldade para realizar quaisquer outras ações financeiras, como guardar dinheiro para momentos de emergência ou até mesmo para que se possa realizar algum investimento que vise melhorar as condições financeiras da família.

Justamente por este motivo, existe a possibilidade de que os beneficiários do programa bolsa família possam solicitar um empréstimo específico para os usuários deste programa. Desta maneira, facilitando a sua obtenção de crédito, especialmente para que se possam realizar investimentos que venham a gerar resultados positivos que elevem a renda familiar.

Muitas pessoas sequer buscam as informações a respeito deste tipo de empréstimo por medo de que a realização do empréstimo financeiro específico do programa afete o seu recebimento mensal, retirando assim uma parte da sua renda garantida pelo bolsa família.

Por este motivo, é de fundamental importância frisar que a realização do empréstimo não interfere em momento algum no recebimento do bolsa família que continua sendo recebido de forma integral mesmo após a realização do empréstimo. 
Esta confusão acontece pelo fato de que o empréstimo financeiro para os beneficiários do bolsa família, é um produto financeiro exclusivo para as pessoas que possuem este auxílio do governo. Não podendo ser utilizado por outras pessoas.

Desta maneira, o empréstimo do bolsa família se torna uma opção ainda mais vantajosa para os beneficiários do programa que possuem a oportunidade de garantir um empréstimo para sanar suas necessidades ou realizar investimentos sem afetar a sua renda mensal garantida pelo programa social.

<h2>Os passos para a realização do empréstimo do bolsa família</h2>

Assim como qualquer ação de contrato de serviço financeiro, para que o empréstimo do bolsa família possa ser realizado existem alguns passos a serem seguidos, para que o crédito possa ser avaliado, aprovado e creditado ao solicitante, desde que seja beneficiário do programa bolsa família.

Confira a seguir os passos a serem realizados para a realização do empréstimo do bolsa família:

– Não vá à agência bancária

É importante que antes de se programar para a realização do empréstimo financeiro do bolsa família, se conheça todos os detalhes e procedimentos a serem realizados para a contratação deste tipo de serviço.

No entanto, isso não torna necessário que se vá até uma agência bancária para que o serviço possa ser solicitado, pois este tipo de empréstimo não é tratado diretamente entre o solicitante e os bancos parceiros do programa bolsa família. O que torna a ida a uma agência bancária totalmente inútil, fazendo apenas com que o solicitante perca seu tempo e não consiga iniciar o pedido de empréstimo.

– Acesse o site do Ministério do Desenvolvimento Social

Dessa forma, o primeiro passo para se conseguir um empréstimo financeiro do bolsa família é acessar o site do Ministério do Desenvolvimento Social. Ao acessar o site, deve buscar pela página do Plano Progredir.

Nesta página, do Plano Progredir, o beneficiário do programa bolsa família poderá realizar a solicitação para o seu empréstimo. Sendo levado então, para a página seguinte, na qual deverá preencher o formulário de solicitação de empréstimo.

– Preenchimento do formulário

Na página de destino será exibido um formulário pessoal, no qual deverão ser preenchidas as informações referentes ao solicitante do empréstimo. Este que deve, impreterivelmente, ser beneficiário do programa bolsa família.

Entre essas informações estão os dados pessoais como nome completo, documentos como RG e CPF, entre outros. Além do número pessoal do CadÚnico, pois é este documento que comprova a participação do solicitante no programa bolsa família como um beneficiário ativo.

– Aguardar a análise de crédito

Após a solicitação de empréstimo do bolsa família, o próprio Ministério irá realizar uma análise de dados referente a cada solicitante, a fim de aprovar ou não o pedido de empréstimo.

Na sequência, após a aprovação do empréstimo por parte do Ministério. Os dados e a solicitação de empréstimo do bolsa família é enviada pelo próprio Ministério para os bancos parceiros do programa que deverão entrar em contato com o solicitante para oferecer o empréstimo especial para estes beneficiários do bolsa família.

Vale ressaltar neste ponto, que os empréstimos do bolsa família podem possuir um valor limitado de acordo com a condição de cada solicitante, variando entre valores que vão de três a quinze mil reais.

– Se atente às taxas de pagamento do empréstimo do bolsa família

O Ministério do Desenvolvimento Social e o próprio Plano Progredir não especificam um valor determinado referente às taxas para o pagamento do empréstimo do bolsa família. Ficando assim, a cargo dos bancos parceiros do programa estabelecer suas próprias taxas.

Isto significa que, antes de fechar um contrato de empréstimo com qualquer banco parceiro, o solicitante deve avaliar as taxas de juros e condições de pagamento oferecidas por cada banco, de forma que possa optar pela que melhor se encaixe em seus planos e condições financeiras.

Com estas informações, o beneficiário do programa bolsa família pode seguir os passos corretos para realizar o pedido de seu empréstimo. Permitindo que este não fique limitado apenas ao auxílio, possuindo assim uma maneira de estabelecer melhor sua saúde financeira que lhe permita guardar dinheiro para situações de emergência. Bem como, possuir dinheiro para realizar investimentos que possam alavancar seus rendimentos, de forma que no futuro possa até mesmo abrir mão do benefício bolsa família passando a obter uma renda própria a partir de seus investimentos ou empreendimentos.

Para manter ainda mais bem informado, com noções referentes a empréstimos, aplicações, taxas de juros e muitos outros assuntos a respeito do universo financeiro, acesse o site da AnjoCred e leia nossos artigos sobre estes e outros temas de seu interesse. De forma que possa contribuir para seu conhecimento sobre qual a melhor maneira de utilizar seu dinheiro, obtendo uma melhor saúde financeira, bem como aprender a controlar seus gastos, planejar melhor seu orçamento e contar sempre com uma quantia de dinheiro o suficiente guardado para qualquer eventual emergência, sem comprometer seu orçamento e se complicar financeiramente.