Consumo consciente: saiba o que é, como funciona e seus benefícios

O ato de consumir diversos tipos de produtos ou serviços é algo natural, e feito por todas as pessoas, o que ocasiona um grande impacto, tanto em termos ambientais quanto em termos econômicos. Isso porque conforme quanto maiores quantidades são consumidas, maiores são os recursos utilizados para que se possa produzir ainda mais, com o objetivo de abastecer aos consumidores.

Com o tempo, porém, isso pode gerar diversos tipos de consequências, tanto negativas quanto positivas, de acordo com as quantidades e a qualidade daquilo que é consumido. Justamente por conta destas consequências é que é preciso conhecer o consumo consciente, para que se possa modificar, para melhor a forma como você consome produtos e serviços em seu dia a dia.

Saiba o que é o consumo consciente

O consumo consciente é aquele que é feito, como seu próprio nome diz, com a consciência a respeito daquilo que é consumido, ou seja, sem comprar algo apenas por comprar, ou comer apenas pelo simples fato de comer. A consciência do consumo é o fato de se parar, analisar e escolher formas mais adequadas de consumir um determinado produto.

Desta forma, o consumo consciente pode ser definido como um estilo de consumo completamente igual ao de todas as pessoas, mas com a diferença pela tomada de consciência de suas ações. Ou seja, parar para analisar as ações e suas consequências, seja pelo tipo de produto consumido ou pela própria quantidade.

Isso significa que a mudança de um consumo comum para um consumo consciente não está sequer em uma grande mudança de estilo de vida, mas apenas na dedicação de um tempo um pouco maior, para que se observe a forma como o seu consumo gera impactos. Assim, é algo que está ao alcance de todas as pessoas, sem qualquer dificuldade na sua realização.

Como funciona o consumo consciente

Após saber que o consumo consciente é algo mais simples do que pode parecer, é importante que se saiba, também, como funciona este tipo de consumo. Ou seja, o que você deve fazer para que possa colocar em prática um consumo consciente em seu dia a dia.

Este funcionamento também é bastante simples, pois se trata da escolha por produtos e serviços que possuam menos impacto negativo em âmbitos ambientais e econômicos. Ou seja, o consumo consciente funciona a partir de compras de produtos sustentáveis, que possam ser reutilizados ou reciclados, ou mesmo que sejam renováveis naturalmente.

Para que este tipo de consumo possa funcionar, é preciso que se faça a observação em rótulos, ou mesmo que você se atente ao material utilizado em embalagens. Em muitas ocasiões, a maior parte das embalagens de produtos é completamente descartada sem uso ou serventia alguma, o que significa apenas mais desperdício, diferentemente do consumo consciente, no qual todos os materiais devem ser utilizados ou possuir serventia.

Isso também pode levar a outra avaliação a respeito da forma como o lixo é destinado após o seu consumo de produtos. Uma geração muito grande de lixo pode indicar um consumo descontrolado ou desregrado, o que pode ser ainda mais prejudicial de acordo com a destinação deste lixo, que deve ser enviado para reciclagens, para que haja um desperdício mínimo.

Assim, o consumo consciente funciona desde o momento da escolha de um produto em uma loja ou um supermercado, por exemplo, até a destinação de seu lixo. Isso significa que o consumo consciente abrange todo o processo de utilização de materiais, independente de quais sejam ou de qual a sua finalidade.

Os benefícios do consumo consciente

Para que se possa ter um uso ainda maior do consumo consciente é importante que as pessoas saibam quais são os benefícios que isso pode lhes trazer na prática. Assim, confira abaixo quais são alguns dos principais benefícios que o consumo consciente pode gerar a você e para as pessoas ao seu redor:

1. Menor uso de produtos de fontes não renováveis

Um dos maiores benefícios que o consumo consciente pode gerar está bastante ligado ao âmbito ambiental, pois é a diminuição da utilização de recursos não renováveis. Isso significa que recursos limitados podem ser dispensados, ou ter o seu uso mais restrito, de forma que não haja escassez nas fontes utilizadas para a produção de diversos materiais.

Com o uso de fontes renováveis para a produção de materiais, é possível que se diminua até mesmo a poluição gerada por muitas empresas e indústrias, de modo que haja maior qualidade de vida em diversas áreas do planeta.

2. Maior economia financeira

Um ponto muito importante a ser destacado com o consumo consciente é que você pode ter uma economia bastante significativa em suas compras. E isso não se trata apenas de comprar em menores quantidades, mas sim de uma destinação melhor de seu dinheiro.

Em muitos casos, produtos mais poluentes, que geram maior quantidade de lixo acabam por ter um valor mais elevado, justamente por conta da quantidade de materiais utilizados em sua produção. Diferentemente, produtos que sejam mais ecologicamente corretos e tenham menor uso de componentes em sua produção podem ter o seu valor reduzido.

Em longo prazo, isso significa que o consumo consciente vai gerar um impacto muito positivo em seu bolso. Isso também permite que o consumo consciente seja uma ferramenta para que muitas pessoas possam aumentar o seu poder de compra e se livrar, até mesmo, de suas dívidas.

3. Eliminação das compras por impulso

Outro benefício financeiro decorrente de um consumo consciente é a possibilidade de que você elimine as compras feitas por impulso, ou seja, sem necessidade alguma e de itens supérfluos. Com o hábito de colocar um consumo consciente em prática, você poderá pensar rapidamente na forma como a compra lhe beneficiará, ou não, e definir de uma maneira mais correta sobre como gastar o seu dinheiro.

Este é outro benefício que proporciona uma significativa economia a médio e longo prazo, além de gerar um hábito financeiro mais saudável. Para pessoas que tem dificuldades em eliminar este tipo de compra, o conhecimento do consumo consciente pode ser um excelente primeiro passo para uma melhora em sua vida financeira.

Agora que você sabe mais sobre o que é o consumo consciente, quais os seus benefícios e como aplicar este conceito em seu dia a dia, avalie uma mudança em sua forma de consumir produtos e serviços. Isso poderá lhe gerar muitos benefícios, além de contribuir para um planeta muito mais limpo e com menos problemas ambientais.

Para saber ainda mais sobre o consumo consciente e muitos outros temas relacionados, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações para que saiba como mudar seus hábitos financeiros para melhor!