O crédito para produtores rurais é uma importante ferramenta que possibilita uma maior produção de diversos itens de origem agrícola e pecuária. Essas atividades – agrícola e pecuária – são responsáveis por grande parte da movimentação econômica do país, além de fazerem parte da alimentação de muitas famílias brasileiras, nas quais a base de alimentação é feita por meio de grãos, vegetais, legumes e carne, todos estes provenientes do trabalho de produtores rurais.
É comum que muitos desses produtores possuam um poder econômico menor no período de entressafra, quando não possuem ainda o produto para a venda. Isso se torna um problema ainda maior devido ao fato de que neste período, o produtor rural necessita realizar um investimento relativamente grande, com a compra de produtos, insumos, maquinário, entre outros detalhes essenciais para realizar a sua produção.
Ao adquirirem o crédito rural, esses produtores passam a contar com a quantia de dinheiro necessária para que sua produção possa acontecer da melhor maneira possível, fazendo com que os produtos possam ser vendidos posteriormente, garantindo assim a renda do produtor rural.
Esse crédito pode ser pago em diferentes prazos, de acordo com a atividade desenvolvida por cada produtor rural, fazendo com que se adeque às suas condições, permitindo que desenvolva o seu trabalho no período de entressafra e, dessa forma, possa encaixar o pagamento no período em que irá obter o lucro com sua produção.
No entanto, para que possa conseguir o crédito de produtor rural, é necessário que o trabalhador passe por um rigoroso critério de avaliação e comprovação da produção rural, indicando a forma como o dinheiro será investido. Isso tem como objetivo principal evitar as fraudes neste tipo de crédito, impedindo que o dinheiro destinado para a produção rural seja utilizado para qualquer outra finalidade.
É nesse ponto de avaliação e comprovação de produção rural que existe a avaliação do perfil do produtor rural, sendo necessário que se comprove a identificação dentro de um perfil pré-estabelecido, para que o crédito possa ser liberado, reforçando assim a segurança neste tipo de serviço e garantindo que o dinheiro do crédito rural seja emprestado apenas aos produtores rurais que tenham direito ao benefício.
A definição do perfil do produtor rural, para que este possa conseguir a aquisição de crédito, é feita de acordo com a sua atividade na produção, levando em consideração o que se produz e em que quantidade. Assim, é definido o perfil e, caso o crédito seja aprovado, o produtor poderá colocar em prática as suas atividades com o auxílio deste benefício.
Os diferentes tipos de perfis de produtores rurais e os seus conceitos de definição
No Brasil não há um único perfil de produtor rural, uma vez que existem diversos tipos de produtores voltados para diferentes áreas, como a agricultura ou a pecuária, bem como atividades distintas dentro dessas mesmas definições – que podem fazer com que suas necessidades sejam completamente diferentes.
Essas diferenças podem ser ainda maiores quando levado em consideração o tipo de propriedade desses produtores, o tamanho de sua área de cultivo ou criação, o emprego de trabalhadores, a estrutura de suas propriedades e maquinário, a renda obtida por meio da produção rural, entre outros detalhes. Dessa maneira, confira a seguir quais são os principais perfis de produtores rurais no Brasil, bem como os conceitos que fazem com que estas pessoas estejam aptas a adquirir o crédito rural:
– Produtor rural
A definição do produtor rural para a aquisição do crédito é como a pessoa que pode ser física ou jurídica que explora a terra de sua propriedade tanto para o próprio sustento, quanto para fins econômicos, como a venda de sua produção. Esses produtores podem realizar tanto os serviços de agricultura, quanto os de pecuária, desde que estejam de acordo com a função de suas terras. Assim, adequando-se a este perfil, os produtores rurais estão aptos a adquirir o crédito rural para seguir explorando a terra para estes fins: de subsistência e ganhos financeiros.
– Agricultor familiar
Também definidos como empreendedores familiares, os agricultores familiares se diferenciam da categoria de perfil anterior pelo fato de que podem realizar atividades em até quatro módulos fiscais dentro de sua propriedade, utilizando a maior parte de mão de obra dentro de sua estrutura familiar. Além disso, o agricultor familiar também possui a maior parte de sua renda sendo originária das atividades econômicas realizadas em sua propriedade, com a posterior venda de sua produção.
Nesta definição de perfil para a aquisição de crédito também podem se enquadrar os trabalhadores como os silvicultores e extrativistas, além de quilombolas, nos casos em que suas comunidades se adequam às condições regulamentadas.
– Empresário rural
Já os empresários rurais são todos aqueles que realizam atividades em suas propriedades com o intuito de obter renda por meio da venda de seus produtos. Neste caso, pode haver ainda o uso de mão de obra contratada para a realização desse tipo de atividade. Nesse perfil, tanto os produtores rurais, quanto os agricultores familiares podem ser enquadrados na definição de empresário rural no momento em que realizam a venda de seus produtos, gerando assim um comércio e renda para sua família.
– Pescador profissional
Outro perfil que pode se enquadrar na categoria de produtor rural é o de pescador profissional. Esse profissional se encaixa nessa categoria devido ao fato de que a pesca é considerada uma ação de exploração animal, assim como a pecuária. Isso permite que, desde que atendendo a todas as regulamentações previstas na lei, esses profissionais possam receber o crédito rural de modo que possam financiar as suas tarefas com a devida fiscalização das empresas credoras.
Agora que você conhece mais sobre a definição de produtor rural para a aquisição de crédito, se este for o seu caso, você poderá solicitar esse benefício, de maneira que se possa melhorar o desempenho de sua produção elevando os seus resultados. Conseguindo assim, uma produção mais numerosa com um consequente aumento das vendas, gerando mais lucro e tornando a atividade rural uma ação muito mais bem desenvolvida no país, graças a esse tipo de crédito que funciona como um auxílio para esse progresso.
Para se manter ainda mais bem informado a respeito não apenas deste tema, mas também de vários outros temas voltados para o universo financeiro, como empréstimos, financiamentos, consórcios, taxas de juros, entre outros assuntos, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos. Assim você poderá saber como cuidar muito melhor do seu dinheiro, organizar o seu orçamento familiar e até mesmo aprender a como guardar dinheiro para situações de emergência, como acidentes e problemas de saúde, evitando que mesmo estes problemas comprometam o seu orçamento.