Descubra os tipos de empréstimos para abrir uma franquia

Muitas pessoas possuem o desejo de ter um negócio próprio e conseguir começar a ganhar dinheiro com a atuação em áreas pelas quais tenham interesse. E uma das formas mais fáceis de conseguir colocar isso em prática é com a abertura de uma franquia de marcas já consolidadas no mercado.

Desta forma, ao optar por uma franquia, é possível evitar grande parte da dificuldade de abertura de um negócio próprio, como a busca por um lugar no mercado, divulgação, marketing, entre outros detalhes.

No entanto, para que se possa conseguir ter uma franquia é preciso que se tenha um bom valor de investimento inicial, o qual é necessário para que se possa comprar equipamentos, garantir a estrutura da franquia e todos os pontos para que esta possa iniciar o seu funcionamento.

Na maioria das vezes, as pessoas que desejam ter a sua franquia não possuem este valor em mãos, o que poderia lhes impedir de realizar este objetivo. Porém, a obtenção deste valor de investimento inicial pode ser feita por meio de um empréstimo, que possibilita o seu investimento e garante que você possa iniciar as suas atividades de franqueado.

Atualmente, existem diversos tipos de empréstimos voltados exclusivamente para que se consiga ter uma franquia de qualquer grande empresa. A seguir, confira quais são algumas das principais opções de empréstimos para franquias, e avalie qual delas melhor pode te atender:

1. Empréstimo direto com o franqueador

Algo que muitas pessoas não sabem é que algumas empresas que oferecem a possibilidade da abertura de franquias também contam com um sistema de empréstimo próprio. Ou seja, as pessoas interessadas em ter uma franquia desta rede podem conseguir o empréstimo diretamente com a própria empresa.

Um dos principais pontos positivos disso é a maior facilidade para que se tenha a aprovação do empréstimo, uma vez que a própria rede de lojas será beneficiada com a abertura de uma nova franquia. Além disso, os valores disponíveis já podem ser diretamente destinados para o trabalho da abertura da franquia, o que agiliza o processo de abertura desta nova loja.

Além disso, por ser um empréstimo feito dentro da própria empresa, é possível que se tenha taxas de juros reduzidas em comparação com as oferecidas pelos bancos. Isso facilita o pagamento e pode proporcionar uma maior facilidade no início de sua franquia, para que a própria loja consiga pagar por este empréstimo.

2. PROGER Investgiro – Caixa Econômica Federal

Um dos bancos que oferecem empréstimos especialmente voltados para a abertura de franquias e investimentos em suas lojas é a Caixa Econômica Federal, que possui o serviço chamado de PROGER Investgiro. Este empréstimo pode disponibilizar quantias de até 600 mi reais, para que se consiga realizar todo o processo de abertura da sua franquia.

Obviamente, a liberação deste crédito passa por todo um processo de aprovação, que vai desde sua análise de crédito até a análise de potencial de retorno da franquia. Assim, os valores obtidos por meio deste empréstimo podem ser maiores ou menores de acordo com cada caso.

Neste empréstimo também é possível contar com algumas taxas de juros bastante atraentes, e que fazem com que o PROGER Investgiro seja uma opção a ser seriamente considerada por todos os profissionais que buscam capital para conseguir abrir a sua franquia.

3. BB Franquias – Banco do Brasil

O Banco do Brasil oferece um empréstimo por meio de um programa especificamente voltado para redes que desejam permitir a abertura de franquias em todo o Brasil. Este programa é o BB Franquias, e possui um funcionamento um pouco diferente em relação aos demais empréstimos com esta finalidade.

Isso porque, para que se possa conseguir o empréstimo que permitiria a abertura de uma franquia, é preciso que a rede faça parte deste programa. Ou seja, caso a franquia que você deseja abrir pertença a uma empresa que faça parte do programa, você não terá qualquer dificuldade, mas se esta rede não integra este programa, o empréstimo não será possível por este banco.

Embora isso possa parecer restringir o alcance do empréstimo para quem deseja abrir uma franquia, o BB Franquias é um programa bastante amplo, e conta com algumas das maiores empresas do país em sua plataforma.

Assim, há uma grande possibilidade de que você consiga a aprovação do seu empréstimo e possa conseguir ter a sua franquia de forma facilitada por meio do BB Franquias.

4. Santander Franquias

Um dos bancos privados que oferece a possibilidade de que seus clientes possam conseguir empréstimos para a abertura de franquias é o Santander. O banco conta com o programa Santander Franquias, no qual as empresas que desejam se tornar franqueadoras podem se cadastrar para que possíveis franqueados tenham maior facilidade no acesso ao empréstimo.

Neste caso, o banco realiza uma avaliação bastante completa a respeito dos materiais necessários, o espaço em que a franquia será instalada, entre muitos outros detalhes. Assim, o valor disponibilizado passa pela avaliação da equipe do Santander, que também acompanhará a forma como o dinheiro é utilizado em seu trabalho.

Isso garante que o programa Santander Franquias tenha uma credibilidade maior, além de tornar mais ágil o processo de abertura das franquias. Assim como no caso do Banco do Brasil, a abertura de franquias que não façam parte do programa não é possível por meio deste serviço.

5. Empréstimo com garantia de imóvel

Além dos empréstimos especificamente voltados para a abertura de franquias, também é possível que se utilize outras modalidades de empréstimo para que se tenha o capital necessário para investir na sua franquia. Em especial, o empréstimo com garantia de imóvel é uma boa alternativa, pois é um dos empréstimos que oferece a oportunidade de maior limite de crédito.

Entretanto, neste caso, é preciso que se tenha um planejamento financeiro ainda mais cuidadoso, pois a inadimplência poderia levar à tomada de seu imóvel pela empresa credora. Desta forma, esta é uma opção apenas em casos nos quais se tenha boas garantias de sucesso, e o risco do empréstimo seja o menor possível.

Agora que você conhece os diferentes tipos de empréstimos para abrir uma franquia, faça uma avaliação minuciosa a respeito de qual destes te oferece o melhor serviço, bem como condições de pagamentos e taxas de juros. Isso poderá fazer com que você possa abrir a sua franquia sem maiores problemas ou dificuldades.

Para saber ainda mais sobre estes e todos os demais tipos de empréstimos disponíveis, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre diversos temas relacionados ao universo financeiro, os quais poderão te ajudar a ter uma vida financeira ainda mais saudável e longe de quaisquer tipos de problemas!