4 dicas de como fazer uma análise de crédito

Muitas empresas oferecem serviços que necessitam da análise de crédito para que o cliente possa ter acesso a diferentes facilidades. Estes serviços podem incluir desde uma compra parcelada até a realização de um empréstimo financeiro, por exemplo, em busca de uma negociação que gere benefícios tanto para os clientes, quanto para os credores.

No entanto, um problema comum, especialmente para pequenas e médias empresas, é a dificuldade em determinar como realizar uma boa análise de crédito. Sem este conhecimento e a realização de uma análise criteriosa e cuidadosa, estas empresas passam a ter um risco de prejuízos muito maior por inadimplência, em casos de vendas parceladas, algo comum a muitas empresas atualmente.

Assim, para diminuir as chances de prejuízo em sua empresa e reduzir, ao mínimo possível, o risco de inadimplência, é essencial conhecer algumas dicas que podem lhe ajudar a realizar uma boa análise de crédito e liberar este tipo de serviço apenas para clientes que se provem confiáveis.

Principais dicas para realizar uma boa análise de crédito

A seguir, veja quais são as principais dicas que poderão lhe ajudar a realizar uma boa análise de crédito e tornar as suas vendas parceladas e serviços de crédito muito mais seguros e com menores riscos de prejuízos. Confira:

1. Sempre verifique os dados pessoais de seus clientes

Um dos pontos mais básicos de uma análise de crédito é a verificação dos dados pessoais do cliente que solicitou o serviço ou a proposta de compra parcelada, por exemplo. Isso é importante para evitar que este pedido seja, na verdade, uma tentativa de golpe ou fraude financeira, com o uso de dados de outras pessoas.

Desta maneira, sempre solicite a apresentação de um documento oficial com foto do cliente, para que seja iniciado o processo de análise de crédito. Com este documento em mãos, busque, também, por confirmações destes dados, com a comprovação da identidade pessoal de seu cliente.

2. Solicite informações e comprovação de residência de seus clientes

Mesmo com o contato digital cada vez mais fácil e importante na relação entre empresas e clientes, algo essencial para uma boa análise de crédito é a comprovação de renda por parte do cliente que solicita o serviço de crédito.

Esta comprovação irá permitir que se possa entrar em contato com o cliente em caso de atrasos de pagamentos, ou mesmo para a notificação de negativação de seus dados, caso haja inadimplência no futuro.

Assim, exija sempre a apresentação de um documento recente que comprove o local de residência de seu cliente. Isso pode ser feito por meio de contas de água, luz ou internet, por exemplo, desde que tenham sido expedidas no prazo máximo de 90 dias antes do pedido de crédito.

3. Realize a comprovação de renda de seus clientes

Serviços de crédito, sejam quais forem, estão diretamente ligados à renda do cliente, pois esta é necessária para que possam arcar com o pagamento destes serviços.

Ou seja, para que se tenha uma boa análise de crédito, é essencial exigir a comprovação de renda por parte de seu cliente, para que haja a comprovação de que ele poderá arcar com o pagamento de seu serviço.

Esta comprovação de renda é feita, geralmente, por meio da apresentação de holerites ou folhas de pagamento de um período que pode variar entre 90 e 180 dias. Em casos de trabalhadores autônomos, a comprovação de renda pode ser feita por meio da apresentação de extratos bancários do mesmo período.

Outro ponto importante para que a sua análise de crédito seja, de fato, bem realizada, é analisar qual a margem desta renda apresentada por seu cliente poderá ser comprometida com o pagamento de seu serviço. O recomendado é que o pagamento mensal dos serviços de crédito não ultrapasse 30% do rendimento total do cliente.

4. Verifique o histórico financeiro e score de seus clientes

Para complementar sua análise de crédito e verificar se o cliente possui mesmo um bom histórico e não apresenta risco de inadimplência e consequentes prejuízos para sua empresa, é importante verificar seu histórico e score financeiro.

Desta maneira, você poderá verificar se o mesmo cliente apresentou problemas em pagamentos anteriores, se seus pagamentos são feitos em atraso, ou outros detalhes.

Score financeiro pode ser consultado em órgãos de proteção ao crédito, como Boa Vista e Serasa, por exemplo. Nestes órgãos, scores com pontuações baixas representam que o cliente possui maiores chances de atrasar seus pagamentos, enquanto pontuações mais altas indicam melhor histórico em seus pagamentos de contas anteriores.

Ao seguir estas dicas, você poderá realizar uma boa análise de crédito, e garantir que sua empresa tenha um risco muito menor ao oferecer os serviços de crédito a seus clientes e, assim, manter uma melhor saúde financeira para seu futuro em seu ramo de atuação no mercado.

Importância de uma análise de crédito bem realizada

Obviamente, o objetivo principal de uma análise de crédito é diminuir, ao mínimo possível, as chances de que sua empresa ofereça crédito a clientes que não poderão arcar com o pagamento de seus serviços e, consequentemente, irão gerar prejuízo à sua empresa.

No entanto, a importância desta análise é ainda maior, e pode representar maior segurança em seu futuro.

Isso porque a análise de crédito, se bem realizada, pode garantir também um melhor fluxo de seu caixa, por exemplo.

Ou seja, ao realizar uma análise de crédito cuidadosa, você poderá saber quais serão os valores a receber em um determinado período e contar com estes valores para arcar com os compromissos de sua empresa.

Diferentemente, no caso de uma análise de crédito mal feita, este fluxo de caixa não será garantido, o que pode gerar muitos problemas para a sua empresa. Dentre estes problemas, um dos mais graves é a possibilidade de que sua empresa opere com o caixa no vermelho, pelo não recebimento de valores esperados por conta da inadimplência de seus clientes.

Assim, um cuidado aparentemente simples como a análise de crédito é o diferencial para que sua empresa tenha maior tranquilidade em sua operação no mercado, até mesmo com a possibilidade de melhores negociações com fornecedores, por exemplo, com a garantia de que receberá por seus serviços e poderá arcar com suas responsabilidades.

Desta maneira, implemente estes cuidados à sua análise de crédito e comece a ter maior segurança em suas operações e serviços, de forma que sua empresa possa se firmar ainda mais no mercado e atingir melhores resultados.

Conheça ainda mais cuidados que podem ajudar na atuação de sua empresa, e nos serviços de créditos prestados, ao acessar a página da AnjoCred e ler nossos artigos sobre este e muitos outros temas relacionados!