A educação financeira é um dos temas mais importantes para qualquer pessoa, pois é o conhecimento que faz com que seja possível evitar o gasto descontrolado de dinheiro, acúmulo de dívidas e diversos outros problemas que possam comprometer a sua saúde financeira. No entanto, a educação financeira gera uma dúvida muito grande a respeito de quando deve ser incluída na vida das pessoas.
Mais especificamente, a dúvida paira sobre como os pais devem incluir este assunto na vida de seus filhos, o que faz com que muitos deixem de falar e ensinar sobre dinheiro para as crianças de seu círculo familiar. Isso, porém, é um erro bastante grave, pois é preciso que desde pequenas as crianças compreendam o valor do dinheiro, bem como os cuidados que devem ter com relação a esse tema.
Assim, o ensinamento sobre educação financeira deve fazer parte da vida de pais e filhos sim, para que estas crianças possam crescer com uma maior consciência financeira e venham a se tornar adultos mais responsáveis e com maiores chances de possuir uma vida financeira mais controlada e longe das dívidas e demais problemas financeiros.
Dicas de educação financeira para crianças
Para tornar um pouco mais fácil a tarefa de implementar a educação financeira na vida de seus filhos, confira a seguir algumas dicas simples, mas que podem ser bastante eficientes para que se comece a transmitir os seus conhecimentos financeiros e criar filhos muito mais conscientes financeiramente:
– Fale com seus filhos sobre dinheiro
A primeira dica, e uma das mais eficientes, é bastante simples, mas é algo que muitos pais deixam de lado ao pensar em como ensinar seus filhos a respeito do valor do dinheiro. Isso porque, para começar a ensinar as crianças sobre educação financeira, é preciso que se fale sobre este tema com elas, de modo que comecem a compreender o que é o dinheiro e o seu valor.
Dessa maneira, se você não possui o habito de falar com seus filhos a respeito de dinheiro, comece a modificar isso e inclua esse tema em suas conversas, para que se torne algo natural e que possa ser compreendido da melhor maneira possível pelas crianças.
– Dê o exemplo no seu uso do dinheiro
Outra maneira muito importante de se ensinar as crianças a respeito da educação financeira, e que passa despercebida por grande parte dos pais e responsáveis, é o exemplo na hora de se organizar financeiramente e utilizar o dinheiro. Ou seja, para ensinar seus filhos a como cuidar do dinheiro, é preciso que se faça isso em sua vida financeira também.
O exemplo dos pais é um dos principais fatores para a forma como as pessoas começam a lidar com o dinheiro. Assim, pais endividados possuem uma maior chance de criar filhos com uma menor consciência financeira e que podem se tornar adultos endividados no futuro.
Para evitar isso, além de fazer com que seu filho compreenda o valor do dinheiro, comece a dar o exemplo em sua própria vida financeira, organize seu orçamento, se livre das dívidas e dê este ensinamento a seus filhos, de como se deve lidar com o seu orçamento para evitar o acúmulo de dívidas e problemas financeiros.
– Saiba falar não quando necessário
Pedir coisas que estão fora do orçamento de seus pais é algo comum e que pode acontecer com qualquer criança, mas diferentemente de ser tratado como algo trivial, essa situação pode contribuir para que se ensine ainda mais sobre educação financeira a seus filhos.
Isso significa que não basta apenas dizer a seu filho que não irá comprar algo que foi pedido durante uma ida ao supermercado, por exemplo. É necessário que se explique à criança quais os motivos que impedem que este item seja comprado, como um valor elevado, ou pouco dinheiro disponível no momento.
Assim, ao invés de apenas gerar o descontentamento da criança com a situação, é possível converter isso em um momento de aprendizado, bem como um comprometimento para que a criança economize o dinheiro de sua mesada para que possa comprar o produto desejado em uma nova ida ao estabelecimento comercial, por exemplo.
– Estimule seu filho a ter um cofrinho para guardar sua mesada
Alguns pais não possuem o hábito de dar mesada a seus filhos, mas isso é algo que pode ajudar no ensinamento da educação financeira às crianças, pois é o primeiro contato direto que possuem com o dinheiro real. Obviamente, o ideal é que os valores sejam baixos, apenas para que as crianças aprendam a utilizar este dinheiro para comprar os itens de seu desejo.
Uma ideia que pode contribuir bastante para isso é o hábito de ter um cofrinho para que a criança guarde a sua mesada e as moedas de seu troco. Assim, ao conseguir acompanhar a evolução de suas economias, as crianças poderão começar a entender a dificuldade de acumular dinheiro e ter o necessário para fazer suas compras.
No caso de crianças um pouco maiores, que já compreendam um pouco melhor o uso do dinheiro, uma ideia ainda mais positiva é a abertura de uma conta bancária na categoria kids, oferecida por muitas instituições bancárias. Dessa forma, o contato das crianças e adolescentes com o dinheiro se torna ainda mais real, com o controle de sua conta e o uso de cartão de débito, obviamente sob supervisão dos pais e responsáveis.
– Incentive seus filhos a controlar seus gastos
O controle de gastos é algo bastante simples, mas que pode fazer com que muitas pessoas tenham uma maior consciência a respeito de como o seu dinheiro é utilizado. Porém, muitos adultos deixam de manter este controle pela falta de costume de anotar seus gastos, o que leva a gastos mais descontrolados.
Para fazer com que as crianças cresçam já com este hábito de controlar os seus gastos, incentive seus filhos a manterem anotações a respeito de todos os seus gastos, para que possam saber a forma como o seu dinheiro foi utilizado ao longo do mês. Isso ajudará a fazer com que, ao crescerem e começarem a trabalhar, estas crianças possam se tornar adultos mais responsáveis financeiramente e que mantenham seus gastos absolutamente controlados.
Para saber ainda mais sobre como ensinar às crianças sobre educação financeira, bem como dicas que podem ser utilizadas na sua forma de lidar com a sua renda, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados, como empréstimos, financiamentos, taxas de juros, uso de cartões de crédito, planilhas financeiras e muito mais.
Assim, além de ensinar seus filhos a serem mais conscientes financeiramente, você ainda poderá saber como cuidar melhor de sua saúde financeira e evitar problemas relacionados à falta de dinheiro!